Paraíba Criativa
  • Notícias
  • Agenda
  • Inventário
  • Colaboração
  • Contato
  • Quem Somos
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook

Inventário

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • X
  • Y
  • W
  • Z
  • Como Pesquisar
  • Metodologias
  • 2.000 registros

Como localizar o agente ou expressão inventariada

O foco de nossas pesquisas inventariantes é o artista, o criador, o responsável pela obra autoral. Registramos, então, neste Portal, o agente cultural nascido ou residente na Paraíba, que cria ou representa determinadas expressões artísticas, e suas obras; em textos e imagens.

Mas também inventariamos expressões da cultura material e imaterial que não possibilitam a identificação do autor, caso do conjunto histórico-arquitetônico, como igrejas, monumentos, casarios e demais construções antigas; equipamentos culturais, a exemplo de teatros, centros e espaços de arte e cultura, museus, associações, entre outros; festividades e eventos culturais; costumes, tradições, memórias, culturas populares e identitárias, além de outros bens.

Assim, tanto a localização do agente cultural como da manifestação sem identificação autoral é possível em função do segmento a que pertencem, conforme a lista da coluna à direita disposta nas centenas de páginas de nosso Inventário.

Mediante a grande quantidade de atividades artísticas e manifestações culturais da Paraíba, enfrentamos a desafiadora tarefa de realizar uma divisão taxionômica de todos os segmentos identificados que se mostrasse mais racional e coerente possível, de modo a evitar uma listagem muita extensa, com dezenas de tópicos. Decidimos por uma taxionomia que reúne 16 áreas, algumas delas com diferentes subáreas. O primeiro segmento, “Artes Cênicas”, por exemplo, reúne quatro diferentes tipos de expressões artísticas: circo, comédia, dança e teatro, enquanto que o segundo, “Artes Visuais”, aglutina 14 tipos de manifestações, como “Artes Plásticas”, “Atores”, “Cineastas”, “Fotografia” e “Quadrinhos”, além de outros. Contamos com outros oito segmentos que também possuem subtemas.

De qualquer modo, aconselhamos que o pesquisador de nosso site, em seus primeiros acessos, visite todos os segmentos, de forma a conhecer as subáreas de cada um deles.

Para uma procura mais rápida e objetiva de algum registro inventariado, digite o nome do agente ou da expressão cultural no botão “Pesquisar”, disposto acima e à direita também nas centenas de páginas do Inventário.

Metodologias do Inventário Cultural do Paraíba Criativa

Nosso inventário possui metodologia própria, com identificação, mapeamento, diagnóstico, catalogação, classificação e interpretação do patrimônio cultural material e imaterial da Paraíba, tendo como pautas das pesquisas os agentes culturais do Estado e suas criações, objetos dos textos publicados neste site, acompanhados de suas respectivas galerias fotográficas.

A quantidade de bens culturais da Paraíba é gigantesca, de impossível mensuração, sendo que a cada dia identificamos novas expressões, fato que nos exige um exaustivo e contínuo trabalho diário, com avanços paulatinos, em esforços de “formiguinhas”. Porém, temos a satisfação de avançar cotidianamente, objetivando ser um dos maiores e mais completos sites sobre o mundo cultural de uma unidade federativa do Brasil.

Não realizamos pesquisas inventariantes frias e assépticas, evitando, assim, obter dados apenas quantitativos e descritivos, ineficazes para captar o espírito, emoções, perfis criativos e detalhes mais significativos do agente cultural pesquisado e suas criações.

No que tange às ações executivas de nosso inventário, inicialmente realizamos pesquisas de gabinete com coleta de dados em fontes secundárias: sites, blogs e redes sociais na internet, jornalísticos ou não, livros, jornais e revistas impressos; como também em fontes primárias: entrevistas com contatos por e-mail e telefone com produtores culturais e artistas responsáveis pela criação e reprodução das expressões imateriais, e com agentes conhecedores de bens materiais.

Também realizamos, de forma dinâmica e contínua, amplas e dinâmicas pesquisas de campo, com detalhadas observações in loco, importantíssimas e indispensáveis, mediante seus objetivos de registrar com textos, fotos e vídeos bens materiais e expressões imateriais de toda a Paraíba, inclusive aqueles já previamente identificados e inventariados nas pesquisas de gabinete. No caso, diferentes equipe s de nosso Paraíba Criativa se deslocam regular e intensivamente por diferentes regiões do Estado para realizar o intenso trabalho inventariante do Programa, prática, com custos cobertos pelo financiamento do Proext / MEC / SESu, que possibilita uma interpretação mais ampla e detalhada da realidade vivida pelos agentes culturais, de modo a evitar uma inventariação apenas formal e limitada, mas sim compreender a alma do lugar, os perfis e emotividades de seus agentes culturais.

No link “Colaboração” solicitamos que aos agentes culturais paraibanos, ou qualquer outra pessoa interessada na cultura da terra, preencha, e nos envie o formulário que registra suas informações inerentes ao seu trabalho, ou de alguma manifestação cultural relevante de seu conhecimento. Pretendemos, assim, contar com uma rede cooperativa de informação, indispensável diante do volume de pesquisas a ser realizado.

2.000 registros

Mediante a reformulação deste nosso Portal, publicado recentemente, a quantidade de agentes e bens culturais inventariados ainda se encontra um pouco limitada, apesar de já contarmos com cerca de dois mil produtos prontos para a publicação, os quais vem sendo inseridos diária e paulatinamente. Por outro lado, considerando-se que finalizamos novos inventários a cada dia, projetamos fazer com que tenhamos até o final do próximo mês de agosto quase três mil expressões publicadas.

José Nunes

4 de julho de 2019

Naturalidade: Serraria- PB

Nascimento: 17 de março de 1954

Atividades artístico-culturais: Poeta/Escritor 

Atividades exercícios-profissionais: Jornalista e diácono

Facebook: https://www.facebook.com/josenunes.nunes.330

José Nunes da Costa, filho de José Pedro da Costa e Angélica Nunes da Costa, nasceu no Sítio Tapuio, em Serraria (PB), no dia 17 de março de 1954. Teve sua iniciação a alfabetização quando ainda morava no sítio, em uma escola que funcionava num galpão. Quando completou oito anos de idade foi estudar no Grupo Escolar Francisco Duarte, em Serraria, distante dois quilômetros da casa onde morava com a família. Lá ele morou até os 15 anos e o lugar lhe trouxe inspiração para suas produções literárias na crônica e na poesia. 

Em 1970, mudou-se para Arara fazendo ainda o curso da Admissão no Colégio Anésio Deodonio Moreno. Aos 16 anos, passou a morar na Capital, João Pessoa, concluindo o Curso Primário (noturno) Colégio Nossa Senhora de Lourdes. 

Jornalista profissional, atuando na Imprensa desde 1978, no ano de 1983, profissionalizou-se em Jornalismo. Trabalhou numa fábrica de beneficiamento de minérios e depois em bancos, sem nunca se afastar do convívio diário das redações. Começou no Jornal O Norte, como “copiador de telegramas”, depois repórter e editor de páginas e cadernos especiais. Trabalhou na A União, em O Momento e no Correio da Paraíba. Casado com Maria Luciene,  José Nunes é pai de Maria Angélica, José Nathanael e João Paulo. Além de Jornalista, cronista e poeta, tendo várias obras publicadas,  também é Diácono da Arquidiocese da Paraíba e Oblato beneditino do Mosteiro de São Bento de Olinda. É sócio da Associação Paraibana de Imprensa (API) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba. Em setembro de 2010 tomou posse como sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. Ele foi eleito no dia 31 julho do mesmo ano com 20 votos contra nove concedidos ao seu concorrente, médico José Lucas, da Academia Campinense de Letras. “É gratificante participar de uma instituição cultural do porte do IHGP, onde grandes nomes das letras e das artes da Paraíba deixaram sua marca ou ainda estão dando sua contribuição para a pesquisa histórica, geográfica e genealógica/heráldica”, afirmou na época.

Algumas de suas obras publicadas foram: Lira dos 40 Anos (poesias) 1994; Serraria – A Princesa do Brejo (apontamentos históricos) 1997; Entrego-me Como (Irmão Dom Marcelo Pinto Carvalheira, 25 Anos de Sagração Episcopal) – (biografia) 2001; 

 Ariano Suassuna (biografia) em 2002; O Bispo da Solidariedade (sobre a posse de Dom Marcelo Cavalheira na Arquidiocese da Paraíba): Deus lhe pague (biografia de Dom Marcelo Cavalheira) 2004; Um Terraço para Nathan(biografia do jornalista Nathanael Alves) 2003;  Ascendino Leite – Vida e Obra (estudo crítico, em parceria com Angélica Nunes) 2005; 

Uma Vida Bem Escrita (biografia do jornalista Gonzaga Rodrigues) 2008; Recados do Meu Sítio (crônicas), Padre Zé – De Mãos Estendidas (biografia de Padre Zé Coutinho, em 2ª edição) 2010; Bendito Fruto (apanhado histórico sobre os diáconos permanentes na Arquidiocese da Paraíba); O Morador da Pensão da Paz Dourada (sobre o jornalista Luiz Augusto Crispim); Padre Ibiapina – O Apóstolo da Caridade (biografia do missionário que atuou no Nordeste no século XX).

José Nunes participou da coletânea “A União Escola de Jornalismo” lançada em 2018. No livro, idealizado pelo jornalista Josélio Carneiro, cada jornalista convidado, incluindo catorze mulheres, conta um pouco sobre seus dias, suas idas e vindas e revelam a paixão por A União e pelo jornalismo.

Também em 2018 o escritor lançou, o livro “Um bispo que amava os pobres”, que aborda a trajetória profética de Dom Marcelo Carvalheira – o 1º bispo da Diocese de Guarabira – em favor dos pobres. Livro esse que em dezembro de 2018 foi entregue ao Papa Francisco pelo Monsenhor Nereudo Freire da Arquidiocese da Paraíba e o livro “Memórias e Ficções” onde dá seu testemunho e suas impressões sobre literatura, artes e a vida cultural do Brasil e da Paraíba, ajudando na compreensão das transformações culturais e sociais. 

Em 2019 lançou a segunda edição de “Um Terraço para Nathan” que se trata de uma biografia do cronista Nathanael Alves falecido em 1981. 

Fontes:

Instituto Histórico e  Geográfico Paraibano/IHGP 

http://www.ihgp.net/jose_nunes.htm

http://www.ihgp.net/biblioteca/index.php?item=3&pagina=19

Jornal da Paraíba 

http://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/agenda_cultural/um-bispo-que-amava-os-pobres.html

http://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/jornalista-jose-nunes-lanca-livro-com-apresentacao-de-gonzaga-rodrigues.html

Eviseu

https://www.eviseu.com/pt/livros/89/memorias-e-ficcoes/

https://www.eviseu.com/pt/autores/276/jose-nunes/

Facebook https://www.facebook.com/josenunes.nunes.330

Diocese de Guarabira

 http://www.diocesedeguarabira.com.br/livro-sobre-a-vida-de-dom-marcelo-sera-lancado-em-guarabira/

Manchete PB

http://www.manchetepb.com/um-bispo-que-amava-os-pobres-e-entregue-ao-papa-francisco/

José Nunes 2
José Nunes- Memórias e Ficções
José Nunes no lançamento de Um bispo que amava os pobres
José Nunes
Um terraço para Nathan - José Nunes
José Nunes3
  • TODOS OS SEGMENTOS
  • Artes Cênicas
    • Atores
    • Circo
    • Comédia
    • Dança
    • Outros
    • Teatro
  • Artes Visuais
    • Artes Plásticas
    • Atores
    • Cineastas
    • Cinema
    • Desenho
    • Design
    • Escultura
    • Fotografia
    • Grafite
    • Gravura
    • Outros
    • Quadrinhos
    • Vídeo
  • Artesanato
    • Barro
    • Bordados
    • Brinquedos
    • Cerâmica
    • Couro
    • Crochês
    • Decoração
    • Moda e Acessórios
    • Outros
    • Rendas
    • Utensílios Domésticos
  • Bandas Marciais
  • Culturas Identitárias
    • Ciganas
    • Indígenas
    • Outras
    • Quilombolas
  • Culturas Populares
    • Cordel
    • Crenças e Religiosidades
    • Mestres
    • Outras
    • Repentistas
  • Edificações
    • Edificações Históricas
    • Edificações Religiosas
    • Edificações Urbanas
    • Equipamentos Culturais
    • Outras
  • Eventos e Festas
    • Carnaval
    • Circuitos Turísticos Culturais
    • Eventos Culturais
    • Festas Juninas
    • Festas Municipais
    • Festas Temáticas
    • Festividades Religiosas
    • Outros
    • Paixão de Cristo
  • Gastronomia
  • Literatura
    • Ficção
    • Outros
    • Poesia
    • Prosa
    • Romances
  • Memórias
  • Moda
  • Municípios
  • Música
    • Arranjadores
    • Bandas e Grupos Musicais
    • Cantores
    • Compositores
    • Instrumentistas
    • Maestros
    • Músicos
    • Outros
  • Patrimônio Natural
  • Personalidades
  • Produtores e Ativistas Culturais
  • Quadrilhas Juninas

Parceiros: