O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/08/2016

Titá Moura

Músico, percussionista, cantor e compositor. Primeiro álbum do artista “Cantos pra se dançar de Azul”. Um disco sobre cantar a delicadeza que há nas relações.
Data de publicação: agosto 9, 2016

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 05 de fevereiro 1983

Atividades artístico – culturais: Músico, percussionista, cantor e compositor

Contatos: (83) 98600-0858

E-mail: tiagomouralima@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/titamourapage

Instagram: https://instagram.com/_titah

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCxBxboZ90ZKGNVGgNdk6DMA

Tiago Sorrentino Moura de Lima, conhecido no meio artístico por Titá Moura, cresceu num ambiente em que a cultura musical recebia um papel de destaque, já que os seus pais eram envolvidos com atividades culturais no estado.

Ainda criança, seu talento para a música já era perceptível pelos familiares. Enquanto seus pais o incentivavam a estudar piano, Titá só pensava em ser jogador de futebol. No início de sua adolescência integrou a equipe de Futsal do colégio, e por seu bom desempenho fez uma rápida participação na equipe da Seleção Paraibana de Futsal.

Aos 15 anos, Titá Moura participou pela primeira vez do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da Igreja Católica. No evento, ele conheceu a “Bandinha” (grupo de músicos que tocam durante o encontro) da igreja, e logo desejou fazer parte. O que não imaginava era que ele naquele momento havia desistido do esporte e abraçado à música.

Seu envolvimento com a música cresceu rapidamente. Titá começou a carreira se apresentando como vocalista de um grupo de samba formado por amigos. Dos 18 aos 23 anos, cantou em bandas de baile e forró eletrônico.

Em virtude de uma grande demanda de shows, os cuidados com a voz do cantor foram deixados de lado, ocasionando uma lesão nas cordas vocais que o manteve afastado dos palcos por dois anos. Durante o período de tratamento vocal, Titá Moura ficou angustiado por não fazer aquilo que mais gostava. De maneira inesperada o artista exprimiu os seus próprios sentimentos. Ao som de um violão soaram os primeiros acordes de uma composição.

Algumas canções permitiram o jovem participar de festivais de músicas, como o Festival Fumuca, e ser finalista das edições de 2008, 2010,2011, e 2013 na Mostra SESC de Música Paraibana (SESC/PB), e Coletânea Music From Paraíba II (2014).

Em 2010, Titá viajou para Portugal, onde morou por dois anos. Nesse período o cantor dedicou seu tempo às composições. A saudade das pessoas amadas foi à inspiração para a criação de belas canções.

De volta ao Brasil, em 2012, Titá Moura foi incentivado por um amigo a iniciar carreira solo para expor suas criações musicais. Mesmo receoso, o cantor aceitou a proposta. Ele se apresentou em maio do mesmo ano com o nome artístico Tiago Moura. Em 2015, o cantor adotou o nome Titá Moura (Titá é um apelido de infância) com a finalidade de uma marca mais pessoal.

Em paralelo ao seu projeto solo, o cantor atua como Frontman da Banda Caburé Carimbó Clube e percussionista do grupo Pôr do Som.

O primeiro disco do jovem compositor, intitulado “Cantos pra se dançar de Azul” possui doze faixas, dentre elas músicas compostas durante sua passagem por Portugal.

Segundo Titá Moura, o conceito do disco é uma exaltação aos afetos, e sentimentos em relação ao seu lugar e as pessoas que fazem parte daquele ambiente. A cor azul para ele representa diferentes sentimentos e personalidades, como meigo, doce, agressivo e melancólico.  E essa é uma das propostas do álbum, despertar as mais diversas sensações.

“Tenho a impressão que o disco é multitemático, mas no curso de sua gestação fui percebendo um certo eixo, um lugar de intersecção entre as canções que é justamente uma coisa de falar de afetos. Um lance de cantar a delicadeza que há nas relações. Sejam elas relações entre pessoas, entre pessoas e lugares, pessoas e a linguagem, pessoas e suas memórias. É um disco sobre pessoas que compõem meu imaginário poético”, afirmou Titá Moura.

O álbum está em processo de finalização. No final de 2016, ou início de 2017, o público poderá conferir a delicadeza e a poesia presente nas músicas do disco Cantos pra se dançar de Azul.

Fontes:

Inventário/Entrevista/JoseanyPontes/ParaíbaCriativa/MusicoTitáMoura/

http://pb.hiperativocultural.com/joao-pessoa/musica/um-disco-sobre-cantar-a-delicadeza-que-ha-nas-relacoes-define-o-primeiro-album-de-tita-moura

http://www.oconciergepb.com.br/show-de-tita-moura/

http://g1.globo.com/pb/paraiba/musica/show/tita-moura-07-10-2015-tiago-moura-nathalia-bellar.html

http://www.wscom.com.br/entretenimento/noticias/musica/tita+moura+destaque+da+musica+paraiban

a+faz+show+no+cafe+usina+nesta+quarta-191056

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *