O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 10/11/2016

Clube de Orquestra 25 Bichos

Um dos mais antigos grupos do Folia de Rua da prévia carnavalesca paraibana. Os foliões se fantasiam de animais e dançam ao som de uma orquestra de frevo.
Data de publicação: novembro 10, 2016

Município: João Pessoa – PB

Fundação: 15 de janeiro de 1946

Fundadores: Aprígio de Almeida, Antônio Ângelo, Antônio do Espírito Santo, Josué de Almeida, Antônio Rocha, Heráclito de Almeida, Fausto, Efigênio Pereira, Adalberto de Castro, José Cupertino, Capitão, Leonardo Almeida, Israel Quirino e Luiz Menezes.

O Clube de Orquestra 25 Bichos é um dos mais populares e antigos grupos do Folia de Rua da prévia carnavalesca paraibana. Reúne o público do bairro de Jaguaribe para uma experiência lúdica, em que as pessoas se fantasiam de animais e dançam ao som de uma orquestra de frevo. O ponto de concentração dos foliões é na Avenida Floriano Peixoto.

Em atividade desde 1946, sua fundação se deu pela iniciativa do sargento do exército Aprígio de Almeida e de um grupo de amigos que eram foliões daquela época. Surgiu inicialmente como “Bloco de Máscaras, a Bicharada”. Mais tarde, Os 25 Bichos ganharam uma marcha-oficial composta pelo poeta paraibano Manoel dos Anjos.

Em seu primeiro ano, o clube desfilou saindo de sua sede, denominada “A Selva” tomando as ruas de Jaguaribe e outros logradouros. Em janeiro de 1975, um novo grupo de amigos-foliões se formou. Entre eles estava João Batista de Souza considerado o grande líder do Clube de Orquestra 25 Bichos, agremiação que esteve à frente entre os anos de 1975 e 2008.

Faziam parte também da nova formação, Humberto Coutinho, Djalma Antônio dos Santos, Francisco Trindade, Leonardo Jorge, Fernando Pires e Juracy Batista. Eles reorganizaram o bloco e o adaptaram a característica de Clube. Em novembro de 2008, Flávio José de Lima assumiu a diretoria da Orquestra.

O nome do bloco faz alusão ao Jogo do Bicho criado pelo barão João Batista Viana Drummond, fundador e proprietário do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, em Vila Isabel. A aposta se tornou bastante popular em várias capitais do país. Teve forte presença na música, no cinema, no teatro e na literatura do Brasil.

Os foliões que se vestem de animais no bloco representam cada animal do jogo. Um carro alegórico com uma enorme roleta com os bichos desenhados é o destaque do Clube de Orquestra.

Fontes:

http://os25bichos.blogspot.com.br/

http://adrianacrisanto.blogspot.com.br/2009_02_01_archive.html

https://www.clickpb.com.br/culinaria/escola-imperio-do-samba-e-campea-do-carnaval-tradicao-em-joao-pessoa-71769.html

http://portalintercom.org.br/anais/nordeste2013/resumos/R37-0961-1.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *