O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 14/12/2019

Igaracy

Data de publicação: dezembro 14, 2019

Município: Igaracy – PB

Localização: Região Metropolitana do Vale do Piancó

Data de Emancipação Política:

Distância da capital: 454 km

Área Territorial: 192,258 km²

Limites Geográficos: Aguiar, Coremas, Piancó e Itaporanga

População: 6156 hab IBGE/2010   

Gentílico: Igaraciense

Clima: semiárido

Altitude: 313 m

Vegetação: caatinga

O nome Igaracy vem do tupi e significa “canoa grande”, se referindo ao córrego Igaracy, que ao longo dos anos teve a sua grafia alterada para Ygara asu, Igarassy e, finalmente, Igaracy. Antes disso, a região possuía o nome de Boqueirão dos Cochos, segundo a história, referente aos Cochos com os quais os primeiros índios atravessavam o riacho do Boqueirão, que passou a se chamar Igaracy, com o tempo. Ambas as palavras “cocho” e “Igaracy” possuem significados semelhantes, referentes a transporte.

O município começou a ser colonizado em 1902, quando uma fazendo foi implantada na região que lhe deu o nome. A propriedade pertencia a João Brasileiro, segundo a história, quando Brasileiro estava na roça, teve um desmaio que o deixou inconsciente por muito tempo. No local, ele fez uma promessa, se ficasse bom, faria uma novena para Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora da Conceição, e na última noite, um padre ofereceria uma festa. Brasileiro alcançou sua graça e a promessa foi cumprida. A capela foi construída de tijolos no ano de 1914. Nessa mesma época, uma feira aos domingos foi iniciada, tendo grande movimentação de comerciantes na região. Mas o desenvolvimento do povoado teve crescimento somente a partir de 1930, quando novas casas foram construídas perto da capela.

Foram seus primeiros moradores: João Soares, João Bernardino, Pedro Lopes e Nezinho Severo. Daí em diante a região se desenvolveu cada vez mais, com a implantação de sítios de

A região foi desmembrada de Piancó o então distrito de Boqueirão dos Cochos, em 2 de dezembro de 1961, passando então a ser município, pelo decreto-lei estadual nº5333, de 7 de janeiro de 1992, o município de Boqueirão dos Cochos passou a se chamar Igaracy.

Denis Teixeira

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Igaracy

http://portaldeigaracy.blogspot.com/2010/09/historia-de-igaracy.html

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/igaracy/panorama

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *