O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 16/05/2020
Banda Magníficos 2022

Banda Magníficos

A Banda Magníficos é uma banda de forró romântico criada em 1995 na cidade de Monteiro, no interior da Paraíba.
Data de publicação: maio 16, 2020

Município: Monteiro – PB

Instagram: https://www.instagram.com/bandamagnificos/

Facebook: https://www.facebook.com/bandamagnificosoficial/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCOSTZL7J8WjEZGAtzQHtuEA

Contato: (81) 99421-2745 // E-mail: bandamagnificosoficial@gmail.com

A Banda Magníficos é uma banda de forró romântico criada em 1995 na cidade de Monteiro, no interior da Paraíba.

Com mais de 20 anos de carreira, a banda é uma das mais bem sucedidas no gênero de forró e dona de grandes sucessos como: “Me Usa”, “Apaixonada”, “Verdadeiro Amor”, “É Chamego ou Xaveco?”, “Sonhar”, “Carta Branca”, “O Encanto”, “Grande Amor da Minha Vida”, “Cristal Quebrado”, “Tentando Me Evitar”, “Telefone Fora de Área” , “Fonte dos Desejos”, “Frente a Frente”, “Fora de Mim”, “De Bandeja”, “Animal Faminto”, “Essa Paixão Virou Chiclete”, “Só Depende de Nós”, “Ninguém Me Quer”, “Super-Herói”, dentre outros.

O sucesso da banda de forró romântico resultou em oito milhões de cópias vendidas e certificações por vendas de gravação musical, que renderam vários discos de ouro, um de platina e um de platina duplo. Entre os anos 1996 e 2000, a banda teve como formação clássica: Walkíria Santos, Neno e Luciene Melo. Nesta época foram gravados os maiores sucessos do grupo. Depois a Banda passou por reformulações e chegaram  outros vocalistas, como Sâmya Maia, contudo a essência e o sucesso da banda foram mantidos. Atualmente a Banda conta nos vocais com Fernando Frajola e Ohara Ravick.

Tudo começou há quase vinte anos, na cidade de Monteiro, interior da Paraíba, quando José Inácio da Silva (Jotinha), ganhou de presente do seu pai uma pequena sanfona de apenas 60 baixos. Empolgado com o presente, aprendeu as primeiras notas musicais e a tocar alguns clássicos do forró como: Asa Branca e Mulher Rendeira. Contagiados pela música e incentivados por Jotinha, os irmãos Josivaldo, Van e Neno, também aprenderam a tocar alguns instrumentos musicais, passando a animar festas em sítios e salões da cidade. Antes de ingressarem no mundo artístico, os irmãos já trabalhavam aos oito anos de idade, engraxando sapatos, carregando feira em carroça e vendendo picolé. Com quinze anos, Jotinha conseguiu um emprego como menor estagiário no Banco do Brasil de Monteiro-PB. ‘Todo dinheiro arrecadado tinha destino certo: Investir na carreira musical’, informa Jotinha, lembrando que ‘No início, tudo foi conquistado com muito sacrifício e persistência, mas logo as pessoas começaram a gostar do nosso trabalho e o boca a boca fez surgir os convites para apresentações em várias cidades da região’. Com o aumento da demanda, Jotinha deixou de participar como sanfoneiro e passou a administrar o grupo, contratando mais pessoas para fazerem parte do mesmo. Através de pesquisa realizada em um dicionário encontrou a palavra (magnífico) que ajudou a identificar a MARCA de sua empresa. A partir daí surgiu a Banda Magníficos.

Em 1995 a Banda “Magníficos” lançou o seu primeiro CD Independente, intitulado Todo Dia Te Querer, que tinha como carro chefe a música Amor pra Sempre que, devido às dificuldades no início, foi divulgado apenas nas emissoras de rádio da Paraíba. No ano seguinte foi lançado o 2º CD (Meu Tesão é Você), que fez um grande sucesso em todo o Nordeste e chegou a vender mais de 200 mil cópias, despertando o interesse da gravadora Sony Music, que não mediu esforços para contratar a banda.

Em 1997, já através Da Sony Music, a Banda Magníficos lançou seu terceiro CD intitulado “Me usa”, e foi premiada com o Disco Duplo de Platina, referente a vendagem superior a 500 mil cópias. Nesse mesmo ano, entra a nova vocalista Luciene Melo, formando junto com Walkyria e Neno o trio de vozes que marcou a banda.

De 1998 a 2003 foram lançados os CD’s: Fonte dos Desejos e Magníficos ao Vivo (1998), Frente a Frente (1999), Magníficos 2000, Tô no Ponto (2001), Ao Vivo & Inéditas (2002) e O Encanto (2003). Nesse período, a banda rompe com a Sony Music, passando a atuar de forma independente ,também a formação de vocalistas passa por uma grande mudança, com a saída de Walkyria em 2000 entram na banda Aduílio Mendes, advindo da banda Mastruz com Leite, e Sâmya Maia, formando assim o primeiro quarteto de vocalistas da banda. Em 2002, Luciene deixa a banda para seguir carreira solo, sendo substituída por Simone Lessa. Em 2003, Aduílio sai da banda e Ery assume o lugar deixado por ele.

Mantendo as suas características, o grupo lançou o CD “É Chamego Ou Xaveco?”, considerado como um dos melhores de sua discografia. ‘O sucesso conquistado ao longo da carreira pode ser percebido nas apresentações, onde o público canta em coro, músicas do primeiro ao mais recente CD’, explica o empresário. Após o lançamento desse álbum, no mesmo período, Neno e Simone deixam a banda, e em seguida, Juarez Jr, revelado pela banda Mastruz com Leite, passa a integrar o grupo e Sâmya passa a ser a única vocalista feminina até o retorno de Walkyria em 2006.

Em 2005 a banda lançou o DVD “Uma História de Sucesso”, o primeiro da Magníficos, que acabou também sendo lançado em CD. ‘Neste primeiro DVD, a banda apresenta toda a sua trajetória de sucesso desde o início da carreira na cidade de Monteiro-PB até os daquele momento”, informa ele. O DVD – Uma História de Sucesso foi gravado no Chevrolet Hall em Recife-PE, uma das maiores casas de shows do Brasil. O DVD contém imagens e depoimentos inéditos, misturados a coreografias, efeitos, iluminação e muito som, além de uma seleção musical com todos os sucessos da carreira da banda.

Em 2006, a Banda lançou o seu álbum com o título “A PREFERIDA DO BRASIL”. Para esse CD apostou alto nos ritmos dançantes e vibrantes do forró estilizado e caprichou no romantismo, marca registrada da Magníficos. “O repertório desse novo CD foi escolhido com muito cuidado e carinho, porque é um produto feito exclusivamente para que possamos conquistar novos fãs e atender de forma agradável as pessoas que nos acompanham há muito tempo”, fala o empresário Jotinha, acrescentando que, além das músicas, também foi produzido um show especial da Banda totalmente inovador e inesquecível. O álbum marca o retorno de Walkyria a banda após 5 anos em carreira solo.

No ano seguinte, 2007, a banda lançou o 14° Álbum “Essa Paixão Virou Chiclete”. Tendo como carro chefe do CD, a música de mesmo nome, um agradável som aos ouvidos dos forrozeiros apaixonados, na voz da cantora Sâmya Maia. Para esse ano também foi produzido o Clipe “Essa Paixão Virou Chiclete”, uma superprodução que surpreendeu o meio musical, na primeira semana mais de cinco mil pessoas acessaram o site Youtube para conferir o Clipe.

Jotinha que além de administrar é o responsável por toda a produção dos CDs e DVDs, a cada ano pega os fãs de surpresa. Em 2008 lançou o Álbum “Telefone Fora de Área”, apresentando uma mistura de arrocha e forró. Para a produção contou também com a participação de músicos, feras, como Chimbinha, da Banda Calypso, na guitarra e o toque inconfundível do próprio Jotinha, no acordeom. Em 2008, Jotinha também reservou a gravação do 2° DVD da Magníficos, no Chevrolet Hall, em Recife. A festa contou com a presença maciça do público que lotou a casa de show para conferir de perto mais essa produção.

Homenagem: Veterana do São João da Capitá, Magníficos foi a banda homenageada na edição de 2008. “Para nós, que viajamos há quase trinta anos por todo o Brasil levando o nosso forró, é uma honra sermos homenageados nesse que é um dos maiores eventos de forró do País. Isso é a prova de que falar de amor e fazer música de qualidade nunca sai de moda”, afirma Walkyria Santos, então vocalista da banda Magníficos desde o início do grupo. O São João da Capitá de 2008 também foi marcante para os paraibanos, que tiveram a oportunidade de apresentar o show do seu segundo DVD. Foram duas horas de muito forró com músicas inéditas como “Telefone fora de área” e “Essa paixão virou chiclete”. Já no ano passado, a banda aproveitou a participação no evento para gravar um CD e um DVD ao vivo com a participação da atriz Fabiana Karla, que cantou o sucesso “Me usa” ao lado do músico Jotinha e da vocalista Walkyria. A atriz declarou ser fã da Magníficos e o convite para cantar junto com eles surgiu durante uma apresentação da banda no programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo.

Já em 2009 as novidades foram várias, lançou o DVD, gravou o novo hit ‘A Química do Amor’ e contou com a volta de Neno para o Grupo. O ano de 2009 marca o início da parceria entre a Banda Magníficos e a Luan Promoções. Agora as contratações e vendas de shows da preferida do Brasil estão sob a coordenação da Luan, considerado um dos mais importantes escritórios do show business.

Em 2010 a Banda trabalha os sucessos Diamante, Tá na Cara e Vou Chorar e a nova turnê e, em paralelo, com o Projeto O Maior Encontro do Forró, reúne as bandas Magníficos, Mastruz com Leite e Limão com Mel.

A Banda lança o MP3 Super Seleção com mais de 100 músicas da Banda. O projeto Forró das Antigas agitou o país contabilizando recordes de público por onde passava.

Os hits Homem é Feito Lata e o Primeiro Beijo são lançados como músicas de trabalho. O primeiro é interpretado por Sâmya Maia e o segundo por Walkyria Santos. Em 2014 Walkyria deixa a banda novamente, sendo substituída por Adma Andrade. Em 2015, a banda completa 20 anos de história.

Em janeiro de 2017, Adma Andrade deixa banda para integrar a banda Limão com Mel substituindo Michele Andrade. Em julho de 2018, a vocalista Sâmya Maia deixa a banda e Ohara Ravick assume à frente feminina dos vocais, ao lado de Fernando Frajola.

Recentemente, a cantora paraibana Lucy Alves entrou no clima dos forrós antigos e lançou uma releitura da música Verdadeiro Amor. A faixa é um dos principais hits da Banda Magníficos e faz parte do álbum Meu Tesão É Você, lançado em 1996. A versão lançada por Lucy integra um novo projeto audiovisual da cantora e promete ainda outras produções. Na internet, o clipe e a música foram bem recebidos. Em seu perfil no Twitter, Lucy Alves interagiu com os seguidores, comemorando o sucesso do clipe.

Prêmios: A banda de sucesso nacional já bastante premiada por seus recordes em vendas de álbuns, recebeu outros prêmios importantes como o “Prêmio Forrozão” e o “Prêmio Jackson do Pandeiro e Gonzagão”, neste último a banda recebeu o troféu no maior São João do Mundo em Campina Grande -PB.

Walmarques Junior

Fontes:

http://bandamagnificos.com.br/

http://g1.globo.com/pernambuco/musica/sao-joao-da-capita/2014/noticia/2014/05/sao-joao-da-capita-homenageia-banda-magnificos-na-edicao-2014.html

http://bastidoresdoforro.blogspot.com/2010/06/premio-jackson-e-gonzagao-melhores-de.html

https://jc.ne10.uol.com.br/canal/cultura/musica/noticia/2020/01/09/lucy-alves-regrava-hit-da-banda-magnificos-veja-o-clipe–396918.php

https://www.vagalume.com.br/banda-magnificos/biografia/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Magn%C3%ADficos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *