O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/08/2015

Banda Cabaçal – Os Quarenta

É uma manifestação artística de caráter popular, uma tradição da comunidade negra e foi criada por remanescentes de um quilombo, quando ainda nem se pensava em imigração.
Data de publicação: agosto 3, 2015

Município: Triunfo-PB

Membros: Formação mais recente composta por 11 crianças.

Gênero musical: Folclórico

A Banda Cabaçal – Os Quarenta é uma manifestação artística de caráter popular, uma tradição da comunidade negra e foi criada por remanescentes de um quilombo de Pombal, quando ainda nem se pensava em imigração, por volta do ano de 1951.

A denominação “Os Quarenta” originou-se dado o fato da comunidade negra ter chegado à cidade de Triunfo, em número de quarenta pessoas de ambos os sexos. Outro detalhe interessante que veio endossar essa alcunha, quando o caminhão que os conduziam estacionou em frente à casa de um morador da localidade, e este olhou e comentou com os presentes: “VIRGEM! VÊM UNS QUARENTA!” A partir de então, e até hoje, quando qualquer referencia é feita a indivíduos dessa comunidade, é comum dizer: “fulano dos quarenta”, ou “na rua dos quarenta”.

A Banda atualmente é formada por 11 crianças e conta com instrumentos de percussão, sanfona, pífano, e lanças. Os componentes apresentam-se com trajes típicos. O estilo musical folclórico complementa a graciosidade do grupo. A banda se vincula por meio desses imigrantes negros a ocasiões de festividades e celebrações, especificamente as comemorações religiosas.

Por intermédio das relações que os integrantes da banda estabelecem entre si e a comunidade, eles fomentam e reproduzem um conjunto de agentes vinculados ao circuito cultural da região, influenciando com ênfase a cultura e fazendo parte das manifestações culturais.

Não só no ponto de vista cultural, como também uma tendência religiosa, da cidade de Triunfo é fácil verificar onde se apresenta fortemente a influência da cultura dos “Quarenta”. Na festa do Senhor Menino Deus (Padroeiro da Cidade), é possível perceber que a mesma não teria tal brilho e originalidade sem a folclórica Banda Cabaçal.

Uma história que envolve uma herança ancestral da nossa cultura popular:

O ano de 1952 marca o início da história da “Comunidade dos Quarenta”, na cidade de Triunfo – PB, com a chegada de parte da família Pereira, oriunda de Pombal-PB, após vários conflitos registrados naquela cidade. Questões internas, como brigas, ameaças, disputas por terras, incêndios em plantações, fizeram com que quarenta integrantes de uma mesma família resolvessem procurar outro local para se estabelecerem, por conta da violência instalada, resultando, inclusive, em mortes.

Contudo, é imprescindível a contribuição que os integrantes, desde os mais antigos até os recentes da Banda Cabaçal dos “Quarenta”, viabilizou para o município de Triunfo, pois, entre suas fitas, nuances e danças marcaram nas linhas que mapeiam a cultura de um povo, sua impressão de geração imbuída de valor e significado social.

A incorporação desse povo a vida da comunidade foi fundamental e veio acrescentar valores de ordem cultural, econômica, social e humana.

Atualmente, a luta dos descendentes dos pioneiros, estimados em mais de 150 pessoas, mantendo tradições como a Banda Cabaçal, e pelo reconhecimento oficial da Comunidade dos 40 como remanescente de um Quilombola, passando a usufruir dos benefícios assegurados às várias comunidades descobertas no Brasil nos últimos anos.

Fontes:

http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ci/article/download/14093/8756

http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ci/article/view/14093

http://www.focandoanoticia.com.br/comunidade-dos-40-em-triunfo-luta-pelo-reconhecimento-como-remanescente-de-quilombola/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *