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Data de publicação do verbete: 07/05/2016

Manuel Camilo dos Santos

Cantador violeiro, poeta popular, tipógrafo, xilógrafo, horoscopista, escritor e editor. Em 1975 recebeu o diploma de melhor poeta popular do Brasil.
Data de publicação: maio 7, 2016

Naturalidade: Guarabira – PB

Nascimento: 09 de junho de 1905 / Falecimento: 08 de abril 1987

Atividades artístico-culturais: Cantador violeiro, poeta popular, tipógrafo, xilógrafo, horoscopista, escritor e editor.

Publicações: Primeiros folhetos: O Romance de Abel com Margarida e Peleja com Pedro Simão; Livros de Poesia: Autobiografia do poeta (1979); O caboclo do bode (1974)¸Viagem a São saruê, obra traduzida para o francês (1956); O Sabido sem estudo (1955).

Homenagens, títulos e prêmios:

1955 – Recebeu o Diploma no Congresso de Poetas e Repentistas de Salvador-Bahia.

1960 – Diploma no Segundo Congresso de Poetas e Violeiros de São Paulo-SP;

1975 – Diploma de melhor poeta popular do Brasil e prêmio de cinco mil cruzeiros concedidos pela Universidade Regional do Nordeste, em solenidade no Museu de Artes Assis Chateaubriand em Campina Grande-PB;

1978 – Patrono da Casa de Cultura São Saruê, cujo nome é uma referência ao poema “Viagem a São Saruê”, no Rio de Janeiro-RJ.

Manuel Camilo dos Santos foi criado na agricultura, mas a partir dos 18 anos dedicou-se ao comércio ambulante juntamente com o seu pai. Em 1936, já morando na capital João Pessoa e trabalhando como marceneiro, adotou a cantoria como profissão, porém em 1940 abandona o ofício, transfere-se para Campina Grande e lá inicia sua vida de poeta popular.

Em 1942, instalou em Guarabira, numa pequena e rudimentar tipografia, a “Folhetaria Santos”. Em 1953 a folhetaria foi transferida para Campina Grande com o nome “A Estrela da Poesia”.

No ano de 1975, Manuel Camilo dos Santos recebeu o diploma de melhor poeta popular do Brasil.

Tendo publicado, de autoria própria, mais de 150 folhetos, teve como obra-prima, segundo o pesquisador Atila de Almeida, o folheto Viagem a São Saruê, que teve uma versão para o idioma francês “Voyage a São Saruê”, feita pela professora Idelete Muzart. Orígenes Lessa o chamava de “outro gigante do Nordeste” ou “uma das mais extraordinárias figuras dessa literatura – de cordel”.

Muitos foram os seus títulos reeditados: O clássico “Viagem a São Saruê”, As palhaçadas de Biu, O sabido sem estudo e O filho de Garcia, entre outros. Se no primeiro folheto o autor se desvia das temáticas tradicionais (cangaço, pelejas, religião), e viaja em sonhos que, segundo Orígenes Lessa, é uma versão sertaneja do Vou-me embora pra Pasárgada, de Manuel Bandeira; no último folheto, conforme a opinião de Augusto de Campos, ele produz um poema de vanguarda, uma “concreção”.

Foi membro fundador da Academia Brasileira de Cordel, onde ocupou a cadeira nº25.

Como viveu grande parte de sua história na cidade de Campina Grande-PB, em sua homenagem, durante os festejos do Maior São João do Mundo, no Arraial Sítio São João, é instalada uma casa-folhetaria na qual ficam abertos para visitação pública peças e maquinários da Estrella da Poesia.

Manuel Camilo conviveu com intelectuais, tais como: Ariano Suassuna, João Silveira, Orígenes Lessa, Sebastião José do Nascimento, entre outros. Dialogando também com intelectuais da literatura cordelista, entre os quais destacamos Manoel Caetano e Zé Nogueira.

O poeta discutiu em suas obras determinados temas com raízes nordestinas, entre eles: o cangaço, a seca, o matuto, a fome, etc. Ele conferiu a seus cordéis, temáticas próprias da região Nordeste, percebendo-se que em centenas deles, essas temáticas se destacam (GOMES; BEZERRA, 2015).

Com relação às temáticas por ele exploradas em sua produção, destacamos dois cordéis romances, entre eles: “A Bela Sertaneja” e “Amantes Encarcerados”; histórias do cangaço, como o “Terror do Banditismo” e “Monstros da Paraíba”; aventuras, como “As aventuras de Pedro Quengo”; pelejas, como “A primeira peleja de Manoel Camilo dos Santos como Romano Elias”; religiosidade como “Nascimento vida e morte de Jesus”; entre outros cordéis (GOMES; BEZERRA, 2015).

Segundo Orígenes Lessa, o poeta Manuel Camilo é “uma das mais extraordinárias figuras dessa literatura tão rica de colorido e tão inesperada beleza e de inspiração”. Orígenes Lessa.

Autobiografia do Poeta

(…) Deus a todos deu um dom

para com ele viver.

quem logo acertar com o seu

vive bem e tem prazer

e o que não acertar

só leva a vida a sofrer.

Uns têm o dom para artes

outros para a agricultura.

já outros para a ciência

porém outros é pra leitura.

enquanto uns vivem da música

outros exercem a pintura.

Alguns têm o dom profético

outros o dom da cirurgia

uns têm o dom de comércio

o meu dom é poesia.

e nele graças a Deus

vivo bem, tenho alegria.

Cada um para o que nasce

apoiado este dizer.

mas muitos deixam o seu dom

pensando enriquecer.

vão procurar longe

onde só acham o sofrer.

Viagem a São Saruê

Doutor mestre pensamento

me disse um dia: – Você

Camilo vá visitar

o país São Saruê

pois é o lugar melhor

que neste mundo se vê.

Eu que desde pequenino

sempre ouvia falar

nesse tal São Saruê

destinei-me a viajar

com ordem do pensamento

fui conhecer o lugar.

 

Iniciei a viagem

as quatro da madrugada

tomei o carro da brisa

passei pela alvorada

junto do quebrar da barra

eu vi a aurora abismada.

 

Pela aragem matutina

eu avistei bem defronte

a irmã da linda aurora

que se banhava na fonte

já o sol vinha espargindo

no além do horizonte.

 

Surgiu o dia risonho

na primavera imponente,

as horas passavam lentas

o espaço encandescente

transformava a brisa mansa

em um mormaço dolente.

(p. 1)

[…]

Este folheto traz nuances de um imaginário, remontando a uma terra que esbanja fartura, lugar impossível de existir, exalando paralelamente uma utopia, que se entrelaça em seus escritos.

 

Fontes:

http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/ManuelCamilo/manuelCamilo_biografia.html

http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Manoel+Camilo+dos+Santos&ltr=m&id_perso=460

http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/7564.pdf

ALMEIDA, Átila; ALVES SOBRINHO, José. Dicionário biobibliográfico de poetas populares. 2ª ed., Paraíba: UFPB, 1990.

GOMES, Germana Guimarães; BEZERRA, Aluska Karla Alves. O DISCURSO regionalista nordestino nos cordéis de Manoel Camilo dos Santos. Disponível em: <http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/ST%2018%20-%20Germana%20Guimar%C3%A3es%20Gomes%20e%20Aluska%20Karla%20Alves%20Bezerra%20TC.PDF. Acesso em: 30 set. 2015.

Pesquisador: José Paulo Ribeiro, e-mail: zepaulocordel@gmail.com.

Uma resposta

  1. Sou Paulo Lopes João pessoa
    Grande admirador do poeta
    Manoel Camilo, amigo do meu pai,
    Já falecido,,,
    Gostaria muito de poder contemplar algumas obras do Mestre Manoel Camilo,

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