O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/09/2020

Banda Meu Quintal

A Banda Meu Quintal foi criada em 2015, em João Pessoa - PB.
Data de publicação: setembro 8, 2020

Município: João Pessoa-PB

Surgimento: 2015

Youtube: Banda Meu quintal

Instagram: Banda Meu Quintal

Spotify (e plataformas digitais): Meu Quintal

Integrantes da Banda Meu Quintal (2023):

Nara Santos – Compositora, voz e percussão. Paraibana, é atriz, contadora de histórias, poeta e compositora. Graduada em Letras e Mestra em Literatura pela UFPB. Pós graduada na Arte de contar Histórias, pela FAC – Faculdade do Distrito Federal.  Participa do batuque das Calungas e da Tribo de Carnaval e Ciranda dos Tupinambás. Trabalha numa Biblioteca Pública onde desenvolve projetos de incentivo à leitura.
Ana Catarina Leão – Compositora e voz. Paraibana, é graduada em música. Tem experiência em canto lírico e popular. É professora de Educação Musical infantil do Marista Pio X; Professora de Canto, Teatro Musical e Musicalização da Escola Jazz&Cia,  professora de canto de forma particular. É brincante do batuque das Calungas e produtora cultural.
Rosenilha Fajardo – Compositora, vocal e percussão. Nasceu em Leopoldina – MG e vive em João Pessoa-PB.
Em Minas Gerais, participou do trio Dedos de Moça, idealizou o projeto Sons da Mata. Na Paraíba, criou o grupo Salamandra Sandra, realizou o projeto Oficina da Pólvora na Casa da Pólvora. É professora de artes no RN.
É Etnomusicóloga pela UFPB e Professora de música da EEMAN (Escola de Música Antenor Navarro). É também produtora cultural.
Thais Ribeiro – Percussão e vocais. Pernambucana, atriz, dançarina, coreógrafa e brincante. Graduada em Teatro, Licencianda em Dança pela UFPB, Mestranda em Dança pela UFBA. É professora de dança,  brincante de Cavalo Marinho, Frevo e participa do Maracatu Nação Pé de Elefante como batuqueira e dançarina da Corte.
Ivo Limeira Guitarra. Paraibano, é compositor, arranjador e produtor musical. Graduando em Licenciatura em Música pela UFPB. Estuda guitarra, violão de 7 cordas e tem experiência em diferentes grupos da cidade. É também compositor, arranjador e produtor musical. Participou do grupo Flor de Pedra e integra o grupo Tamandueira. Em 2023, participou da 40ª Oficina de Música de Curitiba, onde foi selecionado e tocou com a cantora Tereza Cristina num show em homenagem aos 80 anos de Paulinho da Viola.
Pedro Francisco – Contrabaixo.  Paraibano, é multi-instrumentista, arranjador, compositor e ilustrador. Venceu (2022) o 1º Concurso Jazz Combo Apresenta Novos Compositores, do Conservatório de Tatuí (SP). Participa como xilofonista e acordeonista da Itiberê Orquestra Família da França, liderada pelo maestro Itiberê Zwarg, um dos maiores disseminadores da música universal de Hermeto Pascoal.
Escurinho – Percussão e vocais. Pernambucano, de Serra Talhada. Compositor, cantor e percussionista, atua também no teatro como ator e na criação de trilhas. Foi ele quem fez a trilha atuou na peça ‘Vau da Sarapalha’, dirigida por Luiz Carlos Vasconcelos.  Em 1998, lançou o CD autoral ‘Labacé’, dando bastante repercussão ao seu trabalho, com shows em João Pessoa e várias cidades do país. Em 2003,  lançou o CD  ‘Malocage’, ampliando seu público com shows  no Rio de Janeiro (Projeto Palco Sobre Rodas/04), São Paulo (Itaú Cultural – Projeto Toca Brasil/04) e outras cidades importantes. Em 2006, lançou o seu primeiro DVD, resultado da gravação do show no projeto Toca Brasil. No mesmo ano, realizou shows na Espanha, Bélgica, Suíça e Itália acompanhando o cantor Chico César. Em 2012, lançou o terceiro CD ‘O Princípio Básico’,  patrocinado pelo BNB através do Programa de Cultura Banco do Nordeste/BNDES. Em 2015,  lançou o seu 4º CD ‘Ciranda de Maluco’- Vol 1. Em 2019, lançou ‘Fome com a vontade de comer’ (single), em 2021, lançou ‘Pele preta’ (single) e em 2022 lançou ‘O bom é tomar cuidado Volumes 1 e 2. Em 2023, lançou o vol. 3 de ‘O bom é tomar cuidado’.
Interprete performático, Escurinho traz em sua música uma poesia urbana de caráter social, numa fusão de ritmos que vai do xote ao reggae; do experimentalismo ao rock; do forró ao baião; do caboclinho ao boi de reisado; dos ritmos afros e tribais, do maracatu ao coco de embolada. Formado em Música pela UFPB, possui experiência como professor, atualmente cursa a Licenciatura em Música pela mesma universidade. Idealizou e realiza o projeto Ciranda da Penha, em bairro de tradição da pesca artesanal de João Pessoa, com a presença de músicos e mestres cirandeiros da PB. Criou também o Forró do Escurinho, onde canta forrós autorais e tradicionais e faz o circuito pela cidade de João Pessoa e adjacências.
Banda Meu Quintal 
A Banda Meu Quintal foi criada em 2015.
Segundo Nara Santos, compositora e uma das idealizadoras, a inspiração vem das suas memórias da infância, vivências com a cultura popular, a literatura, a experiência de sala de aula e a cena cultural paraibana. A banda tem como principal influência o cancioneiro brasileiro e sua diversidade rítmica, passeando também pelas canções de ninar. Seu objetivo é dialogar coma múltiplas infâncias e levar música e brincadeira para crianças de 0 a 99 anos. A cultura popular também serve de inspiração, assim como a literatura,  que funcionam como alimento que constitui o seu fazer musical.
A Banda Meu Quintal gravou 4 CDs e 1 single independentes. Em 2015, lançou ‘Meu quintal’, com shows em João Pessoa e Brasília; em 2017, lançou ‘Roda gigante’, percorrendo várias cidades da PB.  Em 2017, O CD Roda Gigante foi considerado como um dos dez melhores da Paraíba pelo jornalista Jamarri Nogueira, sendo tocado em rádios locais e internacionais. Em 2019, lançou ‘Eu passarinho’. Em 2021, lançou o single ‘Vigília para Mariana’. Em 2023, lançou ‘Voando no meu quintal’.
Em 2018, para comemorar os 3 anos da banda, foi lançado o karaokê do Meu Quintal, uma ferramente importante de incentivo á leitura, com 4 canções disponíveis no canal da banda no Youtube.
A Banda segue divulgando seu trabalho e fortalecendo sua identidade brincante. Sua compositora Nara Santos tem como parceiros poético-musicais Ronaldo Monte, Naldinho Braga, Luciana Queiroz, Val Felix e Mayara Vieira, Ivo Limeira, Guga Limeira, Jairo Cezar Soares e outros. .
Todos os CDs estão disponíveis gratuitamente nas plataformas digitais (Spotify, Deezer, Bandcamp, Youtube e outras).

Ivanhia Kelly*

Fonte: Entrevista com Nara Santos.

*Atualizado 19/06/2023

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *