O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 31/10/2016

Edilane Araújo

Jornalista, radialista e atriz. A primeira locutora de um programa de Rádio ao vivo, em João Pessoa. Pioneira no telejornalismo paraibano. Recebeu o Prêmio de Jornalismo AETC-JP.
Data de publicação: outubro 31, 2016

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 8 de outubro de 1964

Atividades artístico-culturais: Jornalista, radialista e atriz.

E-mail: edilane@cabobranco.tv.br

Instagram: https://www.instagram.com/edilanearaujo/

Facebook: https://www.facebook.com/edilane.araujo.3

Edilane Carvalho de Araújo é mais conhecida por seu trabalho como apresentadora do JPB, da TV Cabo Branco, no Estado da Paraíba.

Estreou nas artes cênicas paraibana, como atriz, no espetáculo, “Ali Ladrão e os 40 Babás”, no qual ela interpretava Vitalino Constantino, um herói de guerra que havia combatido na Guerra do Paraguai.

Em 1983, Ednaldo do Egypto a convidou para fazer parte do Grupo JUTECA, que então produziu a peça “Pluft, o Fantasminha”. Edilane fez o papel da mamãe-fantasma. Posteriormente, a atriz ainda participaria de outros espetáculos como “A Prima Donna” (no qual interpretou sua primeira protagonista) e “O Consertador de Brinquedos” (que encerrou sua carreira no teatro infantil) e “As Aventuras de Cutelo e Catuvira”.

Ao mesmo tempo em que realizava seus últimos trabalhos no teatro, Edilane inaugurava no rádio um novo tipo de programação, tornando-se a primeira locutora de um programa ao vivo em João Pessoa. Sua primeira estação foi a Rádio Arapuan, onde iniciou a programação ao vivo ao lado de Fernando Gabeira, Bertrand Freire, Cyro Carvalho e Aldo Schuller.

Antes os programas eram gravados com locutores de outros estados e depois exibidos. “Entrei na rádio para divulgar um espetáculo infantil e me convidaram para fazer um teste. Disseram que eu não tinha voz para FM e não fui aprovada. Logo depois, mudaram de ideia e me contrataram”, recorda Edilane. Nesta época ela cursava Economia na UFPB. A paixão pelo rádio e a gravidez da única filha, a fizeram deixar o curso.

Através do rádio, Edilane Araújo foi parar na TV fazendo comerciais. “A rádio onde trabalhava, na época era do mesmo grupo da TV Cabo Branco e funcionava vizinha ao Hotel Tropicana, onde realizavam-se os testes para televisão”. Segundo ela, como na época não existia muita gente com experiência em vídeo acabaram lembrando da moça que fazia comerciais e a chamaram para fazer um teste. Tudo começou com o telejornal Jogo Aberto que passou a apresentar com Rejane Brandão.

Em 1986, na fase experimental da TV Cabo Branco, que durou seis meses. Edilane resolveu então, voltar a estudar, transferindo seu curso de economia para Jornalismo. “Minha filha já estava maior e eu trabalhava em rádio e TV, mas por estar muito envolvida com o trabalho, acabei novamente não concluindo o curso”, enfatiza.

No ano de 1987 a TV Globo finalmente fincou raiz na Paraíba com as suas afiliadas locais: a TV Cabo Branco, com sede em João Pessoa, e a TV Paraíba, em Campina Grande. Em 1989, Edilane Araújo assumiu a apresentação do JPB 2ª Edição, um marco para a TV na Paraíba e uma novidade diante do padrão estabelecido pela Globo.

Edilane Araújo relembra aquele momento: “Por tradição, os telejornais da noite só eram apresentados por homens, seguindo o modelo do Jornal Nacional. No começo, eu iria ser âncora temporariamente, substituindo Geraldo Oliveira. Mas decidiram quebrar as regras e continuei”, explicou.

Em 2013, Edilane Araújo foi homenageada no Prêmio de Jornalismo AETC-JP na 12ª edição do concurso. Em 2015, a apresentadora foi homenageada pela RC Vips Magazine. A âncora do telejornal foi escolhida como referência na área da Comunicação, na Paraíba. Além dela, oito mulheres que atuam em outros segmentos foram lembradas. Todas protagonizaram um ensaio fotográfico especial, que estampou as páginas da nona edição da revista, fechando o mês dedicado às mulheres.

Essa foi a primeira vez que Edilane encarou uma sessão de fotos. “Achei muito interessante. Quando olhava a revista, sempre sentia vontade de fazer um ensaio assim. Até que apareceu o convite e eu amei”, disse. Em um cenário luxuoso, a apresentadora contou com uma superprodução. “Existia todo um glamour envolvido. Mergulhei na proposta e incorporei a personagem”, brincou.

Com três décadas de carreira, Edilane é considerada pioneira no telejornalismo paraibano. O convite para encarar as fotos foi recebido com muito orgulho por ela. “Para mim, foi uma oportunidade que veio coroar minha história profissional. Adorei o resultado e fiquei muito feliz com tudo”, destacou.

Ela considera o jornalismo paraibano hoje composto de excelentes profissionais, mas que carecem de ter mais cuidado com a língua portuguesa e com a banalização da violência. Além de apresentar o JPB, Edilane também atua na gerência de programação da Rádio Cabo Branco FM, mas ainda tem o sonho de voltar ao teatro. A apresentadora é a inspiração de muitos jovens futuros jornalistas, porém ultimamente também tem inspirado os seus telespectadores a correr e a praticar exercícios físicos. A corrida é outra paixão da apresentadora.

Edilane Araújo participou de importantes competições em todo o país e já acumula medalhas, premiações, e alguns troféus, que expõe orgulhosamente em sua sala na rádio. “Meu sonho é conseguir fazer com que cada vez mais pessoas se inspirem e procurem se movimentar, ganhar qualidade de vida. Não sabe como fico feliz com os depoimentos de quem começou uma atividade física por minha causa”, enfatizou.

O contato com o esporte começou na época em que estudava na antiga Escola Técnica, atual Instituto Federal da Paraíba (IFPB), onde iniciou a prática do basquete, passando em seguida a integrar a seleção paraibana da modalidade, representando o estado em muitas competições”. Ela entrou na equipe da Escola e só depois é que foi convocada para a seleção juvenil, e até chegou a participar de campeonatos locais e nacionais com o grupo. “Eu era magrela, não tão alta, mas muito veloz. Jogava como armadora e sempre treinava muito o condicionamento físico, corria muito. Depois que comecei a trabalhar, virei uma sedentária”, contou.

Questões de saúde levaram a apresentadora a procurar uma academia em 2004. Entretanto, a monotonia das esteiras fez com que ela preferisse as ruas. Na orla do Cabo Branco, a atleta não corre sozinha. “Sinto-me estimulada porque eu tenho um grupo para correr. Sei que eu vou me levantar na chuva e o grupo estará lá, esperando por mim”, ressaltou.

Em 2013, a atleta correu a sua primeira maratona. O lugar escolhido foi Santa Catarina. Segundo a apresentadora, poder sentir que conseguiu cumprir a meta que propôs para si é uma das maiores recompensas de cumprir a prova até o fim. “É uma coisa inexplicável. Só passando para você entender. É uma experiência para mexer com a cabeça de qualquer um”. No ano de 2014, em Porto Alegre, participou da prova de 42 km, e da sua primeira competição fora do país: a Maratona de Buenos Aires. No ano seguinte encarou a São Paulo City Marathon.

Em 2016, Edilane Araújo participou do revezamento da Tocha Olímpica. A apresentadora foi a 80ª condutora em João Pessoa do símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Recebeu o fogo olímpico no Giradouro do Altiplano e percorreu 200 metros pela Avenida Beira Rio, em direção à praia. “Com certeza eu fiz uma das mais importantes corridas da minha vida. Foram 200 metros de alegria para mim e de uma emoção indescritível. Eu que sou maratonista me senti representando milhares de atletas paraibanos e também representando os milhões de telespectadores que me dão a honra da audiência todas as noites e que tenho certeza que gostariam muito de estar ali no meu lugar”, revelou.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Edilane_Ara%C3%BAjo

http://entrepaposepapos.blogspot.com.br/2011/02/quem-e-edilane-araujo-edilane-uma.html

http://redeglobo.globo.com/tvcabobranco/noticia/2013/10/edilane-araujo-completa-primeira-maratona-da-sua-vida.html

http://redeglobo.globo.com/tvcabobranco/noticia/2015/04/apresentadora-edilane-araujo-e-homenageada-por-revista-veja-fotos.html

http://www.jornaldaparaiba.com.br/cidades/noticia/115496_edilane-araujo-vai-ser-homenageada

http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2016/07/edilane-araujo-participa-pela-1-vez-da-maratona-internacional-de-sao-paulo.html

http://g1.globo.com/pb/paraiba/jpb-2edicao/videos/v/jpb2jp-apresentadora-edilane-araujo-foi-uma-das-condutoras-da-tocha-olimpica/5070300/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *