Paraíba Criativa
  • Notícias
  • Agenda
  • Inventário
  • Colaboração
  • Contato
  • Quem Somos
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook

Inventário

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • X
  • Y
  • W
  • Z
  • Como Pesquisar
  • Metodologias
  • 2.000 registros

Como localizar o agente ou expressão inventariada

O foco de nossas pesquisas inventariantes é o artista, o criador, o responsável pela obra autoral. Registramos, então, neste Portal, o agente cultural nascido ou residente na Paraíba, que cria ou representa determinadas expressões artísticas, e suas obras; em textos e imagens.

Mas também inventariamos expressões da cultura material e imaterial que não possibilitam a identificação do autor, caso do conjunto histórico-arquitetônico, como igrejas, monumentos, casarios e demais construções antigas; equipamentos culturais, a exemplo de teatros, centros e espaços de arte e cultura, museus, associações, entre outros; festividades e eventos culturais; costumes, tradições, memórias, culturas populares e identitárias, além de outros bens.

Assim, tanto a localização do agente cultural como da manifestação sem identificação autoral é possível em função do segmento a que pertencem, conforme a lista da coluna à direita disposta nas centenas de páginas de nosso Inventário.

Mediante a grande quantidade de atividades artísticas e manifestações culturais da Paraíba, enfrentamos a desafiadora tarefa de realizar uma divisão taxionômica de todos os segmentos identificados que se mostrasse mais racional e coerente possível, de modo a evitar uma listagem muita extensa, com dezenas de tópicos. Decidimos por uma taxionomia que reúne 16 áreas, algumas delas com diferentes subáreas. O primeiro segmento, “Artes Cênicas”, por exemplo, reúne quatro diferentes tipos de expressões artísticas: circo, comédia, dança e teatro, enquanto que o segundo, “Artes Visuais”, aglutina 14 tipos de manifestações, como “Artes Plásticas”, “Atores”, “Cineastas”, “Fotografia” e “Quadrinhos”, além de outros. Contamos com outros oito segmentos que também possuem subtemas.

De qualquer modo, aconselhamos que o pesquisador de nosso site, em seus primeiros acessos, visite todos os segmentos, de forma a conhecer as subáreas de cada um deles.

Para uma procura mais rápida e objetiva de algum registro inventariado, digite o nome do agente ou da expressão cultural no botão “Pesquisar”, disposto acima e à direita também nas centenas de páginas do Inventário.

Metodologias do Inventário Cultural do Paraíba Criativa

Nosso inventário possui metodologia própria, com identificação, mapeamento, diagnóstico, catalogação, classificação e interpretação do patrimônio cultural material e imaterial da Paraíba, tendo como pautas das pesquisas os agentes culturais do Estado e suas criações, objetos dos textos publicados neste site, acompanhados de suas respectivas galerias fotográficas.

A quantidade de bens culturais da Paraíba é gigantesca, de impossível mensuração, sendo que a cada dia identificamos novas expressões, fato que nos exige um exaustivo e contínuo trabalho diário, com avanços paulatinos, em esforços de “formiguinhas”. Porém, temos a satisfação de avançar cotidianamente, objetivando ser um dos maiores e mais completos sites sobre o mundo cultural de uma unidade federativa do Brasil.

Não realizamos pesquisas inventariantes frias e assépticas, evitando, assim, obter dados apenas quantitativos e descritivos, ineficazes para captar o espírito, emoções, perfis criativos e detalhes mais significativos do agente cultural pesquisado e suas criações.

No que tange às ações executivas de nosso inventário, inicialmente realizamos pesquisas de gabinete com coleta de dados em fontes secundárias: sites, blogs e redes sociais na internet, jornalísticos ou não, livros, jornais e revistas impressos; como também em fontes primárias: entrevistas com contatos por e-mail e telefone com produtores culturais e artistas responsáveis pela criação e reprodução das expressões imateriais, e com agentes conhecedores de bens materiais.

Também realizamos, de forma dinâmica e contínua, amplas e dinâmicas pesquisas de campo, com detalhadas observações in loco, importantíssimas e indispensáveis, mediante seus objetivos de registrar com textos, fotos e vídeos bens materiais e expressões imateriais de toda a Paraíba, inclusive aqueles já previamente identificados e inventariados nas pesquisas de gabinete. No caso, diferentes equipe s de nosso Paraíba Criativa se deslocam regular e intensivamente por diferentes regiões do Estado para realizar o intenso trabalho inventariante do Programa, prática, com custos cobertos pelo financiamento do Proext / MEC / SESu, que possibilita uma interpretação mais ampla e detalhada da realidade vivida pelos agentes culturais, de modo a evitar uma inventariação apenas formal e limitada, mas sim compreender a alma do lugar, os perfis e emotividades de seus agentes culturais.

No link “Colaboração” solicitamos que aos agentes culturais paraibanos, ou qualquer outra pessoa interessada na cultura da terra, preencha, e nos envie o formulário que registra suas informações inerentes ao seu trabalho, ou de alguma manifestação cultural relevante de seu conhecimento. Pretendemos, assim, contar com uma rede cooperativa de informação, indispensável diante do volume de pesquisas a ser realizado.

2.000 registros

Mediante a reformulação deste nosso Portal, publicado recentemente, a quantidade de agentes e bens culturais inventariados ainda se encontra um pouco limitada, apesar de já contarmos com cerca de dois mil produtos prontos para a publicação, os quais vem sendo inseridos diária e paulatinamente. Por outro lado, considerando-se que finalizamos novos inventários a cada dia, projetamos fazer com que tenhamos até o final do próximo mês de agosto quase três mil expressões publicadas.

Raquel Ferreira

27 de junho de 2020

Naturalidade: João Pessoa-PB

Nascimento: 03/02/1985

Contato: (83) 9 8857-4285

raquelkferreira@gmail.com

Instagram: @raquelferreiravoante

Facebook: https://www.facebook.com/raquel.ferreira.5688

A atriz de nome artístico Raquel Ferreira, se chama Raquel Kelly Ferreira da Silva, é natural de João Pessoa (PB). É Bacharel em Interpretação Teatral, pela Universidade Federal da Paraíba, e viveu boa parte de sua infância no município de Conde (PB). A artista viveu dos 5 aos 9 anos no município de Conde, antes e depois dessa idade sempre residiu em João Pessoa. Em abril de 2019 se mudou para São Paulo.

Segundo ela, sua criação não teve acesso à arte, porém o contato direto com o povo mais simples, seus credos e sua cultura popular, a encantaram e influenciaram toda a sua trajetória artística. Sua Mãe é enfermeira, natural de João Pessoa e seu pai é comerciante, natural de Conde. “Meus pais não puderam me incentivar na arte, por eles mesmos não terem tido acesso a ela. Os incentivos ao estudo, à fé, a honestidade, caráter e a responsabilidade com o trabalho, foram mais presentes que a arte na minha criação, e estes mesmos incentivos me levaram naturalmente aos caminhos que eu precisava encontrar. ”

“Meus familiares não trabalham com arte, embora eu perceba muitos talentos artísticos em cada um deles, mas minhas influências para seguir vem da força da minha família, neles me inspiro na busca constante de aprimoramento, de dedicação, de respeito profundo ao meu ofício e na força que cresci observando em cada um deles, grandes vencedores das dificuldades de suas profissões, tanto é que em quase todos os personagens que interpretei, pus um pouco de alguém da minha família, assim como ponho de mim mesma.”, disse a Atriz.

Em 2007, deu seus primeiros passos na vida artística através do espetáculo pascoal “Jesus, uma Paixão”, dirigido por Humberto Lopes e promovido pela FUNJOPE (Fundação Cultural de João Pessoa). “Os testes eram abertos e fiz por curiosidade, fui aprovada e nos ensaios descobri que me encontrava ali naquele universo. ”

Perguntada sobre as suas inspirações artísticas ela afirma, “tive a honra de ter muitos mestres e mestras por cada trabalho que percorri, mas, Fernando Teixeira é meu maior mestre dentro da atuação com toda certeza, uma fonte infinita de inspiração para mim, tanto que poder ser dirigida por ele foi tão transformador e bom, que me fez assumir para mim mesma a profissão de atriz e o desejo de me profissionalizar, buscando a graduação em teatro, coroando-a com a monografia “Respirar – uma ponte intuitiva na criação de Fernando Teixeira”, que para mim, foi antes que uma pesquisa, uma homenagem a este grande mestre que me ensinou pelo amor e que me ensinou a compartilhar.”

Dentre os seus trabalhos ela destaca a nível pessoal e de importância social e política, considerando como os mais importantes:  “Vereda da Salvação”, com o Sertão Teatro, dirigido por Christina Streva. “Mercedes”, com a Galharufas Companhia de Teatro, dirigido por Paulo Vieira e “Lisístrata, a greve de sexo”, com o Grupo de Teatro Bigorna, dirigido por Fernando Teixeira. No cinema, “Velhos Tempos”, dirigido por Kalyne Almeida e “Sol Alegria”, dirigido por Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira. Na TV, a supersérie “Onde Nascem Os Fortes”, da Globo, dirigido por Walter Carvalho e José Luiz Villamarim e a série “Segunda Chamada”, também da Globo, dirigida por Joana Jabace.

Atualmente (2020) a artista trabalha apresentando os programas semanais “Gente Que Luta” e “Boletim Lula Livre”, ao lado de Preta Ferreira e Alexandre Motta, produzidos pelo Instituto Lula, e os institucionais de educação da Unileão (universidade localizada em Juazeiro do Norte, no Ceará). 

Segundo seus prêmios ela declara, “cada prêmio assim como cada indicação recebida, a mim são extremamente valorosas, pelo símbolo de reconhecimento que me transmitem e o sentimento de poder ter tocado o sentir de alguém, cada um me trouxe uma emoção muito específica e particular que não saberia escolher um, agradeço e celebro todos em um só.”

   Fonte: Entrevista com Raquel Ferreira por Israela Ramos

segunda-chamada-reune-turma-especial-para-aula-de-lancamento-5d7b88574ab5a
segunda-chamada-natasha-linn-da-quebrada-e-renata-raquel-ferreira-
Raquel Ferreira(1)
Raquel Ferreira
Raquel Ferreira1
Raquel Ferreira2
Raquel Ferreira7
Raquel Ferreira5
Raquel Ferreira4
Raquel Ferreira3
  • TODOS OS SEGMENTOS
  • Artes Cênicas
    • Atores
    • Circo
    • Comédia
    • Dança
    • Outros
    • Teatro
  • Artes Visuais
    • Artes Plásticas
    • Atores
    • Cineastas
    • Cinema
    • Desenho
    • Design
    • Escultura
    • Fotografia
    • Grafite
    • Gravura
    • Outros
    • Quadrinhos
    • Vídeo
  • Artesanato
    • Barro
    • Bordados
    • Brinquedos
    • Cerâmica
    • Couro
    • Crochês
    • Decoração
    • Moda e Acessórios
    • Outros
    • Rendas
    • Utensílios Domésticos
  • Bandas Marciais
  • Culturas Identitárias
    • Ciganas
    • Indígenas
    • Outras
    • Quilombolas
  • Culturas Populares
    • Cordel
    • Crenças e Religiosidades
    • Mestres
    • Outras
    • Repentistas
  • Edificações
    • Edificações Históricas
    • Edificações Religiosas
    • Edificações Urbanas
    • Equipamentos Culturais
    • Outras
  • Eventos e Festas
    • Carnaval
    • Circuitos Turísticos Culturais
    • Eventos Culturais
    • Festas Juninas
    • Festas Municipais
    • Festas Temáticas
    • Festividades Religiosas
    • Outros
    • Paixão de Cristo
  • Gastronomia
  • Literatura
    • Ficção
    • Outros
    • Poesia
    • Prosa
    • Romances
  • Memórias
  • Moda
  • Municípios
  • Música
    • Arranjadores
    • Bandas e Grupos Musicais
    • Cantores
    • Compositores
    • Instrumentistas
    • Maestros
    • Músicos
    • Outros
  • Patrimônio Natural
  • Personalidades
  • Produtores e Ativistas Culturais
  • Quadrilhas Juninas

Parceiros: