O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/07/2020

João Lacerda

Filho do forrozeiro Genival Lacerda, João nasceu dentro da música e era de se esperar que prosseguisse neste caminho. 
Data de publicação: julho 29, 2020

Naturalidade: Campina Grande-PB

Nascimento: 1979

Atividades artístico-culturais: Cantor e compositor

Contato: (81) 9 8808-8888

Email: lacerda_joao@hotmail.com

Instagram: @cantorjoaolacerda                          

Facebook: https://www.facebook.com/CANTORJOAOLACERDA/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC1IQQtpb05M2k6ImiEXmYBQ

Gênero Musical: Forró

Álbuns: Herança do meu Pai; Na Área !; 20 +; Folia de Rei ;Pense numa coisa boa; São João Nordestino.

Filho do forrozeiro Genival Lacerda, João nasceu dentro da música e era de se esperar que prosseguisse neste caminho.  Iniciou sua carreira  artística em 1990, aos 11 anos, em uma participação cantando a música “Dengo da menina” no LP do pai. Depois disso o artista encarou os desafios de ser filho de Genival Lacerda e se lançou como cantor. Em 2007 o forrozeiro lançou seu 1º CD intitulado de Herança do meu Pai, com 14 faixas e participações de forrozeiros como Santana o cantador e Alcymar Monteiro, alcançando destaque nas músicas Filha da vizinha, de autoria de Adilson Medeiros e amor querer e paixão do compositor João Caetano e Ricardo Reis.

No ano de 2008 dois registros importantes para a carreira: O CD gravado ao vivo no São João de Caruaru e em outubro um DVD com o show completo do artista em Recife. O cantor já percorreu o Brasil e se apresentou em grandes eventos e casas de shows como: o maior são João do mundo em Campina Grande, sua terra, Caruaru, Forró caju em Aracajú, São João do Anhembi (São Paulo), São João da Bahia, Festa Nacional da música/RS entre outros.

No ano de 2010 o artista lançou o álbum intitulado de São João Lacerda no qual foram distribuídas 60 mil cópias. O Cd com participações especiais foi o que consagrou o cantor como revelação do forró. Um trabalho com vinte e sete faixas valorizando a música popular e o forró tradicional. Uma excelência em qualidade musical na escolha do repertório e das participações, entre eles: Alceu Valença, o mestre Dominguinhos e o eterno rei do brega Reginaldo Rossi no qual fizeram uma participação histórica e inesquecível. E as músicas Morena tropicana, sala de Reboco, Em plena Lua de mel ganharam novos arranjos.

Em 2014 produziu o CD “Pense numa coisa boa” que trouxe grandes nomes do forró de todo o Brasil entre eles: Genival Lacerda, Dorgival Dantas, Nando Cordel, Tato do  falamansa, Edson Lima da Gatinha Manhosa, José Orlando (Pistoleiro do amor), Trio nordestino, Targino Gondim, Maciel Melo, Frank Aguiar e a dupla Sirano e Sirino.

O artista, além de Genival, tem como maiores referências musicais cantores como Adilson  Ramos e Reginaldo Rossi. Em entrevista para a Folha de Pernambuco João afirmou : “O estilo e a força das forças artísticas permanecem até hoje vivos na minha  obra e certamente nas obras de tantos outros “.  Durante esses anos de carreira o cantor foi passeando pelo ritmo autenticamente nordestino que vai desde o forró tradicional pé-de-serra até as pisadas juninas mais uma de suas marcas registradas.  João juntamente com seu pai Genival lançou  um  EP  intítulado “ Pai e Filho “ disponível  no site e app   “ Sua Música ”  que traz um repertório animado envolvendo  diversos ritmos nordestinos para todos os gostos.  João e Genival se tornaram grandes parceiros da música o novo disco passou a ser visto como um sonho realizado.  Entre as canções do  EP está “ Petrolina,Princesa do Sertão “ sendo uma bela homenagem que exalta os belos encantos da região do Vale do Rio São Francisco, canção que possui a  autoria do compositor Emílio Martiniano.

O artista sempre buscou alcançar sucesso através da sua dedicação a música popular brasileira.

O seu mais recente álbum apresenta  canções de sua própria autoria fazendo referências a temas sociais importantes como o combate a violência doméstica com  a música “ Se eu te pegar “ e “ Muganguinha “ em homenagem ao pai no álbum tradicional forró, xote e arrasta pé, com participações especiais de  artistas como Flávio José e Trio Dona Zefa entre outros.

Jonas dos Santos*

Fontes:

https://www.folhape.com.br

https://www.paraibaja.com.br

Release “O forró de João Lacerda balança o cenário musical” Assessoria

*Com supervisão de Simone Eliz

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *