O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/08/2020

Priscilla Fernandes

Musicista.
Data de publicação: agosto 29, 2020

Naturalidade: João Pessoa -PB

Nascimento: 20 de agosto de 1984

Atividades artístico-culturais: Musicista

Instagram @priscillinhafpaiva

Facebook: https://www.facebook.com/priscilla.fernandes.566

Contato (83)994107011

Priscilla Fernandes Paiva dos Santos de nome artístico Priscilla Fernandes, nasceu em 20 de agosto de 1984, em João Pessoa – PB. A musicista é filha de João Leandro Justino dos Santos, formado em Educação Física, servidor público federal, natural de João Pessoa-PB e de Sandra Fernandes Paiva, formada em Letras em língua Francesa, natural do Rio de Janeiro. “Meus pais sempre apoiaram minhas escolhas”, disse Priscilla.

A artista que é fã de Nação Zumbi afirma que deu seus primeiros passos na arte influenciada pela arte popular, em especial, o maracatu, e a partir daí surgiu o seu interesse pela percussão. Iniciou seus estudos na Escola Estadual de Música Antenor Navarro em 2001, formou-se em percussão popular no Curso Superior sequencial da UFPB em 2014, participou da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (2004), Banda Sinfônica José Siqueira (2004) e Orquestra Sinfônica Juvenil da UFPB (2004).

Sobre influencias artísticas por parte de familiares, ela afirma, “São amantes da música, meus tios com os quais fui criada, sempre tiveram violão e flauta doce em casa.  Minha mãe também tem veia artística, faz trabalhos manuais, é uma artesã de mão cheia”.

Priscilla fez parte do grupo As Bastianas, Banda Anexo e Trio Anunciação. Já acompanhou artistas como Sandra Belê, Cida Alves, Jurandir da feira, Escurinho, Banda Mafiota, Banda Brasis, Chagas Fernandes. Em 2020, faz parte da Banda Macumbia, Vó Mera e suas netinhas, Fulô Mimosa e As Calungas, sendo uma das idealizadoras do grupo.

A artista destaca como marcantes em sua carreira alguns shows e participações, como o Festival de Artes de Areia, Festival de Música de Raíz do Sesc, São João de Campina Grande – “Dois anos com As Bastianas, uma abrindo o show de Zé Ramalho (2002), e outra abrindo show de Genival Lacerda (2003), e posteriormente, (2017 e 2018) com Jurandi da Feira. ”

São João de Santa Luzia-PB, São João de Campinas – SP, FENARTE. Participação com as Calungas no show de Saulo Fernandes, participação com Fulô Mimosa no Festival Caminhos do Frio (2019), em Alagoa Grande-PB, e a gravação de “Colcha de Retalhos”, segundo CD de As Bastianas.

Participação da Gravação do CD da banda Baluarte. Gravação do CD da banda Macumbia, Carne Latina, participação da gravação dos singles Nega de ginga das Gatunas, Participação no projeto Gravina UFPB, Show de abertura no Estação Verão com a Banda Macumbia para show de Maria Rita, Show no Sesc São Paulo, Sesc São José do Rio Preto, Sesc São Carlos, Festival Grito Rock. 

Participação da gravação do DVD Pétalas Vocais da cantora Maria Juliana com As Calungas. Participação com As Calungas no show de Cátia de França no Teatro de Arena, Espaço cultural, em João Pessoa-PB. 

E cita como inspirações artísticas grandes nomes como Vó Mera, Lia de Itamaracá, Cátia de França, Dona Onete, Célia Cruz, Gláucia Lima, Naná Vasconcelos.

Fonte: Entrevista com Priscilla Fernandes por Israela Ramos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *