Paraíba Criativa
  • Notícias
  • Agenda
  • Inventário
  • Colaboração
  • Contato
  • Quem Somos
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook

Inventário

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • X
  • Y
  • W
  • Z
  • Como Pesquisar
  • Metodologias
  • 2.000 registros

Como localizar o agente ou expressão inventariada

O foco de nossas pesquisas inventariantes é o artista, o criador, o responsável pela obra autoral. Registramos, então, neste Portal, o agente cultural nascido ou residente na Paraíba, que cria ou representa determinadas expressões artísticas, e suas obras; em textos e imagens.

Mas também inventariamos expressões da cultura material e imaterial que não possibilitam a identificação do autor, caso do conjunto histórico-arquitetônico, como igrejas, monumentos, casarios e demais construções antigas; equipamentos culturais, a exemplo de teatros, centros e espaços de arte e cultura, museus, associações, entre outros; festividades e eventos culturais; costumes, tradições, memórias, culturas populares e identitárias, além de outros bens.

Assim, tanto a localização do agente cultural como da manifestação sem identificação autoral é possível em função do segmento a que pertencem, conforme a lista da coluna à direita disposta nas centenas de páginas de nosso Inventário.

Mediante a grande quantidade de atividades artísticas e manifestações culturais da Paraíba, enfrentamos a desafiadora tarefa de realizar uma divisão taxionômica de todos os segmentos identificados que se mostrasse mais racional e coerente possível, de modo a evitar uma listagem muita extensa, com dezenas de tópicos. Decidimos por uma taxionomia que reúne 16 áreas, algumas delas com diferentes subáreas. O primeiro segmento, “Artes Cênicas”, por exemplo, reúne quatro diferentes tipos de expressões artísticas: circo, comédia, dança e teatro, enquanto que o segundo, “Artes Visuais”, aglutina 14 tipos de manifestações, como “Artes Plásticas”, “Atores”, “Cineastas”, “Fotografia” e “Quadrinhos”, além de outros. Contamos com outros oito segmentos que também possuem subtemas.

De qualquer modo, aconselhamos que o pesquisador de nosso site, em seus primeiros acessos, visite todos os segmentos, de forma a conhecer as subáreas de cada um deles.

Para uma procura mais rápida e objetiva de algum registro inventariado, digite o nome do agente ou da expressão cultural no botão “Pesquisar”, disposto acima e à direita também nas centenas de páginas do Inventário.

Metodologias do Inventário Cultural do Paraíba Criativa

Nosso inventário possui metodologia própria, com identificação, mapeamento, diagnóstico, catalogação, classificação e interpretação do patrimônio cultural material e imaterial da Paraíba, tendo como pautas das pesquisas os agentes culturais do Estado e suas criações, objetos dos textos publicados neste site, acompanhados de suas respectivas galerias fotográficas.

A quantidade de bens culturais da Paraíba é gigantesca, de impossível mensuração, sendo que a cada dia identificamos novas expressões, fato que nos exige um exaustivo e contínuo trabalho diário, com avanços paulatinos, em esforços de “formiguinhas”. Porém, temos a satisfação de avançar cotidianamente, objetivando ser um dos maiores e mais completos sites sobre o mundo cultural de uma unidade federativa do Brasil.

Não realizamos pesquisas inventariantes frias e assépticas, evitando, assim, obter dados apenas quantitativos e descritivos, ineficazes para captar o espírito, emoções, perfis criativos e detalhes mais significativos do agente cultural pesquisado e suas criações.

No que tange às ações executivas de nosso inventário, inicialmente realizamos pesquisas de gabinete com coleta de dados em fontes secundárias: sites, blogs e redes sociais na internet, jornalísticos ou não, livros, jornais e revistas impressos; como também em fontes primárias: entrevistas com contatos por e-mail e telefone com produtores culturais e artistas responsáveis pela criação e reprodução das expressões imateriais, e com agentes conhecedores de bens materiais.

Também realizamos, de forma dinâmica e contínua, amplas e dinâmicas pesquisas de campo, com detalhadas observações in loco, importantíssimas e indispensáveis, mediante seus objetivos de registrar com textos, fotos e vídeos bens materiais e expressões imateriais de toda a Paraíba, inclusive aqueles já previamente identificados e inventariados nas pesquisas de gabinete. No caso, diferentes equipe s de nosso Paraíba Criativa se deslocam regular e intensivamente por diferentes regiões do Estado para realizar o intenso trabalho inventariante do Programa, prática, com custos cobertos pelo financiamento do Proext / MEC / SESu, que possibilita uma interpretação mais ampla e detalhada da realidade vivida pelos agentes culturais, de modo a evitar uma inventariação apenas formal e limitada, mas sim compreender a alma do lugar, os perfis e emotividades de seus agentes culturais.

No link “Colaboração” solicitamos que aos agentes culturais paraibanos, ou qualquer outra pessoa interessada na cultura da terra, preencha, e nos envie o formulário que registra suas informações inerentes ao seu trabalho, ou de alguma manifestação cultural relevante de seu conhecimento. Pretendemos, assim, contar com uma rede cooperativa de informação, indispensável diante do volume de pesquisas a ser realizado.

2.000 registros

Mediante a reformulação deste nosso Portal, publicado recentemente, a quantidade de agentes e bens culturais inventariados ainda se encontra um pouco limitada, apesar de já contarmos com cerca de dois mil produtos prontos para a publicação, os quais vem sendo inseridos diária e paulatinamente. Por outro lado, considerando-se que finalizamos novos inventários a cada dia, projetamos fazer com que tenhamos até o final do próximo mês de agosto quase três mil expressões publicadas.

Mayana Neiva

10 de setembro de 2015

Naturalidade: Campina Grande-PB.

Nascimento: 15 de maio de 1983

Contato: (021) 2484 3860

E-mail: maurolemos@twogether.com.br (assessoria)

Instagram: https://www.instagram.com/mayananeiva/

Formação artístico-educacional: Graduada em Filosofia pela Universidade Católica de São Paulo. Curso de Dramatização na Universidade de São Francisco, Califórnia.

Atividades artístico-culturais: Atriz (teatro, cinema e televisão) escritora e cantora.

Premiações: Atriz revelação- Prêmio Arte Qualidade Brasil (2010) e Melhores do Ano-Domingão do Faustão (2011).

Mayana Maria Ramos Neiva despertou interesse para o mundo das artes cênicas aos 15 anos, quando saiu de casa para fazer um intercâmbio escolar, nos Estados Unidos. Aos dezenove anos, após voltar dos Estados Unidos, Mayana é descoberta enquanto representava em uma peça de teatro pela organização do certame Miss Paraíba, que a convence a participar do concurso. Ela então é coroada Miss Campina Grande, no ano de 2003, pelo concurso Beleza Paraíba. Na etapa estadual, vence e torna-se a Miss Paraíba do mesmo ano.

Sua estreia na televisão deu-se em 2007 com a minissérie A Pedra do Reino. Contudo, Mayana veio mesmo a se destacar como Karina na minissérie Queridos Amigos, em 2008. O convite para essa minissérie veio da autora Maria Adelaide Amaral, que conhecia seu trabalho no teatro com Antunes Filho. Em 2010, a atriz fez sucesso interpretando a personagem Desireé Oliveira na versão de 2010 da novela Ti Ti Ti, na Rede Globo; em 2011 Mayana participou da novela Cordel Encantado, na qual ela deu vida a cineasta Vicentina Celeste e em agosto do mesmo ano lançou seu primeiro livro, intitulado Sofia, de cunho infantil. No ano seguinte, 2012, ela entra para o elenco da minissérie Dercy de Verdade, em que foi a artista de teatro Olímpia. Já na novela Amor Eterno Amor interpretou a vilã Maria do Amparo.

Em 2013, a atriz protagonizou o curta-metragem O tempo que Leva, que participou de mais que dez festivais nacionais e internacionais, levando prêmios como o de melhor curta no Festival de Cine Latino Americano de La Plata, na Argentina, e melhor direção de arte no Festival Curta Coremas, na Paraíba, bem como no Florianópolis Audiovisual MERCOSUL. Também nesse mesmo ano esteve no elenco da novela global Sangue Bom, na qual interpretou a decidida Charlene.

“Minha mãe diz que fui determinada para nascer. E eu trouxe isso para a vida na hora de correr atrás dos sonhos e dos objetivos. É delicioso olhar para atrás e recontar essa história para mim mesma, mas sinto que há muito mais para ser desbravado”, conta a atriz.

A atriz paraibana que vivia em São Paulo mudou-se em 2014 para Nova Iorque-Estados Unidos onde pretende consolidar uma carreira internacional.

Em 2016 Mayana Neiva fez parte do elenco do longa metragem “Para Minha Amada Morta”, filme do diretor baiano Aly Muritiba.  O longa fez parte da mostra competitiva de longa-metragem do 10º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro em João Pessoa. O filme foi exibido gratuitamente com a apresentação da própria atriz aqui em João Pessoa.
Ainda em 2016 Mayana Neiva integrou o elenco da segunda temporada da série “O Hipnotizador” e junto com Fernando Alves Pinto foi destaque como únicos brasileiros na trama. De acordo com o jornal O Globo, a produção bilíngue e a atriz teve atuação em português e castelhano. A série foi rodada no Uruguai, e todo o restante do elenco é estrangeiro. A temporada estreou no dia 29 de outubro de 2017 no canal HBO.
Em 2017 o relacionamento de Mayana e Rich Torrisi acabou e a atriz voltou a viver no Brasil, assim voltando a fazer novelas.
Em 2020 a atriz se esforçou muito para interpretar a charmosa Karine de “Éramos Seis”, em entrevista para o jornal correio do estado ela fala “Eu já entrei com a novela caminhando. Então, é sempre uma coisa mais acelerada. Como a novela já havia sido escrita anteriormente, era um pouco mais estável do que outras narrativas. Então, usei muitas referências de filmes como ‘Garota Dinamarquesa’ e ‘O Talentoso Ripley’. Trabalhei, na verdade, com a ideia de humanizar uma personagem que traz uma série de pontos polêmicos, humanizando essas questões, enfim trabalhando com os diretores para trazer um 360º de uma história de conflitos”.

Filmografia Televisão: 

2007 – A Pedra do Reino (Heliana Swendson / Onça Caetana); 

2008- Queridos Amigos (Karina)- Episódio: “23 de março”;

2009- Som & Fúria (Fada Madrinha)- Episódio: “7 de julho”;

2010- Dalva e Herivelto (Conceição Sílvia Torelly); 

           Ti Ti Ti (Desirée Oliveira Bianchi);

2011- Batendo Ponto (Vitória Guimarães)- Episódio: “8 de maio”;

            Cordel Encantado (Vicentina Celeste)- Episódio: “23 de setembro”

2012- Dercy de Verdade (Olímpia);

           Amor Eterno Amor (Maria do Amparo Vieira / falsa Elisa);

2013-Sangue Bom (Charlene de Carvalho Rabelo)

2017- O Outro Lado do Paraíso (Leandra);

            O Hipnotizador (Mariela)- Episódio: “17 de dezembro”

2018- Rotas do Ódio (Carolina Ramalho)

Filmografia Cinema: 

2009- Os Normais 2 – A Noite mais Maluca de Todas (Francesa);

2013- Infância Clandestina (Carmem);

2014 –O Tempo que Leva (Jamila)- Curta-metragem;

2015- O Vendedor de Passados (Stela);

2016- Para a Minha Amada Morta (Raquel);

           Idée Fixe (Oja Kadar)- Curta-metragem;

2018- Beiço de Estrada (Dora);

2020- Águas Selvagens (Rita Azucena de Benítez).

Fontes:

http://www.paraibatotal.com.br/a-paraiba/cultura/personalidades/mayana-neiva

http://ego.globo.com/famosos/noticia/2013/07/em-sangue-bom-mayana-neiva-celebra-30-anos-sou-meio-peter-pan.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mayana_Neiva

https://www.correiodoestado.com.br/correio-b/entrevista-com-mayana-neiva/368709

https://www.estrelando.com.br/nota/2020/03/11/mayana-neiva-fala-da-repercussao-da-infidelidade-de-karine-sua-personagem-em-eramos-seis—muita-gente-incentiva-246502

https://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/mayana-neiva-uma-atriz-incansavel-no-oficio-de-encantar.html

https://revistamarieclaire.globo.com/Celebridades/noticia/2018/07/vivendo-nos-eua-atriz-mayana-neiva-estreia-em-serie-da-netflix-no-pais.html

https://natelinha.uol.com.br/series/2016/11/29/mayana-neiva-e-excecao-em-serie-da-hbo-e-sera-unica-brasileiro-no-elenco-103676.php

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/12/filme-com-atriz-paraibana-mayana-neiva-e-lancado-em-joao-pessoa.html

https://estacaonerd.com/segunda-temporada-de-o-hipnotizador-serie-original-da-hbo-estreia-em-29-de-outubro/

Mayana Neiva_Sofia
Mayana_Neiva
Mayana-Neiva 2
Mayana-Neiva
Mayana 2
Mayana Neiva
Mayana Neiva_A pedra do reino
MAYANA_Neiva_Andre_Arruda
Mayana Neiva
O-Hipnotizador-2--300x194
  • TODOS OS SEGMENTOS
  • Artes Cênicas
    • Atores
    • Circo
    • Comédia
    • Dança
    • Outros
    • Teatro
  • Artes Visuais
    • Artes Plásticas
    • Atores
    • Cineastas
    • Cinema
    • Desenho
    • Design
    • Escultura
    • Fotografia
    • Grafite
    • Gravura
    • Outros
    • Quadrinhos
    • Vídeo
  • Artesanato
    • Barro
    • Bordados
    • Brinquedos
    • Cerâmica
    • Couro
    • Crochês
    • Decoração
    • Moda e Acessórios
    • Outros
    • Rendas
    • Utensílios Domésticos
  • Bandas Marciais
  • Culturas Identitárias
    • Ciganas
    • Indígenas
    • Outras
    • Quilombolas
  • Culturas Populares
    • Cordel
    • Crenças e Religiosidades
    • Mestres
    • Outras
    • Repentistas
  • Edificações
    • Edificações Históricas
    • Edificações Religiosas
    • Edificações Urbanas
    • Equipamentos Culturais
    • Outras
  • Eventos e Festas
    • Carnaval
    • Circuitos Turísticos Culturais
    • Eventos Culturais
    • Festas Juninas
    • Festas Municipais
    • Festas Temáticas
    • Festividades Religiosas
    • Outros
    • Paixão de Cristo
  • Gastronomia
  • Literatura
    • Ficção
    • Outros
    • Poesia
    • Prosa
    • Romances
  • Memórias
  • Moda
  • Municípios
  • Música
    • Arranjadores
    • Bandas e Grupos Musicais
    • Cantores
    • Compositores
    • Instrumentistas
    • Maestros
    • Músicos
    • Outros
  • Patrimônio Natural
  • Personalidades
  • Produtores e Ativistas Culturais
  • Quadrilhas Juninas

Parceiros: