O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 10/11/2016

Gilvando Pereira

Músico e trombonista. É membro fundador e representante regional da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT). Participou de importantes eventos no Brasil e no exterior.
Data de publicação: novembro 10, 2016

Naturalidade: Itaporanga – PB

Nascimento: 16 de fevereiro de 1969

Formação: Graduação em Música com Habilitação em Trombone (1995) e Mestrado em Música (2012) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Atividades artístico-culturais: Músico e trombonista.

Contato: (84) 9 9162-8662

E-mail: azeite2010@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/gilvando.silva.522

Gilvando Pereira da Silva, ou Azeitona do Trombone, começou sua relação com a música aos 13 anos de idade na Banda Filarmônica Manoel Firmino, de Itaporanga, sob a orientação do Major Adalto Camilo. O seu primeiro instrumento foi a trompa e em seguida o bombardino.

O músico ganhou o apelido de “Azeitona” do Maestro Chiquito quando Gilvando tinha entre 10 a 11 anos de idade. “Ele esteve em minha cidade natal e ao me ver pela primeira vez me chamou assim, sem motivo algum e desde então ficou e eu gosto”, confessou.

Em 1986, entrou para a Banda Pedro Neves, da Escola Técnica Federal da Paraíba, atual IFPB, tocando bombardino. Em 1987, resolveu trocar o instrumento pelo Trombone por incentivo de um amigo, Aleudo Lopes. “Ele falava que eu tinha jeito para música e que naquele instrumento teria uma grande chance de tocar em orquestra, Big band, etc.” Relembrou Gilvando.

O músico, então, ingressou no curso de Música com habilitação em Trombone da UFPB. Gilvando foi orientado por dois grandes professores, Sandoval Moreno e Radegundis Feitosa. “Talvez tenha sido o maior incentivo em continuar tocando trombone. Desde então, não parei e já se passaram quase trinta anos”, contou.

Em 1989, exerceu a função de trombonista titular na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba até o ano de 1994.  De 1994 a 1998, atuou na Sinfônica da Paraíba e de 1989 a 1996 tocou na Orquestra Metalúrgica Filipéia.  No ano de 1990, fundou junto com outros músicos o Quarteto de Trombones da Paraíba. O trombonista já participou de importantes eventos no Brasil e no exterior. Foram cursos, Master class e festivais internacionais.

Gilvando Pereira gravou dois CD’s com o Quarteto de Trombones, o “4 + UNS” e “Paraquedistas”. Participou dos discos “Desafios” e “Um Pouquinho de Brasil”, do Brazilian Trombone Ensemble. Em 2003, o músico se apresentou junto com o grupo no Programa do Jô, exibido pela Rede Globo. Em 2005, Gilvando Pereira tocou no DVD Sivuca: O Poeta do Som.

Azeitona também tem participações na gravação dos CDs da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Orquestra Metalúrgica Filipéia e Orquestra Sinfônica de São Mateus. Como trombonista, acompanhou vários artistas locais e nacionais como, Hermelinda, Pinto do Acordeon, Fuba, Cátia de França, Alceu Valença, Genival Lacerda, Jorge de Altinho, Adeildo Vieira, Lis Albuquerque, Jairo Madruga, Sivuca, Lucy Alves, Parrá, Santana, dentre outros.

No ano de 2009, Gilvando lançou o primeiro trabalho solo, o CD “Azeitonizando”. O disco reuniu composições de amigos do músico escritas em sua homenagem. Entre elas estão, “Azeitonizando” de Klênio Barros, “Maestro Gilvando Pereira” de Ubaldo Medeiros, “Lembranças” de Sérgio Galo, um baião chamado “Intuição” de Igo Wendel e “Pra ti Marcita” de Marcelo Vilor.

Para o trombonista, o disco foi uma realização. “Com essas composições surgiu a ideia de registrar o material de uma qualidade musical extraordinária, tanto ritmicamente e de melodias fantásticas. Por fim consegui gravar um CD onde o gênero mais forte é o chorinho, uma música genuinamente brasileira, além de ter salsa, balada, baião e muita gafieira”, comemorou.

Gilvando Pereira é membro fundador e representante regional da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT), onde foi presidente de 2013 a 2016. Preside a Associação de Trombonistas do Rio Grande do Norte desde 2015. O músico desenvolve atividades no Quarteto de Trombones da Paraíba, no Sexteto Potiguar e no Grupo PotiBones da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) e como professor de Trombone nos cursos Técnico e Bacharelado em Música da instituição.

Fonte:

http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1281061

http://gilvandoazeitona.blogspot.com.br/

http://giltromboneazeitona.blogspot.com.br/

http://autores.ning.com/profile/GilvandoPereiradaSilva

https://www.palcomp3.com/azeitona/info.htm

http://universitariafm.blogspot.com.br/2012/10/azeitonizando-no-mpb.html

http://www.agencia.ufpb.br/ver.php?pk_noticia=10709

Inventário/EntrevistaMarcellaMachado/ParaíbaCriativa/GilvandoPereira/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *