O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 15/04/2016

Fundação Casa de José Américo

A instituição cultural vem agregando um largo acervo construído por figuras relevantes na política, economia, sociedade e cultura paraibana, com projeção nacional e internacional.
Data de publicação: abril 15, 2016

Município: João Pessoa – PB

Fundação: 10 de janeiro de 1982

Contatos: (83) 3214-8523/ 3214-8538/ Fax (83) 3214-8541

E-mails: fcja1@hotmail.com / museuvirtualjoseamerico@hotmail.com

Sites: http://fcja.pb.gov.br / www.museuvirtualjoseamerico.pb.gov.br

Twitter: https://twitter.com/fcjagovpb

 

Localizada no nº 3336 da orla do Cabo Branco (João Pessoa), funciona na casa onde residiu o seu patrono, José Américo de Almeida, recanto aprazível, entre coqueirais e um pomar cultivado pelo escritor, e que servia de fonte de inspiração para a sua criatividade literária.

Em dezembro de 1980 (ano do falecimento de José Américo) é criada pelo então Governador Tarcisio de Miranda Burity a “Fundação Casa de José Américo”, na casa onde o imortal viveu os últimos 22 anos de sua vida.

José Américo de Almeida contribuiu enormemente para a educação com a criação de colégios agrícolas e da Universidade Federal da Paraíba, estendendo-se ainda ao setor artístico e cultural, criando na capital a Escola de Música Antenor Navarro. Estes feitos, sobretudo para o Nordeste e a Paraíba em particular, impulsionaram a universalização da educação e o desenvolvimento para uma região a qual tinha como principal flagelo a seca.

A Fundação Casa de José Américo, instituição cultural dedicada ao ensino, à pesquisa e à extensão, foi criada em 1980, através do Decreto Lei nº 4.195, do Governo do Estado da Paraíba, com os seguintes objetivos; promover a publicação sistemática da obra de José Américo e de sua crítica e interpretação; manter o museu e biblioteca José Américo acessíveis ao uso e consulta pública; promover estudos, conferências, reuniões ou prêmios que visando à difusão da cultura e da pesquisa; promover estudos e cursos sobre assuntos políticos, jurídicos, econômicos, literários ou outros relacionados com a vida de José Américo; cooperar com as instituições nacionais e estrangeiras, no âmbito de suas finalidades; colaborar quando solicitada com o Governo da União, dos Estados ou dos Municípios, podendo, mediante convênio ou acordo, incumbir-se da prestação de serviços que forem pertinentes às suas atividades.

O local está dividido em três espaços físicos: A Casa Museu, um prédio com um auditório e sala de exposições e outro espaço onde abriga o Arquivo dos Governadores e Personalidades Paraibanas, além da Biblioteca Durmeval Trigueiro Mendes.

O Museu é um espaço institucional permanente a serviço da sociedade e que tem um caráter educacional, caracterizado pelo conhecimento descentralizado, simbólico e participativo, de motivação pessoal, que prima pela preservação, valorização e divulgação de todo acervo que abriga em suas dependências.

O prédio da Casa Museu resguarda a sua memória através da Fundação. Estão preservadas tanto as características originais quanto arquitetônicas, como o seu mobiliário e suas obras expostas em vitrine.

Na Casa há a biblioteca particular de José Américo, com cerca de quatro mil exemplares, oficina de restauração de obras de artes, além da sala de estar e de jantar, com sua originalidade, decoradas com quadros pintados a óleo e esculturas de artistas renomados, dentre outros atrativos.

O Museu Casa de José Américo é um exemplo cabal deste universo cultural vivenciado na representação material da história e memória do patrono da instituição, que foi um dos mais importantes representantes da nossa literatura e da nossa política.

A Fundação Casa de José Américo vem agregando um largo acervo construído por figuras relevantes na política, economia, sociedade e cultura paraibana, com projeção nacional e internacional. O objetivo é promover estudos e estimular o resgate da memória histórica paraibana, através do acervo vasto de ex-governadores e personalidades.

Órgão do Governo do Estado da Paraíba, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, está sintonizada com a missão institucional de preservar, pesquisar e divulgar a vida e obra de José Américo de Almeida e da cultura paraibana para o engrandecimento da sociedade.

Ao longo de três décadas, e em consonância com as finalidades de sua criação, formou um considerável patrimônio histórico, já presente em sua origem, por contar com o acervo documental do seu patrono, José Américo de Almeida.

Integrou o Projeto Nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), 9ª Primavera dos Museus, com a palestra sobre “Museus e Memórias Indígenas” (2015). Este projeto acontece anualmente no início da estação homônima, quando museus, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial.

Fontes:

http://paraiba.pb.gov.br/fundacao-casa-de-jose-americo-inaugura-cineclube-com-exibicao-de-filme-argentino/

http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Jos%C3%A9+Am%C3%A9rico+de+Almeida

https://pt-br.facebook.com/FundacaoCasaDeJoseAmerico/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *