O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 23/07/2019

José Octávio de Arruda Mello

Professor, jornalista, escritor e historiador, José Octávio de Arruda Mello nasceu no dia 28 de março de 1940, em João Pessoa.
Data de publicação: julho 23, 2019

Naturalidade: João Pessoa-PB

Nascimento: 28 de Março de 1940

Atividade artísticos-culturais: jornalista, escritor e historiador

 

Professor, jornalista, escritor e, acima de tudo, historiador, José Octávio de Arruda Mello nasceu no dia 28 de março de 1940, em João Pessoa. Fez o curso primário e secundário em colégios de João Pessoa, bacharelando-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba. Posteriormente, graduou-se em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFPB. Possui cursos de Especialização em Técnicas e Métodos de Pesquisa Histórica, pelo Instituto de Filosofia e Ciências do Homem, na Universidade Federal de Pernambuco, fazendo, nesta mesma universidade, Mestrado em História. Obteve o título de doutor, em São Paulo. Ingressando no magistério, lecionou na Universidade Federal da Paraíba, nos cursos de Graduação e Pós-graduação de História; na Universidade Autônoma de João Pessoa e na Fundação Francisco Mascarenhas, de Patos.

José Octávio, no decorrer de sua vida profissional, tem desempenhado inúmeras atividades ligadas à área cultural do Estado, destacando-se: Coordenador do Setor de Tele-educação da Paraíba; Diretor Geral de Cultura; Diretor de Pesquisa e Programação Cultural da Fundação Casa de José Américo; Coordenador do V Festival de Verão, realizado em Areia (1980); membro do Conselho Estadual de Cultura; membro da Comissão Organizadora e Secretário Executivo das Comemorações do Centenário do Presidente João Pessoa; Diretor executivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba; membro da Academia Paraibana de Letras; Pesquisador bolsista do CNPq. como integrante do Grupo de Trabalho de Análise das Eleições de 1982, na Paraíba; membro do Conselho Deliberativo e Presidente da Comissão do IV Centenário da Paraíba; Diretor executivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba.

Ingressou no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano em 9 de novembro de 1972, tendo ocupado vários cargos na sua Diretoria, inclusive a Vice-Presidência em 1977/80. Recebeu a Comenda do Mérito Cultural “José Maria dos Santos”.

 Amigo e discípulo dos historiadores José Honório Rodrigues e Hélio Jaguaribe, fundou o Grupo de Estudos José Honório, cuja atuação é considerada a mais dinâmica da historiografia paraibana. Juntamente com Hélio Jaguaribe, participou, no Rio de Janeiro dos debates que precederam a elaboração de Um estudo crítico da História (2 volumes). Ingressou na Academia Paraibana de Letras no ano de 1974, recepcionado pelo acadêmico Cláudio Santa Cruz Costa.

 Em sua bibliografia constam centenas de artigos publicados em jornais e revistas especializadas, como do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, da Academia Paraibana de Letras, Anais do SOPH, CCHLA, CELAM, Fundação Joaquim Nabuco e Correio das Artes, entre outras. É editor da Revista da UNIPÊ e secretário da comissão editorial da mesma. Organizador de dezenas de publicações, incluindo a série Brasil, tempo e cultura, do Governo Estadual; autor de inúmeros prefácios e de obra numerosa e diversificada, destacando-se: A revolução estatizada – Um estudo sobre a formação do Centralismo (1984); O Brasil, da Primeira Guerra Mundial ao Estado Novo (1988); História da Paraíba (1994); 1964: a dimensão global (1988); O problema do Estado da Paraíba – Da Formação à Crise (1999) e Sociedade e poder político no nordeste – O Caso da Paraíba (2001).

Fontes:

http://www.ihgp.net/jose_octavio.htm

http://www.aplpb.com.br/academia/academicos/cadeiras-01-a-10/159-jose-octavio

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *