O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 07/05/2016

Memorial do Cuscuz Tapioca na Lenha

O memorial do Cuscuz é um local onde predomina o rústico – naturalmente, o ambiente é especial, e as suas deliciosas iguarias são feitas a técnica antiga de moer o milho na pedra.
Data de publicação: maio 7, 2016

Município: Ingá – PB

Contato: (83) 99129-9456

E-mail: jane81.silva@gmail.com

O Memorial do Cuscuz foi criado por Maria Auxiliadora da Silva, e que todos chamam de Dona Lia. Ela conseguiu transformar um espaço bem pequeno de sua casa, resgatar o seu saber de cozinheira, e montou um lugar bastante atrativo.

Dona Lia é uma mulher simples e que cativa a todos com sua simpatia, e um largo sorriso no rosto. Ela recebe os visitantes com um abraço acolhedor, e faz com que todos se encantem com sua história de vida.

O memorial do Cuscuz é um local onde predomina o rústico – naturalmente, o ambiente é especial, e as suas deliciosas iguarias são feitas a técnica antiga de moer o milho na pedra. Neste cantinho tão simples, mas acolhedor é possível desfrutar de um autêntico cuscuz de cabeça amarrada, ou xerém, que são feitos na hora.

Dona Lia é a típica nordestina batalhadora, que lutou contra as adversidades que a vida lhe impôs, mas que não tiraram a capacidade de achar soluções para seguir em frente. Ela contou com ajuda do SEBRAE, que lhe deu o apoio necessário, e transformou o lugar em um ponto de cultura, atraindo visitantes pela sua rusticidade. O memorial deu tão certo que ela conseguiu criar suas duas filhas com o fruto do seu trabalho na sua cozinha artesanal, e agora encaminha o neto.

As deliciosas iguarias da cidadã cozinheira, o modo de preparo, o cotidiano da comunidade em que está inserida, e a própria história de vida da dona Lia transformaram-se em elementos do turismo de experiência, para quem aprecia o modo rural e genuíno. Mas, de tão rústico, chama a atenção pelos detalhes de cada cantinho acolhedor.

A riqueza imaterial no Memorial do Cuscuz e da Tapioca é tão presente no lugar, que não só é possível conhecer histórias de pessoas que lutam e usam da criatividade para mudar a realidade de vida. Mas também deslumbrar, a força da mulher que venceu sem sair do seu pedaçinho de chão, do habitat natural. Sem contar que consegue mostrar que é possível empreender com criatividade, e contribuir com a cultura paraibana.

Fontes:

http://www.paraibatotal.com.br/colunas/tampa–panela/65153-vivendo-e-aprendendo-com-o-turismo-de-experiencia-em-inga-e-alagoa-grande

http://festarmuito.com/turismo-de-experiencia-a-forca-da-vida-real-que-atrai-o-visitante/

http://blogdovavadaluz.com/noticias-da-terrinha/e-nana-garcez-continua-a-falar-sobre-inga-dessa-vez-do-memorial-do-cuscus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *