O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 23/09/2015

São José de Piranhas

Localizado no extremo Oeste da Paraíba. O município destaca-se por suas belas paisagens rurais.
Data de publicação: setembro 23, 2015

Localização: Localizado no extremo Oeste da Paraíba, na Microrregião de Cajazeiras

Área territorial: 697,9 km²

População IBGE/ 2010: 19.096 habitantes

Gentílico: Piranhense

Limites Geográficos: A Norte Cajazeiras, Nazarezinho e Cachoeira dos Indios; ao Sul Monte Horebe, Serra Grande e São José de Caiana; Leste com Carrapateira e Aguiar; e a Oeste com Barro no Estado do Ceará.

Distância da Capital: 492 km.

Acesso a partir de João Pessoa: O acesso a partir de João Pessoa é feito através da BR-230 até cerca de 16 km após a cidade de Cajazeiras, onde toma-se a PB-400, percorrendo-se 32 km até a sede municipal.

Data da Emancipação Política: 24 de setembro de 1885.

Configurações Geomorfológicas: Os solos são resultantes da desagregação e decomposição das rochas cristalinas do embasamento, sendo em sua maioria do tipo Podizólico Vermelho-Amarelo de composição arenoargilosa, tendo-se localmente latossolos e porções restritas de solos de aluvião. O relevo acha-se incluso na denominada “Planície Sertaneja”, a qual constitui um extenso pediplano arrasado, onde localmente se destacam elevações residuais alongadas e alinhadas com o “trend” da estrutura geológica regional.

Altitudes: 320 m.

Vegetação: É de pequeno porte, típica de caatinga xerofítica, onde se destaca a presença de cactáceas, arbustos e arvores de pequeno a médio porte.

Hidrografia: O município de São José de Piranhas encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, parte na região do Alto Piranhas e parte na sub-bacia do Rio Piancó. Seus principais tributários são: o Rio Piranhas e os riachos: Bonfim, do Caboclo, Croatá, das Antas, Catingueira, Cachoeira do Pau, do Meio, da Picada, Verde, das Varas, Papagaio, Irapuã, do Tamanduá, da Violeta, dos Patos e da Várzea, além dos córregos: dos Pereiros, Boa Vista, Junco, Jaburu, da Égua e dos Cachorros. O principal corpo de acumulação é o Açude Engenheiro Ávidos.

Clima: Em termos climatológicos o município acha-se inserido no denominado “Polígono das Secas”, constituindo um tipo semiárido quente e seco, segundo a classificação de Koppen (1956). As temperaturas são elevadas durante o dia, amenizando a noite, com variações anuais dentro de um intervalo 23 a 30º C, com ocasionais picos mais elevados, principalmente durante a estação seca. O regime pluviométrico, além de baixo é irregular com médias anuais de 849,6 mm/ano e mínimas e máximas de 201,3 e 1561,3 mm/ano. No geral, caracteriza-se pela presença de apenas 02 estações: a seca que constitui o verão, cujo clímax é de setembro a dezembro e a chuvosa denominada pelo sertanejo de inverno, restrito a um período de 3 a 4 meses por ano.

Economia: A agricultura constitui a principal atividade econômica da comunidade, seguida pelo comércio e a pecuária.

História do município:

Supõe-se que o território tenha sido constituído pelas antigas sesmarias pertencentes à casa da Torre e a fazendeiros de Piancó que ali se estabeleceram, por volta do século

XVIII. Ao que tudo indica, havia fazendas na região, pois em 1764, quando houve o registro da Sesmaria requerida, consta uma descrição referente à demarcação de terras, o que leva a crer, tenha sido anteriormente da citada sesmaria.

Iniciadas as construções de casas residências formou-se a povoação, denominada São José de Piranhas, às margens do rio de mesma denominação.

Em 1908, o Presidente João Machado criou o cargo de Prefeito Municipal, sendo nomeado Malaquias para ocupar o referido cargo. Com o passar dos anos, construiu-se o açude de Boqueirão e os engenheiros chegaram a conclusão de que a represa cobriria parte da Vila de São José de Piranhas, atualmente povoado de Piranhas Velhas. Com isso, o Povoado foi transferido para Jatobá. Esse nome perdurou até o ano de 1952, quando voltou ao topônimo de São José de Piranhas.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São José de Piranhas, pela lei provincial nº 13, de 10-11-1840, subordinado ao município de Cajazeiras.

Elevado à categoria de vila com a denominação de São José de Piranhas, pela lei provincial nº 791, de 24-09-1885, desmembrado de Cajazeiras. Sede na antiga povoação de São José de Piranhas. Constituído do distrito sede. Instalada em 10-11-1890.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Pela lei estadual nº 12, de 28-11-1935, a sede da vila de São José de Piranhas, foi transferida para um lugar denominado Jatobá.

Pela lei estadual nº 99, de 18-12-1936, a sede da vila volta a denominar-se São José de Piranhas.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 2 distritos: São José de Piranhas e Bonito de Santa Fé.

Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o município de São José de Piranhas, passou a denominar-se Jatobá. Sob o mesmo decreto desmembra do município de Jatobá o distrito de Bonito de Santa Fé. Elevado à categoria de município com a denominação de Bonito. E, ainda pelo mesmo decreto é criado o distrito de Carrapateira com terras desmembradas dos municípios de Piancó e Itaporanga e anexado ao município de Jatobá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Jatobá e Carrapateira.

Pela lei estadual nº 800, de 14-12-1952, o município de Jatobá voltou a denominar-se São José de Piranhas.

Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: São José de Piranhas e Carrapateira.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 2612, de 11-12-1961, desmembra do município de São José de Piranhas o distrito de Carrapateira. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Eventos turísticos: Carnaval fora de época (Micaranhas); Festa de Emancipação Política e Festa do Padroeiro São José.

Atrações Turísticas Naturais: Paisagens rurais.

Patrimônio arquitetônico / cultural material: Igreja Católica Matriz – São José

 

Fontes:

http://saojosedepiranhas.pb.gov.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jos%C3%A9_de_Piranhas

http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/SAOJ183.pdf

http://diocajazeiras.com.br/paroquia-sao-jose/

http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=251450

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *