O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 05/05/2020

Lajedo do Bravo

Localizado no sítio bravo, este geossítio tem como principal característica suas formações geomorfológicas, e a pluralidade de fauna e flora, peculiares desta região. 
Data de publicação: maio 5, 2020

Município: Boa Vista – PB

Localização: Sítio Bravo 

Distância da Capital: 185 km

Horário de funcionamento: As visitas podem ser agendadas todos os dias.

Contato: 988911148 (Douglas) ou  991324718 (Djair Fialho)

Localizado no sítio bravo, a 11 km de distância da cidade de Boa Vista e a 185 km da Capital João Pessoa, na região do semiárido e cariri paraibano, este geossítio de 4,35 km² tem como principal característica suas formações geomorfológicas, e a pluralidade de fauna e flora, peculiares desta região. 

Os matacões, como são chamados os rochedos de formatos arredondados, trazem escritas rupestres que testemunham a passagem e ocupação do bravo por civilizações pré-históricas e por seres da megafauna. Aqui observa-se, num contraste com o céu, uma imensidão de elementos que dão o nome à paisagem e suas formas, são furnas, lagoas naturais, cemitérios indígenas, lendas e sabedorias populares que permitem ao visitante uma experiência de imersão única. A chamada trilha pré-histórica polida tem 924 m de extensão e pode ser percorrida pelos visitantes, pesquisadores e quem mais estiver disposto a se aventurar nos caminhos sinuosos e cheios de surpresas. Todas as visitas são acompanhadas por guias, geralmente moradores capacitados.

O lajedo do bravo, assim como a população do sítio Bravo, formam um conjunto de especial interesse, especialmente quando observamos seu potencial para o desenvolvimento do turismo de base comunitária, ecológico e sustentável. 

Para se hospedar por lá, somente na casa de moradores, na própria comunidade. Um pequeno núcleo de residências e elementos que marcam aquela paisagem modesta habitada. Desde as estradas de terra vermelha, e das  indústrias de extração de bentonita, variadas cores pintam o cenário do cariri e em contraste com o céu, anunciam outros pontos marcantes da paisagem como: a igrejinha, a escola, no centro da vila um campo de futebol e uma frondosa algaroba, árvore de médio porte originária dos andes que se adaptou ao clima do nordeste e hoje salpica de verde os cenários mais áridos.

O clima, como esperado, requer cuidados devido às altas temperaturas e escassez de sombras. Pela manhã em torno 27°, a tarde média de 35°, Noite 20°. Importante para as visitas o uso de roupas leves, mas que protejam de  plantas espinhosas, urtigas, etc. Uso de calçados adequados e protetores para o sol, que aqui dita a rotina das famílias.

Jakson Braz

Fontes:

Entrevista com Djair Fialho ( arqueólogo e pesquisador), concedida ao arquiteto Jakson Braz.

Imagens: arquivo pessoal ( Jan/2020)

https://geoparquecariri.wordpress.com/lajedo-do-bravo/

https://www.sinageo.org.br/2018/trabalhos/5/5-460-536.html

http://www.editora.ufc.br/images/imagens/pdf/geografia-fisica-e-as-mudancas-globais/344.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *