O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 19/02/2022

Juliette Freire

Maquiadora, advogada, cantora, apresentadora e influenciadora digital. Campeã do Big Brother Brasil 2021.
Data de publicação: fevereiro 19, 2022

Naturalidade: Campina Grande-PB

Nascimento: 3 de dezembro de 1989

Atividades exercício-profissionais: Maquiadora e advogada

Atividades artístico-culturais: Cantora, apresentadora e influenciadora digital

Instagram: https://www.instagram.com/juliette/

Facebook (page): https://pt-br.facebook.com/freirejuliette/

Twitter: https://twitter.com/juliette 

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCRXk7HpX3hbm9wBkm1crYlQ

Site: http://juliette.art.br/ 

Spotify: https://open.spotify.com/artist/5coW9ioCpvEYGx4v1nvWec

Juliette Freire Feitosa, conhecida como Juliette Freire, nasceu em Campina Grande em 3 de dezembro de 1989. Filha de Fátima Freire, cabeleireira, e do mecânico Lourival Feitosa, Juliette vem de origem humilde e trabalhava desde pequena ajudando a mãe no salão, no entanto, ela pensava como deveria ser encantador se pudesse, de fato, permitir-se estudar para ser cantora profissional. “Mas a minha vida era muito dura e eu precisava trabalhar”, conta. Por isso, a música em sua vida ocupava o lugar dos sonhos, da brincadeira.

Com quatro irmãos mais velhos do lado paterno, Juliette viveu uma grande dor com a morte da irmã caçula em 2009, Julienne, que tinha dezessete anos de idade, vítima de acidente vascular cerebral (AVC). “Era dia 2 de julho e você virava uma estrela. Prometi que te faria sorrir. Espero que esteja orgulhosa. Você vive em mim!”, afirmou a maquiadora e advogada em uma postagem no instagram, 12 anos depois. De acordo com Juliette após perder a irmã, ela aprendeu a viver intensamente.

Juliette cantava o tempo todo. Gostava de ninar a irmã com a canção “João e Maria”, de Chico Buarque, cujos versos finais dizem assim: “Pois você sumiu no mundo sem me avisar/ E agora eu era um louco a perguntar/ O que que a vida vai fazer de mim?”.

Com Julienne e um dos irmãos, também gostava de cantar as músicas do grupo de pagode “É o Tchan!”, cujas coreografias algo libidinosas fazia questão de imitar com perfeição. “Era uma farra”, ela recorda-se, aos risos. “Sempre tive a música para ouvir — Chico Buarque, Caetano Veloso, Chico César — e a música para brincar”, diz. Nessa última categoria, além do axé da Bahia, entravam também Mamonas Assassinas e Tchakabum, grupo carioca que lançou a dançarina Gracyanne Barbosa para a fama.

Quando iniciou a vida acadêmica, matriculou-se inicialmente no curso de Letras, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mas por achar a advocacia uma carreira mais promissora financeiramente, ingressou no curso de Direito, graduando-se em 2017. Em seu trabalho de conclusão de curso, abordou a relação entre Direito e Literatura na obra Medida por Medida, de William Shakespeare.

Apesar de ter nascido em Campina Grande morava em João Pessoa e trabalhava como maquiadora – além de se dedicar aos estudos para concursos públicos, tendo declarado que desejava se tornar delegada- antes de entrar na vigésima primeira temporada do Big Brother Brasil, reality show global.

Juliette foi convocada para o programa em janeiro de 2021, e sofreu um dilema pois o edital para o concurso que tanto esperava, de delegado federal, havia acabado de sair.

Quando o dia amanheceu, ela se encontrou com o funcionário da TV Globo disposta a dizer “não, obrigada, tenho outros planos para a minha vida”. Mas algo a desarmou. O homem carregava malas, vazias. Abriu-as diante de Juliette. “Vamos?”. Ela olhou para aquele vácuo e resolveu, então, ocupá-lo. Encheu as malas com roupas e, como nunca permitira-se antes, também com sonhos. “Foi isso o que Deus escolheu pra mim”, decidiu. E então disse sim.

Entrou no grupo “Pipoca”, destinado aos candidatos anônimos que se inscreveram. Na primeira semana, por votação popular, a paraibana ganhou imunidade. No começo do programa, parte do público considerou que Juliette era rejeitada e excluída pelos outros participantes, fazendo ela ganhar uma grande torcida.

De acordo com Alana Villela, assessora de comunicação, o perfil de oprimida e formadora de opinião de Freire “arrebata o público que se reconhece nessa jornada ‘heróica’.” Outras análises sobre o “fenômeno Juliette Freire” citaram seu carisma, personalidade forte, empatia “características nordestinas”.

Sempre enaltecendo a Paraíba e sua cultura, o fenômeno Juliette Freire se tornou sucesso e levou o nome do estado para o Brasil. Dentro do reality ela sofreu xenofobia, mas mostrou a força do Nordeste e conquistou milhares de fãs, denominados Cactos. Para ter noção do tamanho do sucesso de Juliette: A maquiadora campinense se tornou a participante mais seguida no Instagram durante sua trajetória no Big Brother Brasil 21. Antes do reality ela tinha pouco mais de três mil seguidores, durante o programa ultrapassou os 24 milhões. Juliette também se tornou a BBB que mais ganhou seguidores durante o confinamento na história do programa. Ela também terminou o BBB21 como a participante mais citada em todos os 100 dias de programa de acordo com a UOL. Além disso, Juliette conquistou a torcida de vários artistas e foi inspiração para músicas, desenhos, gastronomia e virou até personagem de um jogo.

“Juliette você é um fenômeno. No palco montado pelo público, você nunca saiu do primeiro lugar” , disse Tiago Leifert no discurso final, ao anunciar a vitória de Juiette com 90,15% dos votos.

Após se consagrar campeã do Big Brother Brasil 21, em uma final que teve a melhor audiência em 11 anos, no dia 4 de maio de 2021,  em 3 de junho, Juliette fechou contrato com a Globo e passou a ser embaixadora da plataforma de streaming Globoplay. No dia 18 de junho, Juliette anunciou no programa Mais Você que seria lançada uma série documental sobre a sua vida antes, durante e após o BBB21. O projeto, intitulado “Você Nunca Esteve Sozinha: O Doc de Juliette” teve uma temporada e contou com 6 episódios lançados semanalmente no Globoplay, o primeiro episódio foi disponibilizado dia 29 de junho de 2021.  A Sinopse descreve:

Esta série documental do Globoplay conta a história de Juliette Freire, campeã do Big Brother Brasil 21 e fenômeno nas redes sociais. Ao longo de seis episódios, a produção resgata as origens da advogada e maquiadora que nasceu no interior da Paraíba, passando por sua relação com amigos e familiares, bem como momentos difíceis que marcaram sua trajetória – por exemplo, a morte de sua irmã mais nova, que sofreu um AVC aos 17 anos. A biografia de Juliette também inclui as escolhas profissionais que acabaram levando-a para o BBB, um divisor de água em sua vida. Sem esquecer, claro, de uma das grandes paixões da ex-participante: a música.

Durante e após a participação no reality a paraibana recebeu diversos prêmios e honrarias:  No dia 6 de abril de 2021 recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de João Pessoa, por valorizar a Paraíba e a capital estadual para todo o Brasil, bem como suas raízes, cultura e costumes nordestinos. Recebendo assim, com unanimidade, pelos vereadores o Voto de Aplauso.

Em 13 de abril de 2021, foi agraciada com a Medalha Epitácio Pessoa, conferida pela Assembleia Legislativa da Paraíba, em votação unânime dos deputados. Em sua justificativa, o autor da proposta argumentou: “O amor e cumplicidade de Juliette por nossa Paraíba lhe transformam na maior influenciadora personagem do nosso desenvolvimento. Ela consegue divulgar a Paraíba como destino turístico melhor do que qualquer agente público conseguiria fazê-lo.” A medalha é a mais alta honraria concedida pelo parlamento paraibano.

Também ganhou o título de cidadã pessoense, aprovado em 13 de Maio de 2021, pela Câmara de Vereadores de João Pessoa. Outros câmaras de municípios da Paraíba também prestaram a homenagem, como a Câmara Municipal de Bayeux e a Câmara Municipal de Campina Grande.

Juliette se mostrou bastante orgulhosa de suas origens: “Minha base e minha raiz será na Paraíba. Vou deixar minha mãe e meus irmãos confortáveis e vou ficar trabalhando pelo mundo”, afirmou.

Tanto sucesso e carisma também lhe redenram muitas homenagens em forma de músicas: A cantora Bruna Ene escreveu a música Errante. O compositor paraibano Shylton Fernandes fez a música Juliette, atingindo milhões de visualizações. Carlinhos Brown também lançou uma música com parceria de Jorge Zárath; a canção foi intitulada Juliette, Mon Amour; Renata Arruda e Noel Tavares fizeram a música Juliette é pau. Além destas, pelo menos 26 músicas já foram gravadas com o mesmo intuito.

O sucesso como cantora também veio. A artista já cantou com  Gilberto Gil, Alceu Valença, Elba Ramalho, Israel e Rodolffo, Wesley Safadão, Xand Avião, entre outros.

“Foi um susto as pessoas me enxergarem como cantora”, afirmou. Mas o susto passou e a carreira alavancou. Juliette assinou com a Rodamoinho Records, em parceria com a Virgin Music Brasil, e anunciou em agosto de 2021 que lançaria seu primeiro extended play (EP), autointitulado, com seis canções: “Bença”,”Diferença Mara”,”Doce”,”Sei lá”, “Benzin” e “Vixe que gostoso”. Na véspera do lançamento, o EP já havia batido recorde de pre-saves nacional no Spotify, com 222 mil inscrições. Em todas as plataformas, havia cerca de 600 mil inscritos. Juliette foi lançado no dia 2 de setembro de 2021 para download digital e streaming.  O single “Diferença Mara” foi o escolhido para seu primeiro videoclipe, com direção de Giovanni Bianco, que comentou:

“Gravar esse clipe foi um momento muito emocionante. Era um sonho para mim desde o primeiro momento em que vi a Juliette. Ela é uma pessoa que tem o ‘coração na frente’ e eu tenho uma ligação forte com pessoas assim. Além de tudo, ela ama arte. Eu tô muito feliz de ser a pessoa a dirigir o primeiro videoclipe dela – é uma honra sem tamanho. Ela é um talento inacreditável e muito maior do que ela acredita”.

O vídeo foi lançado dia 6 de setembro de 2021 no canal oficial do YouTube de Juliette.

Em 13 de setembro, Juliette Freire acrescentou “apresentadora” ao seu currículo.  A paraibana faz sua estreia no comando do programa musical que levou seu nome, o “ TVZ temporada Juliette ”, no Multishow.

Em novembro do mesmo ano ela estreou, também em seu canal do Youtube, o projeto “Juliette Sessions”, com versões ao vivo, gravadas em clima intimista.

Juliette começou 2022 alçando voos ainda mais altos, se lançando em carreira internacional, em feat com Alok e Luis Fonsi. A canção é intitulada “Un ratito”, que na tradução do espanhol para o português significa “Um momento” foi disponibilizada em 14 de janeiro. O single liderou o ranking do iTunes em mais de 40 países – dando a Alok e Juliette o título dos primeiros brasileiros a alcançar tal marca -, foi trilha de inúmeros challenges no TikTok e estreou no Top 50 do Spotify Brasil, na posição 44º.

A parceria de Alok e Juliette, ganhou um registro audiovisual disponibilizado no canal do DJ no YouTube. O videoclipe contou ainda com a colaboração de Luis Fonsi, Lunay e Lenny Tavárezque gravaram suas cenas em Miami.

A artista já pretendia fazer shows ainda no primeiro semestre de 2022:

Todo artista me diz isso, ‘você vai sentir de verdade quando você subir num palco e fizer seu show’. Eu quero muito sentir isso, vai ser uma experiência pra mim. Eu tô dizendo a todo mundo, ‘esse show vai ser a minha experiência’, tipo, qual o caminho, algo desse tipo. Estou muito ansiosa“, revelou Juliette.

A primeira turnê lançada pela cantora, intitulada “Caminho”, começou dia 26 de março de 2022, no Rio de Janeiro, e passou por várias capitais brasileiras, incluindo João Pessoa.

Os shows traziam ao público as raízes da cantora, como ela mesma disse:

“Nesse momento do show [abertura de Caminho], eu trago todas as minhas raízes, minhas referências aparecem no telão, os meus ídolos nordestinos.”

Em um bate-papo com a revista ‘Quem’, Juliette revelou o ”mix de sentimentos” antes de subir ao palco durante os shows.

”Fiz poucos shows e ainda fico em pânico em todos eles. Morro de medo e de ansiedade. Quando eu entro no palco, só depois da terceira música que eu começo a respirar. Eu fico em apneia até esse momento. Fico tensa. Só quando consigo relaxar é que eu sinto essa energia das pessoas chorando, sorrindo, pulando… É uma troca muito boa, que me faz ver que tudo vale a pena. A guerra que eu enfrentei agora vale a pena. É um caminho e eu estou nele”, disse a paraibana.

Em 24 de junho de 2022 fez a sua estreia como atração de destaque no São João de Campina Grande, sua terra natal.

Recentemente, a paraibana divulgou o álbum Caminho (Ao Vivo), registro do show de estreia de sua primeira turnê.

Fontes:

https://www.purepeople.com.br/noticia/juliette-recorda-morte-da-irma-aos-17-anos-apos-avc-vive-em-mim_a320928/1

https://pt.wikipedia.org/wiki/Juliette_Freire

https://extra.globo.com/famosos/juliette-do-bbb-21-viveu-tragedia-com-morte-de-irma-aos-17-anos-vitima-de-avc-24859874.html 

https://vogue.globo.com/moda/noticia/2021/09/juliette-na-vogue-nao-entrei-em-um-reality-show-para-me-tornar-escrava-de-nada-nao-sou-um-produto-ou-um-objeto.html

https://www.paraibacriativa.com.br/paraibana-juliette-freire-e-a-campea-do-bbb21/

https://f5.folha.uol.com.br/televisao/bbb21/2021/05/bbb-21-final-que-consagrou-juliette-teve-melhor-audiencia-em-11-anos.shtml 

https://www.adorocinema.com/series/serie-29475/ 

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2021/05/13/juliette-campea-do-bbb21-ganha-titulo-de-cidada-de-joao-pessoa.ghtml 

https://odia.ig.com.br/dmulher/2021/09/6236999-juliette-estreia-na-carreira-musical-quebrando-recordes-foi-um-susto-as-pessoas-me-enxergarem-como-cantora.html 

http://artecult.com/juliette-diferenca-mara/

https://poltronavip.com/live-sessions-juliette-inicia-projeto-com-versao-intimista-de-benca-assista/

https://extra.globo.com/tv-e-lazer/musica/juliette-se-lanca-em-carreira-internacional-em-feat-com-alok-luis-fonsi-cantor-do-hit-despacito-meu-nome-ansiedade-25348543.html 

https://portalpopline.com.br/un-ratito-parceria-de-alok-e-juliette-ganha-clipe-sensual/

https://www.em.com.br/app/noticia/cultura/2021/09/13/interna_cultura,1304890/juliette-faz-sua-estreia-como-apresentadora-nesta-segunda-feira.shtml

https://capricho.abril.com.br/moda/juliette-conta-todos-os-detalhes-do-seu-figurino-na-turne-caminho/

https://br.vida-estilo.yahoo.com/fico-em-p%C3%A2nico-em-todos-130000554.html 

https://auniao.pb.gov.br/servicos/copy_of_jornal-a-uniao/2022/agosto/jornal-em-pdf-03-08-22-cdepc.pdf/view