O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/10/2015

Célia Coutinho

Culinarista e escritora. Produz receitas à base de soja. Publicou os livros, Sem Açúcar com Afeto, Sem Glúten Sem Lactose, e a obra Receitas Infanto-Juvenil.
Data de publicação: outubro 29, 2015

Naturalidade: Duas Estradas – PB

Nascimento: 12 de dezembro de 1940

Formação: Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Atividades artístico-culturais: Culinarista e escritora.

Contatos: (83) 9 9927-1601 / 9 8828-7973

Facebook: https://www.facebook.com/celiacoutinho.coutinho.1

Livros publicados: Sem Açúcar com Afeto, Sem Glúten Sem Lactose; Receitas (Infanto – Juvenil), produzido em parceria com os netos.

Célia Coutinho reside na capital paraibana há mais de 30 anos. Sua vida foi transformada quando descobriu que era intolerante a lactose. Sua filha nutricionista descobriu que o causador da sua alergia era o leite. A sua neta tinha os mesmos sintomas e assim foi constatada a patologia.

A escritora conta que quando era criança, no interior da Paraíba, tinha o costume de tomar leite de cabra, e toda vez que tomava o leite de vaca se sentia mal, e sem contar que naquela época era muito difícil saber, diferente dos dias atuais, em que a Medicina evoluiu bastante, e as pessoas já estão mais esclarecidas.

Devido à necessidade orgânica, a saída para Célia foi utilizar o leite de soja. O seu primeiro contato com o produto foi em uma viagem a Fortaleza para assuntos de trabalho.

Na Escola de Nutrição descobriu as propriedades do alimento que serve para anemia e a desnutrição.  Por sofrer com problemas dessa primeira patologia, passou a consumir a soja, porém desconhecia a sua aversão ao leite.

Desse modo, Célia começou a preparar receitas à base de soja. Inicialmente para uso próprio, e posteriormente, devido às necessidades dos clientes da filha, a culinarista percebeu a necessidade de expor seus produtos dentro do Estado da Paraíba.

A escritora prepara com a soja churrasco, bifes, almôndegas, biscoitos, bolos, tortas, pudins e demais alimentos. Segundo Célia o resultado da troca da carne pelo grão é um só, “fica uma delícia”, diz ela.

Tempos depois, Célia expandiu as suas atividades de culinarista. Teve a ideia de publicar livros, e vender para o exterior através do Facebook. Saiu do anonimato, e ficou conhecida através das entrevistas em programas de televisão da capital. A paraibana participa de feiras e mostras onde apresenta as deliciosas receitas que podem ser feitas com a soja.

Fontes:

Inventário/Entrevista/Paraíba/Criativa/Célia/Coutinho

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *