O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 02/10/2015

São José da Lagoa Tapada

Mesorregião do Sertão Paraibano. No início uma pequena vila, denominada de Oiticica, mais adiante Oiticicatuba, e depois o nome do Padroeiro da Capela São José.
Data de publicação: outubro 2, 2015

Localização: Mesorregião do Sertão Paraibano e na Microrregião de Sousa.

Limites geográficos municipais: A Norte com Sousa e Aparecida, a Oeste Nazarezinho, ao Sul Aguiar, a Sudeste Coremas e a Leste São Domingos do Pombal e Pombal.

Área territorial: 338 km²

População: 7.564 habitantes. Fonte: IBGE – 2010

Gentílico: São-joseense

Distância da Capital: 462 km

Data da Emancipação Política: 28 de julho de 1959.

Configurações Geomorfológicas: O município de São José da Lagoa Tapada está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semiárido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, e relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas.

Altitude: 260 metros.

Vegetação: Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

Hidrografia: Riachos: do Boi, São Domingos, Pedra Branca, das Cabaças,

Trapiá, Jatobá e Jenipapeiro, além do córrego da Caiçara.

Clima: Tropical chuvoso com verão seco.

Economia: A agricultura baseia-se principalmente pelo cultivo sazonal de milho, feijão e uma pequena quantidade de arroz no período das chuvas ou inverno que vão desde janeiro a meados de junho. Na seca ou verão, a produção de rapadura obtida através da cana-de-açúcar é o grande responsável pelas rendas no período. O munícipio já se destacou, no alto-sertão, pela produção de algodão entre as décadas de 1970 e 1980, sendo prejudicada pelo êxodo rural e o bicudo, responsável pela extinção do cultivo.  Na pecuária é predominante a criação de gado bovino para uma produção, praticamente de subsistência, de leite e carne.

História do município:

O município surgiu de uma fazenda pertencente ao Pe. Izidro Gomes de Sá, primeira pessoa da família Sá em São José onde foi construída uma capela, e ao seu redor, várias casas foram sendo construídas.

Com o crescimento das construções, formou-se uma pequena vila, inicialmente denominada de Oiticica por ter muito pé de oiticica, mais adiante Oiticicatuba, e logo após São José da Lagoa Tapada, recebendo este nome em homenagem ao padroeiro da Capela São José, e pela vila ter sido povoada em torno de uma lagoa que com as construções de casas, a lagoa foi tapada.

Desde sua fundação, a vila pertencia ao município de Sousa, passando a distrito a partir do seu crescimento populacional, sendo emancipado no dia 28 de julho de 1959.

A cidade não é festiva, porém, há duas datas muito importante e que merece destaque, são elas: 19 de março dia de São José (Padroeiro) e 28 de julho dia da emancipação do município.

Eventos turísticos: Festas de Padroeiros, Emancipação política, Festas Juninas e Desfile Cívico.

Atrações Turísticas Naturais: Paisagens rurais.

Patrimônio arquitetônico – cultural material: Igreja de São José.

Equipamentos culturais – turísticos: Igreja Nossa Senhora da Conceição

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jos%C3%A9_da_Lagoa_Tapada

http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/SAOJ181.pdf

http://www.cidadesdomeubrasil.com.br/PB/sao_jose_da_lagoa_tapada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *