Paraíba Criativa
  • Notícias
  • Agenda
  • Inventário
  • Colaboração
  • Contato
  • Quem Somos
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook

Inventário

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • X
  • Y
  • W
  • Z
  • Como Pesquisar
  • Metodologias
  • 2.000 registros

Como localizar o agente ou expressão inventariada

O foco de nossas pesquisas inventariantes é o artista, o criador, o responsável pela obra autoral. Registramos, então, neste Portal, o agente cultural nascido ou residente na Paraíba, que cria ou representa determinadas expressões artísticas, e suas obras; em textos e imagens.

Mas também inventariamos expressões da cultura material e imaterial que não possibilitam a identificação do autor, caso do conjunto histórico-arquitetônico, como igrejas, monumentos, casarios e demais construções antigas; equipamentos culturais, a exemplo de teatros, centros e espaços de arte e cultura, museus, associações, entre outros; festividades e eventos culturais; costumes, tradições, memórias, culturas populares e identitárias, além de outros bens.

Assim, tanto a localização do agente cultural como da manifestação sem identificação autoral é possível em função do segmento a que pertencem, conforme a lista da coluna à direita disposta nas centenas de páginas de nosso Inventário.

Mediante a grande quantidade de atividades artísticas e manifestações culturais da Paraíba, enfrentamos a desafiadora tarefa de realizar uma divisão taxionômica de todos os segmentos identificados que se mostrasse mais racional e coerente possível, de modo a evitar uma listagem muita extensa, com dezenas de tópicos. Decidimos por uma taxionomia que reúne 16 áreas, algumas delas com diferentes subáreas. O primeiro segmento, “Artes Cênicas”, por exemplo, reúne quatro diferentes tipos de expressões artísticas: circo, comédia, dança e teatro, enquanto que o segundo, “Artes Visuais”, aglutina 14 tipos de manifestações, como “Artes Plásticas”, “Atores”, “Cineastas”, “Fotografia” e “Quadrinhos”, além de outros. Contamos com outros oito segmentos que também possuem subtemas.

De qualquer modo, aconselhamos que o pesquisador de nosso site, em seus primeiros acessos, visite todos os segmentos, de forma a conhecer as subáreas de cada um deles.

Para uma procura mais rápida e objetiva de algum registro inventariado, digite o nome do agente ou da expressão cultural no botão “Pesquisar”, disposto acima e à direita também nas centenas de páginas do Inventário.

Metodologias do Inventário Cultural do Paraíba Criativa

Nosso inventário possui metodologia própria, com identificação, mapeamento, diagnóstico, catalogação, classificação e interpretação do patrimônio cultural material e imaterial da Paraíba, tendo como pautas das pesquisas os agentes culturais do Estado e suas criações, objetos dos textos publicados neste site, acompanhados de suas respectivas galerias fotográficas.

A quantidade de bens culturais da Paraíba é gigantesca, de impossível mensuração, sendo que a cada dia identificamos novas expressões, fato que nos exige um exaustivo e contínuo trabalho diário, com avanços paulatinos, em esforços de “formiguinhas”. Porém, temos a satisfação de avançar cotidianamente, objetivando ser um dos maiores e mais completos sites sobre o mundo cultural de uma unidade federativa do Brasil.

Não realizamos pesquisas inventariantes frias e assépticas, evitando, assim, obter dados apenas quantitativos e descritivos, ineficazes para captar o espírito, emoções, perfis criativos e detalhes mais significativos do agente cultural pesquisado e suas criações.

No que tange às ações executivas de nosso inventário, inicialmente realizamos pesquisas de gabinete com coleta de dados em fontes secundárias: sites, blogs e redes sociais na internet, jornalísticos ou não, livros, jornais e revistas impressos; como também em fontes primárias: entrevistas com contatos por e-mail e telefone com produtores culturais e artistas responsáveis pela criação e reprodução das expressões imateriais, e com agentes conhecedores de bens materiais.

Também realizamos, de forma dinâmica e contínua, amplas e dinâmicas pesquisas de campo, com detalhadas observações in loco, importantíssimas e indispensáveis, mediante seus objetivos de registrar com textos, fotos e vídeos bens materiais e expressões imateriais de toda a Paraíba, inclusive aqueles já previamente identificados e inventariados nas pesquisas de gabinete. No caso, diferentes equipe s de nosso Paraíba Criativa se deslocam regular e intensivamente por diferentes regiões do Estado para realizar o intenso trabalho inventariante do Programa, prática, com custos cobertos pelo financiamento do Proext / MEC / SESu, que possibilita uma interpretação mais ampla e detalhada da realidade vivida pelos agentes culturais, de modo a evitar uma inventariação apenas formal e limitada, mas sim compreender a alma do lugar, os perfis e emotividades de seus agentes culturais.

No link “Colaboração” solicitamos que aos agentes culturais paraibanos, ou qualquer outra pessoa interessada na cultura da terra, preencha, e nos envie o formulário que registra suas informações inerentes ao seu trabalho, ou de alguma manifestação cultural relevante de seu conhecimento. Pretendemos, assim, contar com uma rede cooperativa de informação, indispensável diante do volume de pesquisas a ser realizado.

2.000 registros

Mediante a reformulação deste nosso Portal, publicado recentemente, a quantidade de agentes e bens culturais inventariados ainda se encontra um pouco limitada, apesar de já contarmos com cerca de dois mil produtos prontos para a publicação, os quais vem sendo inseridos diária e paulatinamente. Por outro lado, considerando-se que finalizamos novos inventários a cada dia, projetamos fazer com que tenhamos até o final do próximo mês de agosto quase três mil expressões publicadas.

Think About

24 de junho de 2019

Município: João Pessoa-PB

Fundação: 2017

Endereço: Rua Cassimiro de Abreu, 56, Techne Mall – Loja 46 – Brisamar, João Pessoa.

Instagram: https://www.instagram.com/thinkaboutees/

Site: https://www.thinkaboutees.com/

Em 2015, com uma amiga Dandara Souza criou a Bananas Tees, mais pela vontade de usar blusas diferentes, já que não encontravam nas lojas comuns. A marca durou cerca de três meses apenas, apesar de que estava tudo dando certo. Mas naquela época, Dandara estava fazendo TCC e Duda, sua amiga, estava estudando para concurso. Como tiveram muita dor de cabeça com a produção, que era um serviço terceirizado, acabaram deixando o projeto de lado. Depois de um tempo, em 2017, quando estava viajando para uma ação da ONG Milagre Sertão, da qual fez parte, em São José de Piranhas, uma das voluntárias que ia no carro, estava usando uma t-shirt super diferente, Dandara fez algum comentário sobre a Bananas Tees. A mesma, que depois virou sua sócia, falou que tinha contatos de fornecedores nos quais ela confiava muito e então, quando voltaram a João Pessoa, um mês depois marcaram uma reunião no Empório Café e entre uma cerveja e outra nasceu a Think About Tees.   

Lançaram no final de junho do mesmo ano, com a ideia de apresentar um novo conceito inovador de usar “blusinhas”. Como Renata decidiu se dedicar a concurso, e por ter bastante trabalho é preciso investir muito tempo à marca, desde março do ano passado Dandara está à frente da Think About (acabou tirando o “Tees” no nome). Sempre gostou muito de moda. Hoje se considera mais alheia às tendências de modo geral e uso o que dá na telha, contudo, já foi daquelas pessoas que assistem a todos os desfiles e queria consumir tudo aquilo que estava em “alta”. Quando entrou em Jornalismo, tinha em mente trabalhar em alguma revista de moda e, logo que começou a fazer Produção de Moda, se apaixonou pelo curso. Com a Think About, procura produzir blusas atemporais. Pois a proposta não é fazer uma coleção nova a cada temporada e nunca mais reproduzi-la, pelo contrário, querem incentivar o consumo consciente; chamar atenção para o “slow-fashion”.

Mesmo sendo dona de uma marca, Dandara não gosta de se definir como uma empreendedora, apesar de ter noção do que faz com a Think About é empreender. ” Às vezes penso que se tratasse a Think About como uma empresa. Provavelmente teria mais sucesso financeiro. No entanto, para mim a Think About é como um filho, eu não sou mãe, então talvez tenha usado uma palavra forte, quero ver crescer, mas não tenho pressa. Eu não trato como negócio porque é algo que faço com amor” diz ela.

Os feedbacks dos “terráqueos que usam Think About” são essenciais para a marca se manter no mercado paraibano. “Não é por nada, mas nossos clientes são os melhores. Incentivadores demais! Como eu também trabalho como jornalista, às vezes fico sobrecarregada com as atribulações da rotina de uma empreendedora, mas sempre quando me encontro em situações do tipo, vem alguém do outro lado me lembrar como a Think About é incrível e que eu estou indo pelo caminho certo. A torcida pela marca é muito grande, e isso é impagável”.

Em 2019, a marca conta com pouco mais de 4.700 seguidores no Instagram, possui uma identidade visual e interação nos stories de dar inveja a qualquer marca. Em relação a planos futuros da marca Dandara prefere manter segredo “Vários! Mas não quero contar por dois motivos: não sei quando vou colocá-los em prática e para não estragar a surpresa”.  

Fonte:

Entrevista com Dandara Souza por Bruna Tavares

Think About
Think About1
Think About2
Think About3
  • TODOS OS SEGMENTOS
  • Artes Cênicas
    • Atores
    • Circo
    • Comédia
    • Dança
    • Outros
    • Teatro
  • Artes Visuais
    • Artes Plásticas
    • Atores
    • Cineastas
    • Cinema
    • Desenho
    • Design
    • Escultura
    • Fotografia
    • Grafite
    • Gravura
    • Outros
    • Quadrinhos
    • Vídeo
  • Artesanato
    • Barro
    • Bordados
    • Brinquedos
    • Cerâmica
    • Couro
    • Crochês
    • Decoração
    • Moda e Acessórios
    • Outros
    • Rendas
    • Utensílios Domésticos
  • Bandas Marciais
  • Culturas Identitárias
    • Ciganas
    • Indígenas
    • Outras
    • Quilombolas
  • Culturas Populares
    • Cordel
    • Crenças e Religiosidades
    • Mestres
    • Outras
    • Repentistas
  • Edificações
    • Edificações Históricas
    • Edificações Religiosas
    • Edificações Urbanas
    • Equipamentos Culturais
    • Outras
  • Eventos e Festas
    • Carnaval
    • Circuitos Turísticos Culturais
    • Eventos Culturais
    • Festas Juninas
    • Festas Municipais
    • Festas Temáticas
    • Festividades Religiosas
    • Outros
    • Paixão de Cristo
  • Gastronomia
  • Literatura
    • Ficção
    • Outros
    • Poesia
    • Prosa
    • Romances
  • Memórias
  • Moda
  • Municípios
  • Música
    • Arranjadores
    • Bandas e Grupos Musicais
    • Cantores
    • Compositores
    • Instrumentistas
    • Maestros
    • Músicos
    • Outros
  • Patrimônio Natural
  • Personalidades
  • Produtores e Ativistas Culturais
  • Quadrilhas Juninas

Parceiros: