O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 05/05/2020

Engenho Várzea do Coaty

A centenária fazenda fica localizada na zona rural da histórica cidade de Areia-PB, no distrito de Santa Maria.
Data de publicação: maio 5, 2020

Município: Areia-PB

Endereço: Distrito de Santa Maria

Como chegar: Estando em Areia, seguir pela PB 079 em direção a cidade de Pilões; depois de percorrer cerca de 5km, após passar pelo condomínio Reserva da Serra, desce uma ladeira e como ponto de referência, uma parada de ônibus; haverá uma placa indicativa direcionando ao Engenho Várzea do Coaty. Cerca de 2,4 km de estrada de terra.

Contato: 9.8817-7803

Horário de atendimento: agendamento todos os dias.

Facebook: @EngenhoVarzeaDoCoaty

Instagram: @varzea_docoaty

A centenária fazenda fica localizada na zona rural da histórica cidade de Areia-PB, no distrito de Santa Maria. A Casa Principal, de arquitetura inspirada nos palacetes ingleses possui simetria e imponência marcantes não passa despercebido, não fosse pela exuberante vegetação de entorno. Foi construída em 1920 e conta histórias da família Melo e suas gerações. Este é, sem dúvidas um exemplar das primeiras construções dos áureos períodos de ascensão econômica desta região, e uma das primeiras que usou cimento como elemento construtivo.

Os cômodos são amplos, com mobiliário de várias épocas, piso em ladrilhos diversos e forros em lambris. Nas paredes da sala afrescos foram pintados na parte superior e concedem ainda mais o aspecto de monumentalidade e leveza à construção. Por toda a casa se vê artigos feitos em bordado pela matriarca. No jardim central, uma coleção de suculentas, paixão da Maísa Duarte, sua filha. Sobre os jardins, que tomam grande parte das áreas de entorno e também internas da casa, a este ponto, um capítulo seria pouco para mencionar as belezas e aprofundamentos que uma única visita poderia propiciar. 

Em frente a Casa grande, e onde funcionavam a casa de farinha e o depósito de grãos, hoje há um restaurante de culinária regional que traz outras perspectivas para o visitante. As visitações são feitas por agendamento e sempre acompanhadas por um guia, um membro da família.

Nestas terras produzem e comercializam além de doces e geleias, outros produtos de sabor e autenticidade. Numa nova empreitada, e alavancando ainda mais do turismo local, o engenho Várzea do Coaty ampliou suas demandas e atende pelo nome de “Café e Doceria Ciclos”, proposta que imprime muito desta paisagem rural num outro imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico, na cidade de Areia.

Jakson Braz

Fontes:

Entrevista com Maísa Duarte (proprietária do Engenho Várzea do Coaty) concedida ao arquiteto Jakson Braz.

Imagens: Acervo pessoal ( Set.2019)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *