O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 04/09/2015

Bella Santiago

Em 1992 publicou seu primeiro livro de poemas, Paisagens do Coração, e recebeu da imprensa local o Prêmio Domingos Sávio de Revelação na Literatura Paraibana.
Data de publicação: setembro 4, 2015

Naturalidade: João Pessoa – PB.

Data de nascimento: 07 de dezembro de 1953.

Formação artístico-educacional: Mestre em Letras-Teoria Literária (UNB).

Atividades artístico-culturais: Desenhista, poetisa e escritora.

E-mail: bellasantyago@hotmail.com

Bella Santiago é filha de Joacil de Brito Pereira e Neli Santiago Pereira; desde bem cedo demonstrou interesse pelas artes e pela literatura. Com apenas seis anos de idade iniciou estudos de balé clássico e inglês. O balé, primeira aspiração artística, abandonou aos 14 anos. O inglês continuou até o curso superior. Escreveu o primeiro poema aos doze anos e ainda no ginasial atuou em peças de teatro amador. Sempre desenhou. Procurava o meio que mais se adaptaria à expressão de sua persona artística.

Com dedicação aos estudos Bella Santiago levou a participar de intercâmbio cultural nos Estados Unidos, onde residiu por alguns meses no ano de 1971. De volta ao Brasil ingressou na Universidade Federal da Paraíba, no curso de Letras, que interrompeu em 1975 para uma temporada em Paris. Lá estudou francês e se “educou” nas artes, como prefere dizer quando se refere ao período parisiense em que frequentava museus, galerias e livrarias. Retomou o curso de Letras em 1976 e graduou-se em 1978. Por este tempo, a Literatura já ocupava lugar privilegiado dentre seus antes diversos interesses artísticos. A pintura também permaneceria como uma das suas formas de expressão.

Em 1992, publicou seu primeiro livro de poemas, Paisagens do Coração, e por ele recebeu da imprensa local o Prêmio Domingos Sávio de Revelação na Literatura Paraibana. Em 1993 publicou Poemas do Desmedido Amor, e em 1998 publicou o Romance Histórias da Arca da Velha, já em 2ª edição (2003) e em 2010 o romance Baía dos Esquecidos. Seus textos aparecem nas antologias de literatura paraibana.

Fontes:

http://www.catalogodasartes.com.br/Detalhar_Biografia_Artista.asp?idArtistaBiografia=4405

http://pt-br.facebook.com/pages/Bella-Santiago/125459590869726?sk=info

http://rebra.sitedeteste.com.br/escritora-bella-santiago-399.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *