O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/07/2015

Sereias da Penha

Utilizam como matéria-prima: Conchas, perolas, fios de cobre, fios de rede de pesca e escamas de peixe. Elas produzem: biojoias, flores, bolsas, peças do vestuário, arranjos e buquês.
Data de publicação: julho 3, 2015

Município: João Pessoa-PB

Ano de Criação: 2014

Projeto Sereias da Penha – Associação Comunitária Nossa Senhora da Penha

Rua Praça Osvaldo Pessoa, 466 – Penha

E-mail: sereiasdapenha@gmail.com

Contatos: (83) 99985-3507 / 98743-9288 / 99922-5822

Artesãs: Teresa Júlio, Lia Caju, Ednamar Cabral, Estela Holanda, Maria Alves, Vitória Maria, Joseane Izidro, Edna Maria, Wilhandra Ferreira, Aurizete de Brito, Patrícia Soares, Maria das Dores, Rosineide de Oliveira, Magna de Oliveira, Michelle Alexandre, Sebastiana Pereira e Maria da Paz Alves.

Matéria-prima: Conchas, perolas, fios de cobre, fios de rede de pesca e escamas de peixe.

Peças produzidas: biojoias (colares, pulseiras e brincos), flores, bolsas, peças do vestuário, arranjos e buquês.

O Sereias da Penha busca proporcionar melhorias na qualidade de vida das famílias de quem participa. As artesãs tem o talento de transformar objetos que antes iam para o lixo, em verdadeiras obras de arte.

Contaram com uma capacitação do Sebrae e do Instituto Federal de educação, Ciência e tecnologia da Paraíba – IFPB, que ministrou para essas mulheres um curso de artesanato em biojoias.

Tiveram também o apoio da prefeitura que possibilitou a vindo do estilista Ronaldo Fraga enquanto desenvolvia sua coleção lançada na São Paulo Fashion Week de 2015. O nome Sereias da Penha foi dado ao grupo por Ronaldo Fraga.

Em abril de 2015, durante a segunda edição da Feira Municipal do Trabalho, realizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Produção e Renda da Prefeitura Municipal de João Pessoa, o grupo Sereias da Penha lançou o blog https://sereiasdapenha.wordpress.com/ desenvolvido por alunos do curso de Design do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), com o intuito de potencializar o trabalho das artesãs.

Em Junho de 2015, as Sereias da Penha, inauguraram a primeira loja física para a comercialização das biojoias. A loja está localizada na Rua Nossa Senhora da Penha, logo após a Associação de Moradores do bairro.

 

Fontes:

https://sereiasdapenha.wordpress.com/

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20150415113639&cat=cultura&keys=sereias-penha-pecas-artesas-jp-desfilam-hoje-sao-paulo-fashion-week

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/apos-joias-sereias-da-penha-desenvolvem-projeto-na-area-de-decoracao/

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *