O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 24/11/2015

Geração 59

Movimento literário que surgiu em João Pessoa, na segunda metade dos anos de 1950. Inspirado no “Movimento Modernista”.
Data de publicação: novembro 24, 2015

Município: João Pessoa – PB

Ano de origem: 1956

Integrantes: Poetas e escritores.

Inspiração: Movimento Modernista

Geração 59 foi o nome do movimento literário que surgiu em João Pessoa, na segunda metade dos anos de 1950. O objetivo era movimentar a vida intelectual paraibana, dando início à modernidade literária e artística na região.

Alguns integrantes do projeto, ainda adolescentes sob a liderança de Vanildo Brito, ideólogo do grupo, inconformados com a apatia intelectual, inspirados no “Movimento Modernista” iniciaram uma renovação na linguagem e na estética literária na Paraíba.

Com o tempo, conquistaram a simpatia e a adesão de outros jovens artistas: pintores, teatrólogos, cineastas, entre outros. E foram responsáveis pela grande movimentação cultural na cidade de João Pessoa.

As atividades desenvolvidas pelos jovens idealistas tinham como principal meio de divulgação de seus trabalhos, o suplemento cultural “Correio das Artes” do jornal A União – intitulado de “A União nas Letras e nas Artes”, e editado por Vanildo Brito.

Eles publicavam poemas e contos, ilustrados pelos artistas: Raul Córdula, Hermano José, Ivan Freitas e Elcir Dias. Como era de se esperar, provocaram algum escândalo junto aos espíritos mais conservadores. Algumas polêmicas foram ardorosamente mantidas com críticos como Virginius da Gama e Melo e Otacílio Cartaxo, o que só contribuiu para a divulgação do movimento.

O destino dos integrantes da “Geração 59” foi diversificado. Alguns permaneceram fiéis à poesia, outros derivaram para a pintura, o cinema, o ensaio, outros para a política.

Do trabalho do grupo surgiu a antologia ‘Geração 59’, editada pela Divisão de Documentação e Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do Governo da Paraíba, que divulgou o movimento. E continha poemas dos seguintes autores: Celso Japiassu, Clemente Rosas Ribeiro, Geraldo Medeiros, João Ramiro Mello, Jomar Morais de Souto, José Bezerra Cavalcante, José Cabral, Jurandy Moura, Liana Mesquita, Luiz Correia, Ronaldo Cunha Lima, Tarcisio Meira Cesar, Vanildo Brito e Marcos Aprigio de Sá.

 

Fontes:

http://dicionario.sensagent.com/Gera%C3%A7%C3%A3o%2059/pt-pt/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_59

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *