O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 23/09/2021

Savanna Aires

Savanna Aires é uma cantora e compositora que, mesmo originária de Recife, gosta de dizer que seu coração é da Paraíba por conta de sua íntima história com Campina Grande.
Data de publicação: setembro 23, 2021

Naturalidade: Recife – PE// Radicada em Campina Grande-PB

Nascimento: 18/04/1990

Atividades artístico-culturais: Cantora e compositora 

Instagram: https://instagram.com/savannaires

Savanna Aires é uma cantora e compositora que, mesmo originária de Recife, gosta de dizer que seu coração é da Paraíba por conta de sua íntima história com Campina Grande, a cidade em que passou a morar.

Seu amor pela música data desde quando era criança e organizava apresentações dentro de seu quarto junto de sua irmã, fazendo dos bichos de pelúcia a sua grande plateia. Ainda assim, por mais que suas reuniões familiares sempre estivessem envoltas de musicalidade, e algumas escolas pelas quais passou tivessem ajudado no seu despertar artístico, Savanna apenas veio sentir verdadeiramente a força de sua canção em 2011, durante sua graduação na universidade. Foi a partir do momento em que tirou um significado maior de tudo aquilo, que passou a integrar em grupos vocais, bandas e participar de eventos. 

Savanna Aires já fez parte do Festival Internacional de Música de Campina Grande e chegou à final do concurso de música “DOM”, promovido pela Tv Itararé, ficando em terceiro lugar como melhor intérprete e segundo como melhor compositora. Ao longo dos anos, também dividiu experiências musicais com Verônica Ferriani e Rhaissa Bittar que lhes servem de muita inspiração.

Há cerca de 4 anos, Savanna Aires tem se aproximado mais do gênero samba, com o qual criou uma relação estreita, e junto de uma amiga sapateadora, Thaynara Policarpio, criou o grupo SambaTap, que mistura o samba com o sapateado. Se integrando como vocalista, Savanna desde então realiza tal experimento musical, que já participou do Festival de Artes Jackson do Pandeiro, da Feira Literária de Boqueirão (FLIBO) e do Encontro da Nova Consciência. Ela também é uma das organizadoras do Festival Casa de Bamba Paraíba, que teve sua segunda edição realizada de forma on-line no início de 2021 devido ao advento da pandemia. 

Recentemente, Savanna Aires lançou dois sambas inéditos, compostos por Hyggo Almeida, do projeto Agah Músicas, e tem um terceiro para ser lançado ainda no começo do ano de 2022. As músicas “Pra fazer um Samba” e “Feitiço de Apaixonar” estão disponíveis em todas as plataformas digitais, e para ela, cantar um gênero tão brasileiro como esse, apenas reafirma a sua grande paixão pela música e tudo que a envolve. 

Como compositora, Savanna Aires é integrante do Coletivo Compor, que mobiliza e desenvolve bastante o cenário cultural paraibano. As composições de Savanna são delimitadas por um ritmo inconstante, motivado pela inspiração, com vários picos de criação. Contudo, possui uma gama de experiências e belíssimos sons guardados em seu interior, frutos do seu vasto interesse pelos estilos diversos e as variadas maneiras que a música pode se expressar. Um de seus anseios futuros é possuir um registro mais formal de suas canções que possa ser levado a público.

Azoka Gouveia Filho

Fonte:

Entrevista com Savanna Aires feita por Azoka Gouveia Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *