O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/12/2015

Quarteto de Trombones da Paraíba

Faz parte do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba. Tem por objetivo de divulgar o trombone na música de câmara.
Data de publicação: dezembro 9, 2015

Município: João Pessoa – PB

Ano de criação: 1990

Formação atual: Sandoval Moreno (professor da UFPB), Gilvando Pereira (professor da UFRN), Roberto Ângelo (trombonista da Orquestra Sinfônica da Paraíba), Stanley Bernardo (trombonista da Banda de Música do 15º BIMTz – Exército Brasileiro – PB).

Estilo Musical: Música Popular/Erudita

O grupo surgiu no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (Demús/UFPB) com o objetivo de divulgar o trombone na música de câmara e levar a todos a música popular brasileira e erudita para pequenas formações.

Nas apresentações o quarteto insere vários estilos, a exemplo de músicas de Pinxinguinha, Dímas Sedícias, Severino, Araújo, Gilberto Gagliardi e Outros. Utiliza em seus concertos títulos sugestivos, como por exemplo: Do Barroco ao Barraco, em que mescla repertório barroco europeu e chorinhos de compositores brasileiros.

Em 1996, gravou um CD com o título 4+UNS, com uma crítica bastante favorável e elogiosa, em 2000 o CD Paraquedista.

Além de inúmeros recitais, O Quarteto de Trombones da Paraíba tem participado também, de projetos em Escolas e levado seu repertório para os 7 Campus da UFPB, teatros da Paraíba e importantes cursos e festivais de música do país e do exterior.

A partir de 2000 tem desenvolvido uma parceria com a WERIL, com o objetivo de divulgar o trombone GG (Gilberto Gagliardi).

Fontes:

http://joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb/quarteto-de-trombones-pepe-cisneros-e-a-banda-cuba-07-animam-o-dia-do-musico-na-estacao-cabo-branco-nesta-quinta-feira-22/

https://www.facebook.com/QuartetoDeTrombonesDaParaiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *