O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 13/11/2016

Festival Sons e Sabores

Uma vasta programação cultural e gastronômica, que envolvem shows musicais, oficinas de arte, feirinha gastronômica, trilhas ecológicas, entre outros.
Data de publicação: novembro 13, 2016

Realização: Sebrae Paraíba

Ano de fundação: 2013

Facebook: https://www.facebook.com/festivaldesonsesaboresdobrejoparaibano/

O Festival Sons e Sabores é um evento que acontece anualmente em oito municípios do Brejo paraibano: Pilões, Alagoa Grande, Remígio, Bananeiras, Solânea, Guarabira, Serraria e Areia.

O evento tem como parceiros o Fórum de Turismo do Brejo, Sebrae Paraíba, prefeituras e o Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

Em 2013, foi realizado a primeira edição do Festival Sons e Sabores do Brejo, destacando a cultura e a gastronomia da região. O Festival é uma proposta inovadora de implantação de roteiros turísticos nestas cidades.

O Festival Sons e Sabores oferece uma vasta programação cultural e gastronômica, que envolvem shows musicais, oficinas de arte, feirinha gastronômica, trilhas ecológicas, entre outros.

As oficinas, como a Feirinha acontecem em uma grande estrutura montada pela organização do evento na praça da cidade. Na Feirinha Gastronômica são escolhidos 10 estabelecimentos que apresentam seus pratos elaborados, como tapiocas coloridas, mini pizza de carne de sol, crepe criativo com massa de tapioca, carne com molho de vinho, sanduíche gourmet real, entre outros.

No evento também acontecem oficinas de artes em tambor com o artista plástico Jonas Lourenço e uma exposição de arte da artista plástica Jô Cortez. Na terceira edição do evento foram incluídas as Oficinas Kids, que ensinam a arte da culinária e da música para as crianças, além de contação de histórias.

Dentre as atrações culturais, participaram deste evento: O Clube de Chorinho, o Baraúna Cordelista, o Forró Asa Branca, Flautas do Serviço Municipal de Assistência Social e de Moenda de Tradições Folclóricas, Grupo de Violino da Associação Farol Remigense, As Severinas, Nonatos, e a companhia de teatro Flor do Cedro.

Cada cidade tem uma programação específica, que valoriza os “sons e sabores” da localidade. “O Festival faz parte de uma estratégia de termos um calendário de eventos anual para o Brejo Paraibano, atraindo visitantes e valorizando as potencialidades da região”, destacou a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim.

A região do Brejo Paraibano é privilegiada com esse atrativo turístico. O Festival Sons e Sabores valoriza a gastronomia, beneficia o turismo e a economia local.

Fontes:

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2013/10/cidades-do-brejo-paraibano-sediam-festival-sons-e-sabores.html

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/10/festival-sons-e-sabores-comeca-nesta-sexta-feira-no-brejo-paraibano.html

http://portalmidia.net/cidades-do-brejo-recebem-festival-de-sons-e-sabores/

http://brejo.com/2013/12/05/remigio-recebe-festival-sons-e-sabores-do-brejo/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *