Paraíba Criativa
  • Notícias
  • Agenda
  • Inventário
  • Colaboração
  • Contato
  • Quem Somos
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook

Inventário

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • X
  • Y
  • W
  • Z
  • Como Pesquisar
  • Metodologias
  • 2.000 registros

Como localizar o agente ou expressão inventariada

O foco de nossas pesquisas inventariantes é o artista, o criador, o responsável pela obra autoral. Registramos, então, neste Portal, o agente cultural nascido ou residente na Paraíba, que cria ou representa determinadas expressões artísticas, e suas obras; em textos e imagens.

Mas também inventariamos expressões da cultura material e imaterial que não possibilitam a identificação do autor, caso do conjunto histórico-arquitetônico, como igrejas, monumentos, casarios e demais construções antigas; equipamentos culturais, a exemplo de teatros, centros e espaços de arte e cultura, museus, associações, entre outros; festividades e eventos culturais; costumes, tradições, memórias, culturas populares e identitárias, além de outros bens.

Assim, tanto a localização do agente cultural como da manifestação sem identificação autoral é possível em função do segmento a que pertencem, conforme a lista da coluna à direita disposta nas centenas de páginas de nosso Inventário.

Mediante a grande quantidade de atividades artísticas e manifestações culturais da Paraíba, enfrentamos a desafiadora tarefa de realizar uma divisão taxionômica de todos os segmentos identificados que se mostrasse mais racional e coerente possível, de modo a evitar uma listagem muita extensa, com dezenas de tópicos. Decidimos por uma taxionomia que reúne 16 áreas, algumas delas com diferentes subáreas. O primeiro segmento, “Artes Cênicas”, por exemplo, reúne quatro diferentes tipos de expressões artísticas: circo, comédia, dança e teatro, enquanto que o segundo, “Artes Visuais”, aglutina 14 tipos de manifestações, como “Artes Plásticas”, “Atores”, “Cineastas”, “Fotografia” e “Quadrinhos”, além de outros. Contamos com outros oito segmentos que também possuem subtemas.

De qualquer modo, aconselhamos que o pesquisador de nosso site, em seus primeiros acessos, visite todos os segmentos, de forma a conhecer as subáreas de cada um deles.

Para uma procura mais rápida e objetiva de algum registro inventariado, digite o nome do agente ou da expressão cultural no botão “Pesquisar”, disposto acima e à direita também nas centenas de páginas do Inventário.

Metodologias do Inventário Cultural do Paraíba Criativa

Nosso inventário possui metodologia própria, com identificação, mapeamento, diagnóstico, catalogação, classificação e interpretação do patrimônio cultural material e imaterial da Paraíba, tendo como pautas das pesquisas os agentes culturais do Estado e suas criações, objetos dos textos publicados neste site, acompanhados de suas respectivas galerias fotográficas.

A quantidade de bens culturais da Paraíba é gigantesca, de impossível mensuração, sendo que a cada dia identificamos novas expressões, fato que nos exige um exaustivo e contínuo trabalho diário, com avanços paulatinos, em esforços de “formiguinhas”. Porém, temos a satisfação de avançar cotidianamente, objetivando ser um dos maiores e mais completos sites sobre o mundo cultural de uma unidade federativa do Brasil.

Não realizamos pesquisas inventariantes frias e assépticas, evitando, assim, obter dados apenas quantitativos e descritivos, ineficazes para captar o espírito, emoções, perfis criativos e detalhes mais significativos do agente cultural pesquisado e suas criações.

No que tange às ações executivas de nosso inventário, inicialmente realizamos pesquisas de gabinete com coleta de dados em fontes secundárias: sites, blogs e redes sociais na internet, jornalísticos ou não, livros, jornais e revistas impressos; como também em fontes primárias: entrevistas com contatos por e-mail e telefone com produtores culturais e artistas responsáveis pela criação e reprodução das expressões imateriais, e com agentes conhecedores de bens materiais.

Também realizamos, de forma dinâmica e contínua, amplas e dinâmicas pesquisas de campo, com detalhadas observações in loco, importantíssimas e indispensáveis, mediante seus objetivos de registrar com textos, fotos e vídeos bens materiais e expressões imateriais de toda a Paraíba, inclusive aqueles já previamente identificados e inventariados nas pesquisas de gabinete. No caso, diferentes equipe s de nosso Paraíba Criativa se deslocam regular e intensivamente por diferentes regiões do Estado para realizar o intenso trabalho inventariante do Programa, prática, com custos cobertos pelo financiamento do Proext / MEC / SESu, que possibilita uma interpretação mais ampla e detalhada da realidade vivida pelos agentes culturais, de modo a evitar uma inventariação apenas formal e limitada, mas sim compreender a alma do lugar, os perfis e emotividades de seus agentes culturais.

No link “Colaboração” solicitamos que aos agentes culturais paraibanos, ou qualquer outra pessoa interessada na cultura da terra, preencha, e nos envie o formulário que registra suas informações inerentes ao seu trabalho, ou de alguma manifestação cultural relevante de seu conhecimento. Pretendemos, assim, contar com uma rede cooperativa de informação, indispensável diante do volume de pesquisas a ser realizado.

2.000 registros

Mediante a reformulação deste nosso Portal, publicado recentemente, a quantidade de agentes e bens culturais inventariados ainda se encontra um pouco limitada, apesar de já contarmos com cerca de dois mil produtos prontos para a publicação, os quais vem sendo inseridos diária e paulatinamente. Por outro lado, considerando-se que finalizamos novos inventários a cada dia, projetamos fazer com que tenhamos até o final do próximo mês de agosto quase três mil expressões publicadas.

Paixão de Cristo – Auto de Deus

27 de dezembro de 2016

Município: João Pessoa – PB

Localização: Ernesto Geisel

Ano de criação: 1999

Mês de realização do evento: Março

Local de realização: Praça pública

A Paixão de Cristo – Auto de Deus é um dos eventos religiosos mais tradicionais do Bairro Ernesto Geisel. Apresentada durante a Semana Santa, a peça conta com a participação de mais de 60 atores e reúne anualmente um grande público.

O projeto nasceu quando um grupo de jovens e crianças da Paróquia Santo Antônio de Pádua decidiu se reunir para montar uma apresentação que representasse alguns trechos da Bíblia, como alternativa para suprir a falta de uma programação que celebrasse o período da Semana Santa na comunidade.

O espetáculo é desenvolvido por meio de flashbacks, pelos quais Jesus Cristo narra a sua vida momentos antes de sua crucificação, morte e ressurreição. Essa reprodução das memórias do personagem bíblico não obedece a uma ordem cronológica, pois as cenas são apresentadas de acordo com a relevância de cada passagem. Com texto e direção do professor Everaldo Vasconcelos, o evento é realizado pela Cenarium Produções Artísticas.

Tudo é organizado nos mínimos detalhes. O elenco chega a ensaiar durante 12 horas diárias na preparação para a temporada anual de apresentações. O resultado é uma emocionante encenação que atrai uma média de dois mil espectadores por noite, que se encantam com a qualidade da interpretação, figurino e iluminação. “Todos os anos procuramos modificar um pouco o roteiro da peça para termos algo novo para mostrar ao público”, contou Geovanny Vitorino, um dos fundadores do grupo que compõe o espetáculo.

No ano de 2016, a Paixão de Cristo – Auto de Deus foi estrelada pelos atores Adilson Lucena interpretando Judas, Tony Silva como o Arcanjo Miguel, Romildo Rodrigues representando o Anjo Gabriel, além de Petrúcio Medeiros no papel de Jesus Cristo e das apresentadoras Suzanna Alcantâra, como Maria e Priscila Paes, na pele de Maria Madalena. A dramatização foi dirigida por Geovanny Vitorino, com a assistência de Evandro Medeiros.

Durante os ensaios para mais uma temporada, Geovanny falou sobre o processo de preparação dos atores. “Cada vez mais o cuidado aumenta, porque nem sempre o que a pessoa identifica que quer fazer é o apropriado, bem como aqueles que fazem um mesmo personagem há muito tempo podem ser motivados a um novo desafio e mudar. Estamos fazendo um laboratório individual para que todos participem com qualidade”, revelou.

O elenco se envolve em cada parte da montagem da peça que revive a história do Messias. Motivados pela fé e pela paixão por atuar, os intérpretes acreditam que a arte é também uma forma de evangelizar o público e relembrar os momentos vividos e os ensinamentos pregados pelo personagem mais influente da história da humanidade.

A figurinista Sanzia Márcia destacou a importância econômica e cultural da programação. “É um grande evento que movimenta toda a cidade. Participam pessoas de todas as comunidades, aquece o comércio e cria oportunidades de geração de renda para milhares de famílias. É uma atividade que acima de tudo incentiva a arte, a cultura e valoriza os artistas da terra”, ressaltou.

Fontes:

http://www.paraiba.com.br/2016/02/08/38467-definido-elenco-da–paixao-de-cristo–auto-de-deus-2016

http://www.manchetepb.com/paixao-de-cristo-sera-realizada-na-praca-publica-do-geisel-em-joao-pessoa/

http://paraibaja.com.br/66684/cultura/jornalistas-estrelam-em-elenco-de-paixao-de-cristo-em-joao-pessoa/

http://portaldenoticiaspb.com/apresentadora-da-tv-arapuan-interpretara-madalena-na-paixao-de-cristo-auto-de-deus/

http://www.portaldolitoralpb.com.br/definido-elenco-da-paixao-de-cristo-auto-de-deus-2016/

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/companhias-se-preparam-para-encenar-paixao-de-cristo-nos-bairros/

http://correiodaparaiba.com.br/cidades/joao-pessoa/paixao-de-cristo-em-joao-pessoa-sera-nos-bairros-este-ano-confira-a-programacao/

Paixão de Cristo Auto de Deus_1
Paixão de Cristo Auto de Deus_2
Paixão de Cristo Auto de Deus_4
Paixão de Cristo Auto de Deus_5
Paixão de Cristo Auto de Deus_6
Paixão de Cristo Auto de Deus_7
Paixão de Cristo Auto de Deus_8
Paixão de Cristo Auto de Deus_9
Paixão de Cristo Auto de Deus_10
Paixão de Cristo Auto de Deus_11
Paixão de Cristo Auto de Deus_12
Paixão de Cristo Auto de Deus_13
Paixão de Cristo Auto de Deus_14
Paixão de Cristo Auto de Deus_15
Paixão de Cristo Auto de Deus_17
Paixão de Cristo Auto de Deus_18
Paixão de Cristo Auto de Deus_19
Paixão de Cristo Auto de Deus_20
Paixão de Cristo Auto de Deus_3
Paixão de Cristo Auto de Deus_16
  • TODOS OS SEGMENTOS
  • Artes Cênicas
    • Atores
    • Circo
    • Comédia
    • Dança
    • Outros
    • Teatro
  • Artes Visuais
    • Artes Plásticas
    • Atores
    • Cineastas
    • Cinema
    • Desenho
    • Design
    • Escultura
    • Fotografia
    • Grafite
    • Gravura
    • Outros
    • Quadrinhos
    • Vídeo
  • Artesanato
    • Barro
    • Bordados
    • Brinquedos
    • Cerâmica
    • Couro
    • Crochês
    • Decoração
    • Moda e Acessórios
    • Outros
    • Rendas
    • Utensílios Domésticos
  • Bandas Marciais
  • Culturas Identitárias
    • Ciganas
    • Indígenas
    • Outras
    • Quilombolas
  • Culturas Populares
    • Cordel
    • Crenças e Religiosidades
    • Mestres
    • Outras
    • Repentistas
  • Edificações
    • Edificações Históricas
    • Edificações Religiosas
    • Edificações Urbanas
    • Equipamentos Culturais
    • Outras
  • Eventos e Festas
    • Carnaval
    • Circuitos Turísticos Culturais
    • Eventos Culturais
    • Festas Juninas
    • Festas Municipais
    • Festas Temáticas
    • Festividades Religiosas
    • Outros
    • Paixão de Cristo
  • Gastronomia
  • Literatura
    • Ficção
    • Outros
    • Poesia
    • Prosa
    • Romances
  • Memórias
  • Moda
  • Municípios
  • Música
    • Arranjadores
    • Bandas e Grupos Musicais
    • Cantores
    • Compositores
    • Instrumentistas
    • Maestros
    • Músicos
    • Outros
  • Patrimônio Natural
  • Personalidades
  • Produtores e Ativistas Culturais
  • Quadrilhas Juninas

Parceiros: