O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 17/11/2016

Teatro Lima Penante

Um importante palco para estudantes e circuitos alternativos do meio artístico cultural de João Pessoa. Promoveu desde sua fundação o surgimento de novos grupos de teatro amador.
Data de publicação: novembro 17, 2016

Município: João Pessoa – PB

Localização: Avenida João Machado, 67 – Centro

Ano de fundação: 1982

Fundador: Fernando Teixeira

Contato: (83) 3221-5835

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Teatro-Lima-Penante

O Teatro Lima Penante é um importante palco para estudantes e circuitos alternativos do meio artístico cultural de João Pessoa. Passaram por ele grandes artistas e espetáculos teatrais que marcaram sua história, com destaque para as peças “Vau da Sarapalha”, de Luis Carlos Vasconcelos, “Como Nasce um Cabra da Peste” de Eliézer Rolim, “A Noite de Matias Flores”, de Fernando Teixeira, e “Guiomar, a Filha da Mãe”, produção pernambucana de Augusta Ferraz.

A escolha do nome do Teatro foi uma homenagem a José de Lima Penante, grande artista e produtor de peças teatrais paraense. A convite do governador da Província da Parahyba, organizou espetáculos e se tornou um dos maiores entusiastas pela construção de teatros e articulação do movimento cênico na capital paraibana.

O Teatro Lima Penante foi inaugurado em 1982 com a peça “A Noite de Matias Flores”, do paraibano Marcos Tavares, sob a direção de Fernando Teixeira. A casa se transformou em um polo de reunião e discussão dos artistas da terra. Abriu as portas para o projeto Vamos Comer Teatro, coordenado por Fernando Teixeira, cujos objetivos eram trazer para a cidade espetáculos de destaque de todo o país, formar plateias e incentivar o fazer e à crítica teatral.

Naquela época, os mais diferentes gêneros e estilos teatrais se apresentavam de quinta a domingo. Muitas vezes, duas sessões tinham que ser realizadas devido a grande quantidade de público interessado. Os espectadores se aglomeravam na Avenida João Machado, no centro da cidade.

A casa de espetáculos protagonizou um momento marcante no desenvolvimento cultural em João Pessoa. Com o Lima Penante surgiram novos grupos de teatro amador. O movimento também estimulou a reconfiguração dos já existentes e atuantes.

O espaço abrigou grupos amadores da Paraíba e de outros estados que antes ocupavam as instalações do Teatro Santa Rosa. O teatrólogo Fernando Teixeira foi idealizador e criador do Núcleo de Teatro Universitário (NTU), responsável pela consolidação do Lima Penante. É mantido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A existência do teatro é considerada uma raridade dentro do cenário cultural de João Pessoa. É sede de companhias teatrais e oferece espaço adequado para ensaios e construção de espetáculos. Também realiza oficinas de artes cênicas para crianças e adolescentes.

Em sua estrutura, a casa de espetáculos conta com rede de som, iluminação e 150 cadeiras na plateia. O prédio vizinho, onde funciona o Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), oferece quatro salas para ensaios, sendo uma exclusiva para dança.

Fontes:

http://viveremjoaopessoa.blogspot.com.br/2012/11/quais-os-teatros-de-joao-pessoa

https://kekanto.com.br/biz/teatro-lima-penante

http://www.paraiba.com.br/2012/11/12/90070-xx-festival-estudantil-de-teatro-da-ufpb-homenageia-fernando-teixeira-confira-a-programacao

http://correiodaparaiba.com.br/cultura/teatro/mostra-made-in-lima-comeca-amanha-evidenciando-o-lima-penante-como-um-teatro-incubadora

https://sites.google.com/site/teatronaufpb/artesc%C3%AAnicasnaufpb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *