O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 23/10/2017

Quinteto Uirapuru

Grupo de instrumentistas que apresenta um repertório de música clássica que dialoga com a cultura popular nordestina
Data de publicação: outubro 23, 2017

Naturalidade: João Pessoa- PB

Surgimento: 2002

Gênero Musical: música instrumental

Facebook: https://www.facebook.com/quintetouirapuru/

Telefone: (83) 99833-4064

E-mail: trato.producao@gmail.com

 

Há 15 anos o quinteto vem desenvolvendo uma intensa atividade artística através da música em território nacional, destacando-se pela qualidade e diversidade em suas apresentações. O Grupo traz repertório que agrada a crítica especializada do Norte ao Sul do país, dando ênfase a novos compositores. Além disso, utilizam composições próprias e também trabalham com músicos acadêmicos de larga experiência.

O Quinteto vem utilizando a arte de tocar instrumentos vibrantes e trazendo o melhor da música nordestina aos palcos de todo o Brasil. A formação atual é composta por Rucker Bezerra – 1º violino, Rodrigo Eloy – 2º violino, Paulo França – viola, Leonardo Semensatto – cello, Hercílio Antunes – baixo.

Ainda em 2002, no seu ano de fundação, o Quinteto das Cordas de Uirapuru foi selecionado para se apresentar para o príncipe Friedrich II da Dinamarca na primeira exposição das obras de Albert Eckhout no Brasil. Um ano depois, em abril de 2003, lançaram o CD “Lá em Casa”, uma coletânea com artistas paraibanos, onde executa desde obras eruditas consagradas até a mais autêntica música brasileira.

No segundo semestre de 2003, o Quinteto firmou uma parceria com mestre Sivuca para lançar o CD “Sivuca & Quinteto Uirapuru”, que foi lançado em 2004 pelo selo Kuarup. O CD conta com arranjos inéditos feitos especialmente para o grupo pelo mestre Sivuca. O músico veterano compôs canções inéditas para o disco, juntamente com Glória Gadelha, Rucker Bezerra e Hercílio Antunes, tornando o CD um dos grandes lançamentos de 2004, já que consiste em uma formação inédita de sanfona com quinteto de cordas.

O pré-lançamento do trabalho ocorreu em novembro de 2003 na abertura da mostra de música do IX Festival nacional de Artes (FENART), realizado na Paraíba. A apresentação chamou a atenção da crítica e da imprensa nacional com destaque no Jornal da Band e matéria amplamente veiculada para o canal a cabo Bandnews. No “Centro em Cena-2004”, o Quinteto Uirapuru, mostrando ainda mais a sua versatilidade, estreou o espetáculo “Luz”, um ballet contemporâneo com coreografias de Evana Arruda e trilha sonora composta por Rucker Bezerra, onde o quinteto executa toda a trilha sonora ao vivo e interage com as bailarinas. O espetáculo foi considerado pela crítica especializada como o melhor do ano, o que rendeu uma turnê nacional nos anos de 2004 e 2005.

Entre 2004 e 2012, o grupo foi uma das atrações mais festejadas do Festival Internacional de Música do Pará. Em julho de 2004, foi uma das atrações do XIV Festival de Inverno de Garanhuns e fez sua estreia em São Paulo com o lançamento do CD “Sivuca & Quinteto Uirapuru”. Em Brasília, a convite da Embaixada da Espanha, realizou uma apresentação na abertura da feira cultural “Espanha mostra o Nordeste”. Em novembro do mesmo ano repetiu o sucesso do ano anterior no X Fenart.

Em janeiro de 2005, o Uirapuru fez o encerramento do “XIII Festival de Música Instrumental da Bahia” no Teatro Castro Alves em Salvador. E em maio do mesmo ano o quinteto foi o primeiro grupo de câmera a se apresentar na costa brasileira a bordo do navio M/V Pacific, em Fernando de Noronha.

O grande reconhecimento em nível nacional do Quinteto Uirapuru deu-se com a indicação do CD “Sivuca e Quinteto Uirapuru” em quatro categorias do “Prêmio Tim 2005”, sendo finalista na categoria “Melhor Grupo Instrumental” e saindo vencedor na categoria “Melhor Arranjo”.

Desde 2010, o grupo vem desenvolvendo uma pesquisa acerca da Música Armorial do Nordeste e tem se apresentado em Festivais Internacionais de Música. Em 2016, foram convidados a fazer parte da trilha sonora da novela “Velho Chico”, da Rede Globo de Televisão.

Em julho de 2017, à convite do governo do Estado da Paraíba, o Quinteto conduziu uma grande homenagem a Belchior. Na ocasião, convidaram quatro instrumentistas para compor a banda base e receberam 10 intérpretes paraibanos no palco com uma plateia de mais de 5 mil pessoas. Atualmente o Uirapuru está preparando novo CD autoral que tem estreia prevista para novembro de 2017.

Para quem estiver interessado em saber como é a sonoridade do Quinteto Uirapuru, é possível ouvir o álbum “Sivuca e Quintato Uirapuru” completo no canal do selo Kuarup, no Youtube.

 

Fontes:

http://www.agendaparaiba.com/quinteto-de-cordas-uirapuru-se-apresenta-hoje-no-cafe-da-usina-a-uniao/

https://www.facebook.com/pg/quintetouirapuru/about/?ref=page_internal

http://www.agendaparaiba.com/quinteto-de-cordas-uirapuru-se-apresenta-hoje-no-cafe-da-usina-a-uniao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *