O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/11/2019

Caturité

O município de Caturité é localizado na Região do Cariri Ocidental do Estado da Paraíba.
Data de publicação: novembro 29, 2019

Município: Caturité – PB

Localização: Região do Cariri Oriental do Estado da Paraíba

Data de Emancipação Política: 29 de abril de 1994

Distância da capital: 160 km

Área Territorial: 118,1 km²

Limites Geográficos: Campina Grande (norte); Queimadas (oeste); Barra de Santana (Sul) e Boqueirão (oeste)

População: 4.571 hab. IBGE 2011    

Gentílico: caturiteense

Clima: semiárido

Altitude: 405 m

Vegetação: caatinga

O município de Caturité é localizado na Região do Cariri Ocidental do Estado da Paraíba. Com uma população estimada de cerca de 4500 habitantes, cujo 80% habitam a Zona Rural. O nome do município foi originado da lenda do índio Caturité, um guerreiro da Tribo Bodopitá, que teve a filha Potira raptada pelos portugueses que invadiram a região no Século XVII. Conta a história que Caturité saiu de seu esconderijo na serra, para libertar a sua filha. Durante o confronto com os portugueses, Potira foi ferida no peito, o índio e sua filha foram perseguidos e cercados quando Caturité decidiu pular de um despenhadeiro que também leva o seu nome, os dois desapareceram para sempre.

No Século XX, foi construído um povoado próximo a essa serra, com uma importante participação na produção de algodão, sisal e criação de gado bovino, e durante as décadas de 60 e 70, a região tornou-se Distrito de Boqueirão.

A emancipação política da região aconteceu em 29 de abril de 1994, e posteriormente instalado como Município em 1 de janeiro de 1997.

A população do município em 1991 foi estimada pelo IBGE em 4571 habitantes, distribuídos em 118 km². O clima da região é semiárido, com chuvas de verão no mês de janeiro, favorecendo a criação de pasto para o gado e o abastecimento de barragens e barreiros. Entre os meses de abril e maio caem chuvas propícias ao plantio, essenciais para a produção agrícola, que é típica da região. Embora que, infelizmente, nos últimos anos, não apenas Caturité, mas diversos outros municípios da região da Borborema, venham sofrendo pela irregularidade das chuvas. Devido à seca e o desmatamento, a fauna e flora também está passando por mudanças, e é notado o desaparecimento de espécies animais, como o canarinho, o concri, xexéu e outros.

Enquanto aos aspectos culturais do Município, é possível citar a realização de festejos juninos e a Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, que acontece todos os anos, no dia 8 de dezembro. A comunidade também realiza festas religiosas durante o ano, como a Cavalgada, por exemplo, que reúne, todos os anos, cerca de 600 cavaleiros, considerada uma das maiores do Brasil, fazendo abertura aos festejos juninos. 

 

Denis Teixeira

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Caturit%C3%A9#Hist%C3%B3ria

https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-caturite.html

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/caturite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *