O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 21/12/2016

Gláucio Xavier da Fonseca

Músico e trompetista. Integra o Sexteto Brassil e a Orquestra Sinfônica da Paraíba. É um dos fundadores do Grupo de Metais Nordeste e do Quinteto de Metais da Bahia.
Data de publicação: dezembro 21, 2016

Naturalidade: Goiana – PE / Radicado em João Pessoa – PB

Nascimento: 24 de outubro de 1961

Formação: Bacharelado em Música (1986) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestrado em Música (1998) pelo New England Conservatory of Music em Boston (EUA); Doutorado em Música (2005) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Atividades artístico-culturais: Músico e trompetista.

Atividades exercício-profissional: Professor do Departamento de Música da UFPB.

E-mail: glaucioxf@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/glaucio.xavierdafonseca

Prêmios: Troféu Jubileu de Prata no Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e Ordem dos Músicos do Brasil, no Rio Grande do Sul (1985); Honra Acadêmica na New England Conservatory of Music (1998).

Gláucio Xavier da Fonseca nasceu em uma família de músicos. Seu avô paterno, Floriano Soares da Fonseca e o materno, João Chaves, foram regentes, assim como seu pai, Francisco Xavier da Fonseca. Todos os seus dez irmãos seguiram o mesmo caminho, muitos tocando instrumentos, mas nenhum profissionalmente.

Participou de bandas marciais nas escolas de Goiana tocando corneta. Iniciou seus estudos musicais com Wilson Ferreira e integrou, sob sua direção, a Banda de Música Saboeira. Em 1979, foi para João Pessoa ter aulas de trompete no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, posteriormente, no bacharelado, tendo Gérard Hostein como orientador.

Em 1980, o trompetista participou da criação do Grupo de Metais Nordeste, de João  Pessoa. No ano de 1984, foi um dos fundadores do Quinteto de Metais da Bahia. Em 1985, foi premiado no concurso para a série “Concertos Para a Juventude”, promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, tendo recebido o Troféu Jubileu de Prata da Ordem dos Músicos do Brasil daquele estado.

Durante os anos de 1980 até 2012, Gláucio Fonseca foi trompetista da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). De 1983 a 1986, integrou a Orquestra Sinfônica da Bahia, onde foi o primeiro a tocar o instrumento na história do grupo.

Em 1986, graduou-se na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA). No ano de 1998, concluiu o Mestrado no New England Conservatory of Music, em Boston, Massachusetts, (EUA), orientado pelo professor Charles Schlueter, onde Gláucio Xavier da Fonseca foi laureado com honras acadêmicas.

Defendeu tese de doutorado em 2005, novamente na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, sob a orientação do trompetista Heinz Karl Novaes Schwebel. O músico pesquisou sobre o processo de composição utilizado por José Alberto Kaplan, na criação da Sonata para Trompete e Piano.

Desde o ano de 1987 é professor de trompete do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde leciona e orienta trabalhos acadêmicos nos Cursos de Extensão, Graduação e no Programa de Pós-Graduação na mesma área.

Gláucio Xavier da Fonseca tem experiência com ênfase na performance trompetística, atuando, principalmente, nas áreas de música brasileira, de câmara, além de dominar a técnica e a pedagogia do instrumento. Além de professor, é membro do Sexteto Brassil e trompetista convidado da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).

O músico é frequentemente convidado a participar de importantes festivais nacionais. Pelo Brasil, já se apresentou em Curitiba, São Paulo, Vitória, Salvador, Goiânia, Recife, Natal, São Luiz, Belém, Fortaleza e ainda nas cidades de Mossoró, Campina Grande, Garanhuns, Caruaru, Petrolina, entre outras.

Fontes:

http://www.escavador.com/sobre/853413/glaucio-xavier-da-fonseca

http://www.ccta.ufpb.br/demus/contents/docentes-paginas/glaucio-xavier-da-fonseca

http://espacodotrompete.blogspot.in/2013/08/quem-e-glaucio-xavier-da-fonseca.html?m=1

Entrevista/Dedim/De/Prosa/Gláucio/Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *