Paraíba Criativa
  • Notícias
  • Agenda
  • Inventário
  • Colaboração
  • Contato
  • Quem Somos
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook

Inventário

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • X
  • Y
  • W
  • Z
  • Como Pesquisar
  • Metodologias
  • 2.000 registros

Como localizar o agente ou expressão inventariada

O foco de nossas pesquisas inventariantes é o artista, o criador, o responsável pela obra autoral. Registramos, então, neste Portal, o agente cultural nascido ou residente na Paraíba, que cria ou representa determinadas expressões artísticas, e suas obras; em textos e imagens.

Mas também inventariamos expressões da cultura material e imaterial que não possibilitam a identificação do autor, caso do conjunto histórico-arquitetônico, como igrejas, monumentos, casarios e demais construções antigas; equipamentos culturais, a exemplo de teatros, centros e espaços de arte e cultura, museus, associações, entre outros; festividades e eventos culturais; costumes, tradições, memórias, culturas populares e identitárias, além de outros bens.

Assim, tanto a localização do agente cultural como da manifestação sem identificação autoral é possível em função do segmento a que pertencem, conforme a lista da coluna à direita disposta nas centenas de páginas de nosso Inventário.

Mediante a grande quantidade de atividades artísticas e manifestações culturais da Paraíba, enfrentamos a desafiadora tarefa de realizar uma divisão taxionômica de todos os segmentos identificados que se mostrasse mais racional e coerente possível, de modo a evitar uma listagem muita extensa, com dezenas de tópicos. Decidimos por uma taxionomia que reúne 16 áreas, algumas delas com diferentes subáreas. O primeiro segmento, “Artes Cênicas”, por exemplo, reúne quatro diferentes tipos de expressões artísticas: circo, comédia, dança e teatro, enquanto que o segundo, “Artes Visuais”, aglutina 14 tipos de manifestações, como “Artes Plásticas”, “Atores”, “Cineastas”, “Fotografia” e “Quadrinhos”, além de outros. Contamos com outros oito segmentos que também possuem subtemas.

De qualquer modo, aconselhamos que o pesquisador de nosso site, em seus primeiros acessos, visite todos os segmentos, de forma a conhecer as subáreas de cada um deles.

Para uma procura mais rápida e objetiva de algum registro inventariado, digite o nome do agente ou da expressão cultural no botão “Pesquisar”, disposto acima e à direita também nas centenas de páginas do Inventário.

Metodologias do Inventário Cultural do Paraíba Criativa

Nosso inventário possui metodologia própria, com identificação, mapeamento, diagnóstico, catalogação, classificação e interpretação do patrimônio cultural material e imaterial da Paraíba, tendo como pautas das pesquisas os agentes culturais do Estado e suas criações, objetos dos textos publicados neste site, acompanhados de suas respectivas galerias fotográficas.

A quantidade de bens culturais da Paraíba é gigantesca, de impossível mensuração, sendo que a cada dia identificamos novas expressões, fato que nos exige um exaustivo e contínuo trabalho diário, com avanços paulatinos, em esforços de “formiguinhas”. Porém, temos a satisfação de avançar cotidianamente, objetivando ser um dos maiores e mais completos sites sobre o mundo cultural de uma unidade federativa do Brasil.

Não realizamos pesquisas inventariantes frias e assépticas, evitando, assim, obter dados apenas quantitativos e descritivos, ineficazes para captar o espírito, emoções, perfis criativos e detalhes mais significativos do agente cultural pesquisado e suas criações.

No que tange às ações executivas de nosso inventário, inicialmente realizamos pesquisas de gabinete com coleta de dados em fontes secundárias: sites, blogs e redes sociais na internet, jornalísticos ou não, livros, jornais e revistas impressos; como também em fontes primárias: entrevistas com contatos por e-mail e telefone com produtores culturais e artistas responsáveis pela criação e reprodução das expressões imateriais, e com agentes conhecedores de bens materiais.

Também realizamos, de forma dinâmica e contínua, amplas e dinâmicas pesquisas de campo, com detalhadas observações in loco, importantíssimas e indispensáveis, mediante seus objetivos de registrar com textos, fotos e vídeos bens materiais e expressões imateriais de toda a Paraíba, inclusive aqueles já previamente identificados e inventariados nas pesquisas de gabinete. No caso, diferentes equipe s de nosso Paraíba Criativa se deslocam regular e intensivamente por diferentes regiões do Estado para realizar o intenso trabalho inventariante do Programa, prática, com custos cobertos pelo financiamento do Proext / MEC / SESu, que possibilita uma interpretação mais ampla e detalhada da realidade vivida pelos agentes culturais, de modo a evitar uma inventariação apenas formal e limitada, mas sim compreender a alma do lugar, os perfis e emotividades de seus agentes culturais.

No link “Colaboração” solicitamos que aos agentes culturais paraibanos, ou qualquer outra pessoa interessada na cultura da terra, preencha, e nos envie o formulário que registra suas informações inerentes ao seu trabalho, ou de alguma manifestação cultural relevante de seu conhecimento. Pretendemos, assim, contar com uma rede cooperativa de informação, indispensável diante do volume de pesquisas a ser realizado.

2.000 registros

Mediante a reformulação deste nosso Portal, publicado recentemente, a quantidade de agentes e bens culturais inventariados ainda se encontra um pouco limitada, apesar de já contarmos com cerca de dois mil produtos prontos para a publicação, os quais vem sendo inseridos diária e paulatinamente. Por outro lado, considerando-se que finalizamos novos inventários a cada dia, projetamos fazer com que tenhamos até o final do próximo mês de agosto quase três mil expressões publicadas.

Vila Sítio São João

17 de maio de 2019

Município: Campina Grande – PB

Localização:  Av Floriano Peixoto, próximo ao Meninão, Campina Grande- PB

Inauguração: 2018

Contato: (83) 99188-7758

Email: vilasitiosaojoao@hotmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/SitioSaoJoao/

Idealizado pelo cenógrafo, dramaturgo e ativista cultural João Dantas , o Sítio São João reproduz o cotidiano de um sítio do passado no interior, oferecendo atrações musicais e pratos típicos, consagrou-se como espaço de valorização da cultura nordestina, sendo uma das principais atrações do período junino em Campina Grande.

Com mais de 20 anos de história o Sítio São João já passou por cinco endereços. Uma primeira edição foi realizada em São Paulo e depois passou a fazer parte do Maior São João do Mundo, sendo montado no próprio Parque do Povo. Em seguida, mudou para um terreno ao lado do Teatro Municipal Severino Cabral, depois para Avenida Manoel Tavares, no bairro do Alto Branco e, por último, passou pela Avenida Brasília, no Catolé.

Em 2018, o Sítio São João, mudou de endereço e de nome, passando a se chamar ” Vila Sítio São João”, com a pretensão  funcionar durante todo o ano, não apenas no período junino.

O novo espaço localizado na Avenida Floriano Peixoto, no bairro Dinamérica, proximidades do ginásio “O Meninão”  possui uma área de 2,8 hectares, tendo mais que o dobro do tamanho da versão anterior e teve a estrutura totalmente refeita em alvenaria para garantir resistência com acabamento colonial. A Vila Sítio São João conta com réplicas originais, burgos (pequenos aglomerados), pontes, e lagos, uma igreja com capacidade para 100 pessoas, armazém, engenhos e o Museu Fotográfico do Cangaço.

A Vila explora a vida do homem sertanejo remontado os lugares que antigamente existiam e faziam parte da cultura nordestina. São espaços como casa de farinha, roçado de milho, casa de taipa, tipografia e difusora, todos os locais com artigos reais que ornamentavam os espaços.

Segundo o coordenador da Vila Sítio São João, o vereador João Dantas, o interesse do público de Campina Grande e das mais diversas regiões do Estado é crescente, pois naquele espaço foi instalado um verdadeiro memorial do homem nordestino, sendo retratada a evolução histórica e social da nossa região desde o período colonial aos dias atuais.

De acordo com ele, a meta é fazer com que a população campinense e os turistas tenham esta estrutura em funcionamento durante todo o ano, não apenas ao longo dos trinta dias em que acontece a realização da mais importante festa junina brasileira. Conforme relatou, a ideia é fazer com que pelos menos nos dias de sábado e domingo aconteçam programações que enalteceram a música, a gastronomia e outros aspectos importantes da cultura regional.

“Com um espaço permanente, a intenção da organização da Vila São João é manter o espaço em funcionamento mesmo depois do mês de junho. Aliás, esse é um desejo antigo, pois muitos turistas que visitavam Campina nos outros meses procuravam pelo antigo Sítio São João, mas acabavam frustrados ao encontrarem ele fechado”, reforçou o coordenador.

Para o público em geral acontece a cobrança de ingresso. Um dos pontos altos garantidos na Vila é a segurança. O local dispõe de 174 câmeras de monitoramento e quatro câmeras de reconhecimento facial.

Pela beleza e qualidade a Vila Sítio São João resgata a história de Campina Grande, da cultura das raízes e do São João, atrai turistas, além de contribuir com a fonte de renda dos campinenses.

Fontes:

<https://paraibaonline.com.br/saojoao/vila-sitio-sao-joao-consagra-se-como-espaco-de-valorizacao-da-cultura-nordestina/>

< https://paraibatododia.com.br/vila-sitio-sao-joao-revela-algumas-das-atracoes-deste-ano/ >

< https://portalcorreio.com.br/sitio-sao-joao-muda-de-nome-e-endereco/ >

< http://reporterjunino.com.br/2018/06/11/vila-sitio-sao-joao-cultura-e-renda/ >

vila-rural-muito-em-montada
Vila Sítio São João
Sitio-São-João-24-1
Sitio-São-João Foto Leonardo Silva Paraibaonline
Sitio-São-Joao Foto Leonardo Silva Paraibaonline
Sitio-São-João Foto Leonardo Silva Paraibaonline (2)
Foto Leonardo Silva Paraibaonline Sitio Sao Joao
139068-no-sitio-sao-joao-voce-podera-conhecer-660x0-2
12316658_989263791134293_5216111581616169123_n
28472052_1705634642830534_3663340431758614039_n
31511711_1765486843511980_267524931523182592_n
facebook-reprodução
Foto Leonardo Silva Paraibaonline Sitio Sao Joao 2
  • TODOS OS SEGMENTOS
  • Artes Cênicas
    • Atores
    • Circo
    • Comédia
    • Dança
    • Outros
    • Teatro
  • Artes Visuais
    • Artes Plásticas
    • Atores
    • Cineastas
    • Cinema
    • Desenho
    • Design
    • Escultura
    • Fotografia
    • Grafite
    • Gravura
    • Outros
    • Quadrinhos
    • Vídeo
  • Artesanato
    • Barro
    • Bordados
    • Brinquedos
    • Cerâmica
    • Couro
    • Crochês
    • Decoração
    • Moda e Acessórios
    • Outros
    • Rendas
    • Utensílios Domésticos
  • Bandas Marciais
  • Culturas Identitárias
    • Ciganas
    • Indígenas
    • Outras
    • Quilombolas
  • Culturas Populares
    • Cordel
    • Crenças e Religiosidades
    • Mestres
    • Outras
    • Repentistas
  • Edificações
    • Edificações Históricas
    • Edificações Religiosas
    • Edificações Urbanas
    • Equipamentos Culturais
    • Outras
  • Eventos e Festas
    • Carnaval
    • Circuitos Turísticos Culturais
    • Eventos Culturais
    • Festas Juninas
    • Festas Municipais
    • Festas Temáticas
    • Festividades Religiosas
    • Outros
    • Paixão de Cristo
  • Gastronomia
  • Literatura
    • Ficção
    • Outros
    • Poesia
    • Prosa
    • Romances
  • Memórias
  • Moda
  • Municípios
  • Música
    • Arranjadores
    • Bandas e Grupos Musicais
    • Cantores
    • Compositores
    • Instrumentistas
    • Maestros
    • Músicos
    • Outros
  • Patrimônio Natural
  • Personalidades
  • Produtores e Ativistas Culturais
  • Quadrilhas Juninas

Parceiros: