O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 21/11/2016

Igor Tadeu

Ilustrador, diretor de arte e músico. Publicou as revistas One Hit Wonders e Uma História em Cada Garrafa com coletâneas de suas tiras. Foi vocalista da Banda Sem Horas.
Data de publicação: novembro 21, 2016

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 5 de agosto 1985

Atividades artístico-culturais: Ilustrador, diretor de arte e músico.

Site: https://www.flickr.com/photos/igortadeu

Facebook: https://www.facebook.com/igortadeu85

Formação: Publicidade (2012) pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP).

Igor Tadeu começou a desenvolver seu talento nas Artes Visuais desde a infância, quando se apaixonou pelo universo das revistas, dos quadrinhos e dos filmes. Influenciado pelos desenhos infantis, aos 13 anos de idade ele começou a realizar suas próprias criações, ainda nos tempos de escola.

O ilustrador falou sobre a época em que suas habilidades artísticas começaram a ser percebidas pelas pessoas mais próximas. “Quando minha mãe se antenou que eu curtia desenhar, chegou a me pôr num curso de pintura, mas não durei muito tempo indo, achava sacal. Acabei querendo voltar a fazer esse curso por conta própria anos depois. A professora viu que meu desenho tinha se desenvolvido desde a última vez que fiz o curso e curtiu bastante. Não consegui ficar sendo assíduo de novo, mas vi que conseguia desenvolver só o traço, e foi assim desde então”, disse ele.

Uma de suas paixões é a música. O artista foi vocalista da Banda Sem Horas, do ano de 2003 a 2013, época em que o grupo encerrou suas atividades por conta da carreira profissional dos integrantes.

Desde 2005, Igor Tadeu atua nas Artes Visuais de forma profissional, produzindo quadrinhos, tiras e webcomics como membro-fundador do Coletivo WC. Ele relembrou o início da carreira. “Nesse período, senti que os quadrinhos e a ilustração é que teriam prioridade em minha vida, ao invés da carreira musical, visto que o Sem Horas era uma brincadeira que em alguns momentos renderam frutos que nem imaginávamos”, revelou.

O ilustrador paraibano ministrou oficinas e expôs suas criações em diversos locais e eventos importantes, como o Festival Mundo de 2015, na cidade de João Pessoa (PB). No evento, um de seus quadrinhos inéditos ficou em exibição. Alguns de seus trabalhos foram publicados no Jornal A União e na Revista Sanitário. Além disso, trabalhou como diretor de arte na Agência Antares Comunicação, de 2009 a 2013. Em 2014, voltou à empresa e desenvolveu atividades por mais um ano.

Suas criações preferidas são as tirinhas, onde Igor retrata temas da atualidade e ironiza ações do cotidiano; e as ilustrações, que representam principalmente o universo da cultura pop e da música. “Quando não são tentativas baratas de filosofia ou de brincar com a narrativa visual, acho que prezo por um estilo que confronte de uma forma irônica fatos atuais, as coisas que me incomodam ou acho toscas, como essa galera das ‘selfies’. Sou um velho rabugento desde criança”, revelou o ilustrador.

Publicou duas revistas com financiamento próprio, a “One Hit Wonders”, no ano de 2012, e “Uma História em Cada Garrafa”, em 2014. O artista relembrou o período de criação do seu segundo trabalho. “Quando voltei para João Pessoa, decidi fazer uma nova coletânea de tiras. A produção do período que estava em São Paulo foi muito frutífera. Manassés Filho da Comic House me chamou para uma sessão de autógrafos com Shiko e Lelis, então achei que era hora de fazer o lançamento de novo material para a oportunidade”, contou ele.

Os ilustradores que mais o inspiram são Jamie Hewlett, Bruce Timm e Robert Crumb. “Nem sempre são evidentes, mas são os caras que mais gosto de ver os trabalhos. Menção honrosa a Allan Sieber, Daniel Furlan, Tom Waits e ao Dr. Gregory House”, afirmou.

Produziu a webcomic “As Aventuras do Cadáver Viajante do Espaço”, uma historia que narra as aventuras do cadáver ressuscitado de Elvis Presley. O artista falou sobre a inspiração para fazer o trabalho sobre o Rei do Rock. “Acabei usando Elvis nessa história porque ela iria para a Revista Sanitário, onde o tema era “A Lenda Voltou”. Logo me veio Elvis na cabeça. Acabou que dei preferência a outra história pelo tempo de execução, daí ficou esse roteiro por um tempo sem ter virado quadrinho. Retomei quando reli e vi que ainda curtia aquela história, então decidi fazer para postar na internet”, contou.

No ano de 2015, participou do Projeto Um Cara que Caiu do Céu (e não conhecia a vida), junto com nomes importantes dos quadrinhos nacionais. Em 2016, suas criações foram expostas no 42° Festival Sesc Melhores Filmes, com ilustrações que representavam os diretores do evento, as obras cinematográficas exibidas nele e os momentos mais marcantes da história do cinema. Sua participação no festival levou o artista a ser convidado para fazer a arte da fachada da Camiseteria El Cabriton, no mês de abril.

Fontes:

http://igortadeu.blogspot.com.br/

http://lifestyle.semreis.com/?p=928

https://www.facebook.com/igortadeu665

http://www.jornaldaparaiba.com.br/intervalo/muitotop-com-igor-tadeu-5-comerciais-ilustrados/

http://fiqueligado.com.br/noticias/141/loja_de_joao_pessoa_especializada_em_quadrinhos_comemora_10_anos.html

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2016/08/oficina-de-quadrinhos-para-crianças-recebe-inscricoes-em-joao-pessoa.html

http://www.midiadrops.com/tag/entrevista/

Inventário/Entrevista/LucéliaPereira/ParaíbaCriativa/IgorTadeu

http://www.peliculacriativa.com.br/2016/03/festival-sesc-melhores-filmes-2016.html?m=1

http://lounge.obviosmag.org/distracao_planejada/2015/06/quadrinhos-em-garrafas-conselhos-do-diabo-e-rockabilly-zumbi-no-espaco-tempo.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *