O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 31/07/2019

Raissa Jardim (Cassaco)

O nome CASSACO é uma das denominações do timbú/gambá, um marsupial comum da América do Sul - ou seja, um animal regional que possui uma "bolsa".
Data de publicação: julho 31, 2019

Município: João Pessoa- PB

Fundação: 2017

E-mail: raissajardimfs@hotmail.com

Instagram: https://www.instagram.com/cassaco.pb/

Contato: (83) 98660-7264

 

Raissa Jardim em 2017 resolveu que queria criar uma marca de produtos com forte apelo regional, mas queria algo diferente, moderno. Como nunca se sentiu segura para costurar roupas para outras pessoas, resolveu costurar bolsas, ecobags, onde poderia criar estampas diferentes sem falar que esse tipo de produto exige um baixo investimento inicial. No início os desenhos eram muito inspirados no mundo das tatuagens, mas logo traçou um caminho mais claro do que queria representar: memórias afetivas, de onde veio, nossa cultura. Talvez pela sua formação, quis trazer a cidade de João Pessoa como “plano de fundo” das fotos: escolhe edificações, ruas e pontos da cidade para reafirmar esse sentimento de pertencimento. O nome CASSACO é uma das denominações do timbú/gambá, um marsupial comum da América do Sul – ou seja, um animal regional que possui uma “bolsa”.

Essa experiência a fez conhecer uma nova paixão: a estamparia! Chegou a fazer um curso de estamparia digital, mas se encontrou na estamparia manual: desde o desenho com canetinha de tecido até stencil, serigrafia e xilogravura.” É um trabalho bem mais cansativo, sem dúvida (estampo 10 ou 15 metros de tecido com carimbos pequenos, por exemplo), mas é único!’’ diz ela.

Sua marca tem quase 2 anos e ainda é bem pequena, o que ao seu ver não é ruim, pois se permite começar sem pressa, se conhecendo, se encontrando. Durante todo o primeiro ano, ela só fazia as peças: compra do tecido, corte, estamparia, costura, fotografia e gerenciamento da rede social. Depois desse período, com um pouco mais de dinheiro em mãos, se arriscou na primeira coleção com peça de roupa contando com uma costureira. E continua assim até hoje: ela faz as bolsas e a estamparia e tem uma costureira que faz as roupas. Sua produção é bem pequena com poucas peças, poucas modelagens e, na medida do possível, tem aumentado a produção. Mas a intenção é continuar com esse processo mais artesanal/manual. 

Raissa sempre amou desenhar. Foi uma criança tímida e se expressava muito através de desenhos e histórias que criava. A sua sorte foi ter nascido numa família que a incentivava à liberdade artística. Durante a adolescência seus desenhos se voltaram para roupas e ela começou a se apaixonar pela moda, modelagem, corte e costura. Fez cursos e sempre tive o sonho de trabalhar com isso.

No início, expôs seus produtos nas redes sociais e logo em seguida começou a participar de feiras.” As feiras têm uma importância bem grande para marcas como a minha, que não possuem uma loja fixa, porque permitem esse contato direto com as pessoas’’ relata.

A cada coleção lançada, já tem pelo menos duas outras coleções idealizadas. São muitas ideias e as inspirações tira de toda parte: arquitetura, natureza, imaginário popular e principalmente das músicas. A aceitação da proposta da CASSACO por parte das pessoas aqui em João Pessoa e no Nordeste foi surpreendente para Raissa. Ela sente que muita gente compartilha esse sentimento com ela. Ama ver as lembranças e sentimentos que as estampas despertam nas pessoas. Ouve muitas histórias de afeto, de família, de infância, isso a faz continuar. 

Seu plano futuro é criar mais produtos, mais formas de expressão e de possibilidades das pessoas “vestirem a nossa cultura” (literalmente). Mesmo tendo começado com bolsas, seu objetivo sempre foi trabalhar com roupas e tem se empenhado para fazer isso acontecer. O próximo sonho a ser realizado é ter um espaço físico aqui em João Pessoa e se consolidar como uma marca criativa que traduza nossa cultura, de onde viemos, quem somos e para onde queremos ir.

 

Fonte: Entrevista com Raissa Jardim por Bruna Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *