O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/10/2015

Vale dos Dinossauros

Representa um dos maiores achados do tesouro paleontológico do mundo. E fez com que a cidade de Sousa ficasse conhecida como a “Terra dos Dinossauros”.
Data de publicação: outubro 26, 2015

Município: Sousa – PB

Distância da Capital: 444 km

Vias de acesso: BR 230, PB 391.

As primeiras pegadas de dinossauros no Brasil foram encontradas, em 1897, na localidade de Passagem das Pedras, no município de Sousa, e foram encontradas pelo agricultor Anísio Fausto da Silva, que com espanto denominou-as de “rastro do boi e rastro da ema”.

As marcas deixadas por esses animais pelo Sertão da Paraíba despertam o interesse de cientistas brasileiros e estrangeiros, atraindo também muitos turistas e curiosos de todo o mundo. É tanto que “O Vale dos Dinossauros” é um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, com mais de 50 tipos de pegadas de animais pré-históricos, espalhadas por toda bacia sedimentar do Rio do Peixe em uma extensão de 700 km².

O Vale dos Dinossauros é uma unidade de conservação criada em 27 de dezembro de 2002 pelo Decreto Estadual N.º 23.832. Entre os achados mais importantes da Bacia do Rio do Peixe encontram-se rastros e trilhas fossilizadas de mais de 80 espécies em cerca de 20 níveis estratigráficos de 120 milhões de anos.

Em toda a região, encontram-se rastros fossilizados cujo tamanho varia de 5 cm (de um dinossauro do tamanho de uma galinha), até 40 cm, como as pegadas de iguanodonte de 4 toneladas, 5 metros de comprimento e 3 metros de altura. As pegadas (em sua maioria) são de dinossauros carnívoros.

Estas inúmeras espécies “Estegossauros, Alossauros, Iguanodontes, entre outras” viveram entre 250 e 65 milhões de anos. Representa um dos maiores achados do tesouro paleontológico do mundo. E fez com que a cidade de Sousa ficasse conhecida como a “Terra dos Dinossauros”.

Quem visita o vale pode fazer uma trilha nas pegadas de dinossauros fossilizadas, gravadas ao leito de um rio e preservadas há 65 milhões de anos pela natureza, trançando um paralelo entre a passagem desses animais na terra e existência e a evolução da espécie humana.

O Sítio Paleontológico conta com uma trilha de 43 metros em linha reta é a mais longa que se conhece no mundo. De acordo com os paleontólogos, esses rastros têm pelo menos 143 milhões de anos. Existem também (embora em menor quantidade), marcas petrificadas de gotas de chuva, plantas fósseis, ossadas parciais de animais pré-históricos, e pinturas rupestres feitas pelos antigos habitantes.

Nessa área foi construído um centro de visitação que conta com passarelas metálicas e um mirante, para facilitar o acesso às pegadas. O local é visitado por centenas de turistas oriundos das mais variadas partes do mundo, de terça a domingo das 8h:00 às 17h:00.

Fontes:

http://patrimoniodetodos.gov.br/gerencias-regionais/spu-pb/pontos-turisticos-da-paraiba/monumento-natural-vale-dos-dinossauros-sousa-pb/view

http://www.valedosdinossauros.com.br/imgvd/index.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *