O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 07/10/2015

Salete Diniz

A artista faz parte de uma família de artesãos que esculpiam imagens na madeira imburana. O seu talento já levou uma de suas peças ao Vaticano.
Data de publicação: outubro 7, 2015

Naturalidade: Lagoa Seca – PB

Nascimento: 1957

Matéria-prima: Madeira

Peças produzidas: Imagens sacras.

A artesã Maria Salete da Silva Araújo, conhecida por Salete Diniz, faz parte de uma família de artesãos que esculpiam imagens na madeira imburana. Sua mãe, Paulina Diniz, era santeira consagrada e não tirava da frente da casa uma imagem de São Francisco, esculpida pelo filho José Diniz, estatua essa, que hoje está com Salete e serve como lembrança de sua mãe.

Desde a infância, Salete Diniz manifestava seu desejo de esculpir em madeira. Sua inspiração era a própria mãe que criava peças de artesanato. Às escondidas da artesã Paulina Diniz, ela pegava a faca, que a mãe trabalhava e tentava confeccionar peças de brincadeira.

Aos 15 anos, pegou uma tora de madeira e um santo de sua mãe e foi modelar a peça debaixo de uma árvore que ficava no quintal. A madeira foi tomando forma e quando finalizou Salete Diniz havia confeccionado a imagem de São Francisco.

Com o resultado surpreendente, a artesã Paulina Diniz, ficou impressionada com as habilidades da filha, desse dia em diante parou de brigar com Salete por causa do artesanato. A santeira Paulina Diniz percebeu que uma nova artesã estava nascendo naquela família. “Mãe gostou. Ficou muito feliz”, conta Salete.

A artesã tem ainda duas irmãs que também esculpem. Uma mora em Lagoa Seca e a outra, em Campina Grande (PB). Ela influenciou outras pessoas de sua família, como seu marido Martinho e seu filho Guilherme também fazem artesanato perpetuando a arte da santeira Paulina Diniz. Até o seu neto Cauã já se interessa pela arte de esculpir em madeira.

Salete trabalha com madeira e sente-se realizada com a sua arte. Segundo ela, gosta do que faz e não trocaria por nada. Não consegue ficar sem esculpir. O que começou como brincadeira de menina, aperfeiçoou-se com o tempo, passou a ser sustento da família e Salete Diniz é hoje uma das maiores artesãs da Paraíba.

É também Co-fundadora do Grupo de Artesanato Paulina Diniz que trabalha com a produção de peças e esculturas em madeira. Suas criações estão expostas, e podem ser adquiridas em uma loja de artesanato instalada na Manzuá, na localidade Cidade Juracy Palhano, município de Lagoa Seca.

A artesã também expõe seus trabalhos em feiras de artesanato da região e na Galeria de Arte Antiga e Contemporânea, em Natal (RN).

Salete Diniz diz alimentar a religiosidade popular da região, fazendo com que o artesanato de Lagoa Seca se torne um dos mais ricos do Estado, conhecido mundialmente pela arte em madeira. O seu talento já levou uma de suas peças ao Vaticano.

Em 2008, a habilidade dos artesãos de Lagoa Seca foi materializada através de Salete Diniz, quando o Ministério da Cultura editou o livro “Em Nome do Autor”, cuja obra retrata as facetas de milhares de artesãos espalhados por todo país.

Em 2009, a Câmara de Vereadores de Lagoa Seca concedeu-lhe o título de “Mestra de Artesanato em Madeira”, reconhecendo o trabalho magnífico exercendo da artista.

Fontes:

http://www.artedobrasil.com.br/salete_diniz.html

http://www.clickpb.com.br/noticias/paraiba/cassio-participara-da-missa-de-canonizacao-de-frei-galvao/

http://www.proposta.com/livro/salete_diniz.html

http://radiocomunitariaypuaranafm.blogspot.com.br/2011/04/salete-diniz-arte-em-madeira-que.html

http://caturitenosmunicipios.blogspot.com.br/2013/05/1-arraia-do-artesao-arte-que-se-renova.html

http://www.lagoasecaemfoco.com.br/2016/06/de-mae-pra-filha-artesanato-em-madeira.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *