O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 06/07/2015

Areia de Baraúnas

Localizado no Sertão Paraibano. Antes do povoado de Areia de Baraúnas, estas terras já eram habitadas por índios Pegas e Panatis da família Cariris
Data de publicação: julho 6, 2015

Localização: Sertão Paraibano

Limites geográficos municipais: Faz limites com as cidades de São Mamede, Santa Luzia, Taperoá, Cacimba, Salgadinho, Passagem e Quixabá.

Área territorial: 96,342 km²

População: 1 927 habitantes. IBGE/2010

Gentílico:  Baraunense

Distância da capital João Pessoa:  230km

Acesso a partir de João Pessoa:  BR 230

Data da emancipação política: 29 de abril de 1994.

Configurações geomorfológicas: O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacionalem 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca, com o clima seco e chuvas de verão.

Altitudes: 371 m

Vegetação: Predominante no município  é a caatinga, um tipo de vegetação adaptado a carência d’água, como xiquexique, jurema, favela, etc.

Hidrografias: O município é banhado pelo rio da Farinha, dentre os açudes destacamos o açude Anis, Barragem do Caudaloso, açude da Onça e açude do Agreste.

Economia: As principais atividades desenvolvidas ao município de Areia de Baraúnas estão situadas basicamente no setor primário, sendo que a agricultura é o principal segmento, e as culturas de maior relevância são: algodão, feijão e milho. Na pecuária destacamos os rebanhos: caprino, ovino e bovino.

História do município: Antes do povoado de Areia de Baraúnas, estas terras já eram habitadas por índios Pegas e Panatis da família Cariris e por volta do ano de 1871 o senhor José Vermelho de origem cafuza que estava fugindo dos maus tratos das senzalas, chegou às margens do Rio Farinha ao lado do Planalto da Borborema no alto sertão da Paraíba ficando amigo dos índios.

Muitos anos se passaram, e como o senhor José Vermelho estava tendo bons resultados nesse comércio, outras pessoas que acompanharam todo o percurso deste homem resolveram então a vim também tomar posse de uma pequena parte dessas terras. Famílias como a do senhor Francisco Alves de Souza, mas conhecido como Chico Belino que construiu a primeira casa desta pequena aldeia que começava a se elevar, e também a do senhor Pedro Lino, mas conhecido como Pedro Bala.

Por volta de 08 de setembro de 1916 a cidade passou a ser Distrito de Passagem, tendo como o seu fundador o senhor José Vitor do Nascimento (Zé Vitor), deixando assim de pertencer à cidade de Patos. Através de muita luta e esforços o distrito de Areia de Baraúnas emancipou-se politicamente elevando-se a município através da Lei Estadual nº 5.923 de 29 de Abril de 1994 desmembrando-se da cidade de Passagem, passando então a ser um município independente que não mais iria precisar de Passagem para resolver os seus problemas, como os de saúde, transporte e educação.

Turismo: Areia de Baraúnas é um município pequeno, quase não oferece Turismo. Apesar dos dados, o município dispõe de uma linda Cachoeira, pouco explorada pelos moradores e por parte do Turismo.

A cidade atrai ainda Turistas em sua Festa de Emancipação Política, pois oferece a quem a visita, shows musicais com bandas de renome nacional, brincadeiras e tradições populares, a exemplo da corrida de jegues e o torneio de futebol.

Manifestações culturais/Festas populares: Festa de São José (Padroeiro da Cidade), carnaval, vaquejada, agorinha, romarias, cantorias e desafios de viola.

Lendas ou Mitos: a lenda da pedra rachada que antes se chamava pedra da janela; e a lenda do Caudeloso.

Artesanato: Chapéu de couro, fabricação de vassoura, roupa de algodão, potes de barro, chinelo de couro, fio de algodão.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Areia_de_Bara%C3%BAnas

http://www.areiadebaraunas.pb.gov.br/

http://www.areiadebaraunas.pb.gov.br/A_Cidade/Historia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *