O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 05/11/2015

Maria das Dores Pereira

É mais conhecida na comunidade onde mora como “Dorinha”. Ela participa de um grupo de artesãs denominado “Sereias da Penha”. E produz “Biojoias” com escama do peixe.
Data de publicação: novembro 5, 2015

Naturalidade: João Pessoa – PB

Técnica Artesanal: Confecção de biojoias.

Matéria-prima: Escama de Peixes

Peças Produzidas: Pulseiras, braceletes, colares, e outros acessórios.

Maria das Dores Pereira, mais conhecida na comunidade onde mora como “Dorinha”. Ela participa de um grupo de artesãs denominado “Sereias da Penha”. O grupo foi criado a partir das necessidades apresentadas pelas mulheres da Associação Comunitária da Penha.

Nesse grupo a artesã teve a oportunidade de realizar um curso profissionalizante sobre “Biojoias”.  Onde desenvolveu a técnica de produzir peças através da escama do peixe.

Quando os primeiros raios de sol despontam no céu da Penha, Dorinha está pronta para mais um dia de trabalho, em casa e na Associação. Ela começa separando cuidadosamente, por tamanhos, as escamas de Camurupim, um peixe da região. Após passar por todo processo de limpeza, coloração e separação, elas são furadas. E transformam-se em lindas pulseiras, braceletes, colares, e demais acessórios.

Dorinha é uma mulher simples, dona de casa, esposa, mãe e mulher que consegue intercalar os serviços domésticos, com os trabalhos de empreendedora. O marido da artesã trabalha como pescador. E com a atividade artesanal ela consegue contribuir com a renda familiar.

“Não temos renda fixa. A mudança está vindo agora. Está sendo maravilhoso esse trabalho! É tão gratificante que não tenho palavras”.  Dorinha diz emocionada.

O projeto “Sereias da Penha” é pioneiro em João Pessoa e o sucesso deve-se ao fortalecimento da parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do programa João Pessoa Artesã (JPA), com o Instituto Federal de Educação (IFPB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que possibilitou a inclusão social com a apropriação da cultura local na comunidade da Praia da Penha.

Na Semana da Mulher (1 a 8 de março/2015), Dorinha viveu uma experiência que segundo ela foi um “divisor de águas”. Ela participou junto com as Sereias da Penha (Projeto na qual faz parte) de uma oficina de Artesanato na Associação Comunitária, onde aprendeu a produzir novas peças e acessórios com o famoso estilista Ronaldo Fraga.

O talento das sereias paraibanas serviu como fonte de inspiração para Ronaldo. E o resultado das criações fez parte da coleção apresentado pelo designer no mês de Maio/2015, no São Paulo Fashion Week.

Fonte:

http://www.wscom.com.br/noticia/paraiba/PECAS+DE+ARTESAS+DA+PENHA+VAO+AO+SPFW-184081

http://danadices.com/noticia/2015/03/08/sereias-da-penha

http://novo.clipclipping.com.br/estadual/ler/noticia/2245157/cliente/231

https://sereiasdapenha.wordpress.com/2015/04/27/equipe-3/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *