O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 31/07/2021

Instituto Balé Cidade de Campina Grande

O Instituto Balé Cidade de Campina Grande, fundado em 2014, tem um grande reconhecimento através do trabalho desenvolvido nos palcos da Paraíba e do Brasil.
Data de publicação: julho 31, 2021

Endereço: Vigário Calixto, 1754 / Bairro: Catolé

Campina Grande/PB

CEP: 58.410-340

Contato: (83) 99673-4714

E-mail: contato@balecidadecampinagrande.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/balecidadecampinagrande/ 

Site: https://balecidadecampinagrande.com.br

O Instituto Balé Cidade de Campina Grande, fundado em 2014, tem um grande reconhecimento através do trabalho desenvolvido nos palcos da Paraíba e do Brasil, em parceria com a Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral e a Prefeitura Municipal de Campina Grande através das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico, Cultura e o Teatro Municipal Severino Cabral desenvolve um projeto amplo que vai além da produção e a difusão de belíssimas coreografias.

O Instituto encanta plateias por onde passa e realiza um trabalho exemplar de formação de público, de pesquisa e debate, preservação da memória da dança em Campina Grande, de produção de eventos sobre a linguagem artística e projetos sociais de formação artísticas com os projetos “Dança Cidadã” onde oferece aulas de ballet clássico para crianças dos 7 aos 11 anos da rede municipal de ensino, o “Homens na Dança” que capacita rapazes dos 13 aos 30 anos com aulas de ballet clássico e dança contemporânea e o “Balé Jovem de Campina Grande” formado por 10 bailarinos escolhidos entre os alunos da Escola de Dança do Balé Cidade de Campina Grande.

Dessa forma, o Balé Cidade de Campina Grande consolida-se como referência também em função de suas atividades extra palco, um trabalho que enxerga a dança como elemento multifacetado e plural. A Escola Balé Cidade de Campina Grande, tem como objetivo fomentar a formação em arte, direcionada ao jovem artista, comunidade e aos profissionais veteranos. Oferece cursos e oficinas destinados à formação, capacitação, qualificação, aperfeiçoamento e atualização de crianças, jovens e adultos nas áreas de Dança, Música, Ginástica Rítmica e Teatro. 

A escola funciona no empresarial Atlanta, na Rua Vigário Calixto, 1754, Bairro do Catolé, Campina Grande-PB, de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 21h, aos sábados das 7h às 18h30. Os cursos oferecidos são ballet clássico, danças livres, música, teatro e projeto dança cidadã.

A Mostra Campinense de Dança é um evento realizado pelo Balé Cidade de Campina Grande através da Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande, tendo como palco principal o Teatro Municipal Severino Cabral, espaço com 684 lugares, localizado na região central da cidade, com a participação de dezenas de grupos, escolas e bailarinos do Brasil e até de outros países. 

O festival trata-se de um evento que se propõe a atuar como veículo de arte e educação, fomentador da criação coreográfica, difusor do trabalho artístico brasileiro e ponto de intercâmbio entre os milhares profissionais do setor. Com vistas ao desenvolvimento cultural e social da cidade de Campina Grande e de toda a região, a mostra oportuniza o contato com a cultura artística, solidificando mecanismos de atração ao mercado cultural, a formação de público e o envolvimento comunitário, pretendendo alcançar a integração sociocultural, aproveitando a localização estratégica e a infraestrutura turística da cidade em que é realizado.

Além dos espetáculos convidados, o evento realiza, a Mostra de Coreografias, a Batalha All Styles, Workshop, Cursos, Oficinas, Seminários, Lançamentos de Livros, Mostra de Vídeo/Dança e a Mostra Palco Aberto, a qual promove apresentações em um Shopping da cidade. O objetivo é estreitar os laços com os estados vizinhos, diminuir distâncias, intensificar a troca e criar possibilidades de circulação. 

Israela Ramos

Fonte: https://balecidadecampinagrande.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *