Paraíba Criativa
  • Notícias
  • Agenda
  • Inventário
  • Colaboração
  • Contato
  • Quem Somos
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook

Inventário

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • X
  • Y
  • W
  • Z
  • Como Pesquisar
  • Metodologias
  • 2.000 registros

Como localizar o agente ou expressão inventariada

O foco de nossas pesquisas inventariantes é o artista, o criador, o responsável pela obra autoral. Registramos, então, neste Portal, o agente cultural nascido ou residente na Paraíba, que cria ou representa determinadas expressões artísticas, e suas obras; em textos e imagens.

Mas também inventariamos expressões da cultura material e imaterial que não possibilitam a identificação do autor, caso do conjunto histórico-arquitetônico, como igrejas, monumentos, casarios e demais construções antigas; equipamentos culturais, a exemplo de teatros, centros e espaços de arte e cultura, museus, associações, entre outros; festividades e eventos culturais; costumes, tradições, memórias, culturas populares e identitárias, além de outros bens.

Assim, tanto a localização do agente cultural como da manifestação sem identificação autoral é possível em função do segmento a que pertencem, conforme a lista da coluna à direita disposta nas centenas de páginas de nosso Inventário.

Mediante a grande quantidade de atividades artísticas e manifestações culturais da Paraíba, enfrentamos a desafiadora tarefa de realizar uma divisão taxionômica de todos os segmentos identificados que se mostrasse mais racional e coerente possível, de modo a evitar uma listagem muita extensa, com dezenas de tópicos. Decidimos por uma taxionomia que reúne 16 áreas, algumas delas com diferentes subáreas. O primeiro segmento, “Artes Cênicas”, por exemplo, reúne quatro diferentes tipos de expressões artísticas: circo, comédia, dança e teatro, enquanto que o segundo, “Artes Visuais”, aglutina 14 tipos de manifestações, como “Artes Plásticas”, “Atores”, “Cineastas”, “Fotografia” e “Quadrinhos”, além de outros. Contamos com outros oito segmentos que também possuem subtemas.

De qualquer modo, aconselhamos que o pesquisador de nosso site, em seus primeiros acessos, visite todos os segmentos, de forma a conhecer as subáreas de cada um deles.

Para uma procura mais rápida e objetiva de algum registro inventariado, digite o nome do agente ou da expressão cultural no botão “Pesquisar”, disposto acima e à direita também nas centenas de páginas do Inventário.

Metodologias do Inventário Cultural do Paraíba Criativa

Nosso inventário possui metodologia própria, com identificação, mapeamento, diagnóstico, catalogação, classificação e interpretação do patrimônio cultural material e imaterial da Paraíba, tendo como pautas das pesquisas os agentes culturais do Estado e suas criações, objetos dos textos publicados neste site, acompanhados de suas respectivas galerias fotográficas.

A quantidade de bens culturais da Paraíba é gigantesca, de impossível mensuração, sendo que a cada dia identificamos novas expressões, fato que nos exige um exaustivo e contínuo trabalho diário, com avanços paulatinos, em esforços de “formiguinhas”. Porém, temos a satisfação de avançar cotidianamente, objetivando ser um dos maiores e mais completos sites sobre o mundo cultural de uma unidade federativa do Brasil.

Não realizamos pesquisas inventariantes frias e assépticas, evitando, assim, obter dados apenas quantitativos e descritivos, ineficazes para captar o espírito, emoções, perfis criativos e detalhes mais significativos do agente cultural pesquisado e suas criações.

No que tange às ações executivas de nosso inventário, inicialmente realizamos pesquisas de gabinete com coleta de dados em fontes secundárias: sites, blogs e redes sociais na internet, jornalísticos ou não, livros, jornais e revistas impressos; como também em fontes primárias: entrevistas com contatos por e-mail e telefone com produtores culturais e artistas responsáveis pela criação e reprodução das expressões imateriais, e com agentes conhecedores de bens materiais.

Também realizamos, de forma dinâmica e contínua, amplas e dinâmicas pesquisas de campo, com detalhadas observações in loco, importantíssimas e indispensáveis, mediante seus objetivos de registrar com textos, fotos e vídeos bens materiais e expressões imateriais de toda a Paraíba, inclusive aqueles já previamente identificados e inventariados nas pesquisas de gabinete. No caso, diferentes equipe s de nosso Paraíba Criativa se deslocam regular e intensivamente por diferentes regiões do Estado para realizar o intenso trabalho inventariante do Programa, prática, com custos cobertos pelo financiamento do Proext / MEC / SESu, que possibilita uma interpretação mais ampla e detalhada da realidade vivida pelos agentes culturais, de modo a evitar uma inventariação apenas formal e limitada, mas sim compreender a alma do lugar, os perfis e emotividades de seus agentes culturais.

No link “Colaboração” solicitamos que aos agentes culturais paraibanos, ou qualquer outra pessoa interessada na cultura da terra, preencha, e nos envie o formulário que registra suas informações inerentes ao seu trabalho, ou de alguma manifestação cultural relevante de seu conhecimento. Pretendemos, assim, contar com uma rede cooperativa de informação, indispensável diante do volume de pesquisas a ser realizado.

2.000 registros

Mediante a reformulação deste nosso Portal, publicado recentemente, a quantidade de agentes e bens culturais inventariados ainda se encontra um pouco limitada, apesar de já contarmos com cerca de dois mil produtos prontos para a publicação, os quais vem sendo inseridos diária e paulatinamente. Por outro lado, considerando-se que finalizamos novos inventários a cada dia, projetamos fazer com que tenhamos até o final do próximo mês de agosto quase três mil expressões publicadas.

Tadeu Mathias

3 de setembro de 2016

Naturalidade: Campina Grande – PB

Ano de Nascimento: 1959

Atividades artístico – culturais: Cantor, compositor, músico Instrumentista e professor de canto.

Site: http://tadeumathias.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/TadeuMathias?fref=ts

Instagram:  www.instagram.com/tadeumathias

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/OficialTadeuMathias

Discografia:

É prá contagiar – LP (1989);

Vida real – LP (1987);

Baque solto – Philips – LP (1983).

Zuada de boca – BMG Ariola – LP (1983);

Tadeu Mathias nasceu e viveu em Campina Grande, por muito tempo, mas com o intuito de investir na sua carreira musical, ele mudou-se para o sul do país.  Filho de agricultores, desde menino já impressionava por interessar-se pela música. Aos cinco anos aprendeu a tocar violão e não parou mais.

Durante sua adolescência, ainda morando na Rainha da Borborema (Campina Grande), fez algumas peças teatrais e atuou no grupo folclórico da cidade se apresentando no tradicional “Festival de Violeiros”, onde obteve o reconhecimento dos cantadores por sua representação de “Zé Limeira – O Poeta do absurdo”.

Em 1978, o músico se mudou para a capital paraíba com objetivo de se tornar um cantor e compositor profissional. No mesmo ano, Tadeu fez o show “Baião de 2” em parceria com Elba Ramalho. A parceria deu tão certo, que o músico atuou por dez anos como vocalista na banda da cantora, viajando por muitas cidades brasileiras e do exterior. Grandes oportunidades fizeram o músico morar no Rio de Janeiro, no ano seguinte.

O show “Falando Música” lhe rendeu ótimas colaborações com o compositor Santos e o percussionista Firmino. O seu dom foi reconhecido pelos principais músicos da Música Popular Brasileira, como Caetano Veloso, Marina Lima, Alceu Valença, Djavan, Lenine, Geraldo Azevedo, Emilio Santiago, e a própria Elba.

Tadeu Mathias lançou cinco discos: “Geraluz” (1981), “Zuada de boca” (1983), “Sentimento e blues” (1985), “Vida real” (1987) e por último “É prá contagiar” (1995). Também realizou parcerias com outros artistas como Lenine e Lula Queiroga no Projeto “Baque Solto”, Elza Maria em seu primeiro disco solo, Projeto “Asas da América” do compositor Carlos Fernando no Projeto “Novo Canto”, e no CDs das novelas “De quina prá lua” e “Deus nos Acuda” da Rede Globo de Televisão.

Suas canções ganharam destaques em algumas produções artísticas. Tadeu compôs 14 músicas para o musical “Os Duelistas”, com Mario Frias e André Segatti, com direção de Jorge Fernando, em 2002. Nesse mesmo ano trabalhou como ator/cantor na opereta “Os Meus Balões” de Karem Acyole. Criou e produziu a trilha sonora da peça “Dê Uma Chance ao Amor” de Heloisa Perissé, com Mario Frias e Nívea Stelman. Em uma canção de sua autoria, a atriz Claudia Raia dançou um “Pas de Deux” (É o trecho do ballet dançado por um bailarino e uma bailarina) no espetáculo “Não Fuja da Raia”.  Suas composições foram gravadas por Elba Ramalho, Marinês, Angélica, entre outros artistas.

Tadeu Mathias estudou canto e técnica vocal por nove anos com a renomada prof.ª Maria Helena Bezzi. No período de 2002 até 2009 lecionou no Conservatório Brasileiro de Música. Além das aulas de canto, ele se dedica na preparação vocal de vários artistas como: Tânia Mara (participou de gravação de CD e DVD), Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Mario Frias, Nívea Stelman, Roger Gobeth, Juliana Silveira, Paola Oliveira, Marco Mena (LSJack), Rafael Almeida, Zé Henrique (Yahoo), cantores iniciantes e grupos de louvores religiosos.

O cantor fez workshop sobre sua técnica vocal na 1ª Igreja Congregacional e na 1ªIgreja Batista em Leandro, Itaguaí (RJ) e na renomada livraria FNAC, na Barra da Tijuca (RJ). Em 2010, ministrou no Seminário Semanal de Técnica Vocal para o Canto Popular, do Festival Nacional de Arte (FENART).

O compositor atua como preparador vocal no Domingão do Faustão nos quadros Iluminados, Artista Completão e Imitadores.

O músico Tadeu Mathias conquistou respeito do público e muitos admiradores com sua dedicação ao realizar trabalhos ecléticos. Atualmente segue seu trabalho dando aulas particulares, e fazendo shows cantando MPB com violão, percussão ou banda.

O artista paraibano, que além de cantor de qualidade excepcional, também é um compositor de rara sensibilidade vive num momento que para ele é de sucesso”.

“Hoje eu descobri que preciso cantar para ser feliz e ser feliz é a melhor coisa do mundo”. (Tadeu Matias).

Fontes:

http://tadeumathias.com.br/?page_id=69

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tadeu_Mathias

http://dicionariompb.com.br/tadeu-mathias

http://www.diadamusica.com.br/tadeumathias

http://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/noticia/69192_tadeu-mathias-faz-visita-as-raizes

http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=37432&canal=14&s=81&ss=0

Tadeu Mathias_2
Tadeu Mathias_3
Tadeu Mathias_4
Tadeu Mathias_5
Tadeu Mathias_6
Tadeu Mathias_1
Tadeu Mathias_7
Tadeu Mathias_11
Tadeu Mathias_8
Tadeu Mathias_9
Tadeu Mathias_10
  • TODOS OS SEGMENTOS
  • Artes Cênicas
    • Atores
    • Circo
    • Comédia
    • Dança
    • Outros
    • Teatro
  • Artes Visuais
    • Artes Plásticas
    • Atores
    • Cineastas
    • Cinema
    • Desenho
    • Design
    • Escultura
    • Fotografia
    • Grafite
    • Gravura
    • Outros
    • Quadrinhos
    • Vídeo
  • Artesanato
    • Barro
    • Bordados
    • Brinquedos
    • Cerâmica
    • Couro
    • Crochês
    • Decoração
    • Moda e Acessórios
    • Outros
    • Rendas
    • Utensílios Domésticos
  • Bandas Marciais
  • Culturas Identitárias
    • Ciganas
    • Indígenas
    • Outras
    • Quilombolas
  • Culturas Populares
    • Cordel
    • Crenças e Religiosidades
    • Mestres
    • Outras
    • Repentistas
  • Edificações
    • Edificações Históricas
    • Edificações Religiosas
    • Edificações Urbanas
    • Equipamentos Culturais
    • Outras
  • Eventos e Festas
    • Carnaval
    • Circuitos Turísticos Culturais
    • Eventos Culturais
    • Festas Juninas
    • Festas Municipais
    • Festas Temáticas
    • Festividades Religiosas
    • Outros
    • Paixão de Cristo
  • Gastronomia
  • Literatura
    • Ficção
    • Outros
    • Poesia
    • Prosa
    • Romances
  • Memórias
  • Moda
  • Municípios
  • Música
    • Arranjadores
    • Bandas e Grupos Musicais
    • Cantores
    • Compositores
    • Instrumentistas
    • Maestros
    • Músicos
    • Outros
  • Patrimônio Natural
  • Personalidades
  • Produtores e Ativistas Culturais
  • Projetos UFPB
  • Quadrilhas Juninas

Parceiros: