O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 30/08/2016

Araruna

O nome Araruna vem do tupi "A´rara una” e significa Arara preta. Esta denominação decorre do fato de existirem nos primórdios do povoamento, muitas dessas araras.
Data de publicação: agosto 30, 2016

Localização: Microrregião do Curimataú Oriental.

Área territorial de 245,720 km2.

População / IBGE / 2015: 20.051 habitantes.

Gentílico: Ararunense.

Limites geográficos municipais: Cacimba de Dentro, Cuité, Campo de Santana, Dona Inês, Riachão, Solânea, Japi, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento e Passa e Fica.

Distância da capital João Pessoa: 165 km.

Acesso a partir de João Pessoa: Rodovias BR 230, BR 104, PB 105 e PB 111.

Data da emancipação política: 10 de julho de 1876.

Instalado em 16 de novembro de 1876.

Configurações geomorfológicas: A umidade relativa do ar e os índices de pluviosidade superiores aos do clima dominante da microrregião contribuem para a formação de solos mais profundos, favorecendo o desenvolvimento de uma formação vegetal classificada como Mata Serrana com espécies arbóreas e arbustivas da caatinga e algumas espécies da Mata Úmida.

A Serra de Araruna é uma Chapada Sedimentar constituída por sedimentos que recobrem o cristalino. Além da Chapada Sedimentar, outras elevações merecem destaques: a Serra do Calabouço e a Serra da Confusão. Próximo às serras ocorrem gigantescos afloramentos de rochas muito antigas que devido à erosão e quebramento adquiriram formas interessantes. Destacam-se a Pedra da Boca, a Pedra da Caveira, a Pedra do Letreiro, a Pedra da Macambira.

Clima: Ameno, cuja temperatura no inverno chega aos 16°C.

Altitude: 580 metros.

Vegetação: Caatinga Hipoxerófila, com pequenas áreas de Florestas Caducifólias.

Hidrografia: bacias hidrográficas dos Rios Curimataú e Jacu.

Economia: Agropecuária e comércio.

História do município:

O nome Araruna vem do tupi “A´rara una” e significa Arara preta. Esta denominação decorre do fato de existirem nos primórdios do povoamento, muitas dessas araras. Apesar do significado do nome, elas se distinguem pela plumagem azul escuro que vistas à distância parecem pretas. A araruna (Anadorhynchus hyacinthinus) (Lath.) é toda azul carregado. Somente a região perioftálmica, desprovida de penas, é amarela.

O município é conhecido como: Terra da Pedra da Boca e do Araruna Moto Fest. E possui uma das mais tradicionais Festas de São João da Paraíba, festejo popular realizado no final do mês de junho.

Araruna é um das principais cidades do Agreste Paraibano, devido sua polarização aos demais municípios do Curimataú da Paraíba e Seridó potiguar, fazendo limite territorial com quatro municípios do estado do Rio Grande do Norte.

No início Araruna era conhecida como “Caminho de Peabiru” que segundo Romário Martins, era uma via de comunicação pré-colombiana. Por esse caminho, transitam, no século XVI, numerosas pessoas e expedições. Pioneiros acompanhados das suas respectivas famílias que se instalaram à margem da estrada da bioadeira, que conduzia ao Porto de São José e ao Estado de Mato Grosso, que era um caminho inicial da antiga histórica e pequena estrada de São Tomé. Tendo observado através da Inspetoria de Terras do Departamento de Geografia, Terras e Colonização do Estado, que o povoado estava progredindo e que deveria ter obras de urbanização.

Neste contexto, Sady Silva, em seu plano de urbanização, batizou em 1951, o povoado com o nome de Araruna. No ano seguinte, o povoado iniciou a cultura de café, de algodão, de arroz e de todos os produtos agrícolas propícios ao clima local.

Araruna foi elevada então a Distrito, e sua Sede, à categoria de Vila, em 1952, como Unidade Administrativa de Peabiru. Em 1954, pela Lei n. 3, de 26 de novembro, passou à categoria de Município, sendo instalado em 18 de novembro de 1955. A instalação oficial ocorreu em 29 de novembro de 1955.

O desenvolvimento urbano de Araruna operou-se em três períodos distintos: o primeiro se deu entre a formação do povoado e 1908, quando se iniciou a construção do Mercado Público. O segundo se estende entre a construção do Velho Mercado até 1967, quando foi construído o Mercado Novo. O terceiro período começa com a inauguração do Mercado Novo e se estende até os  dias atuais.

Eventos turísticos: Festival de Inverno de Araruna, Carnaval, Festas Juninas, Emancipação Política, Desfile de 7 de setembro e Festa da Padroeira.

Atrações Turísticas Naturais: Parque Estadual da Pedra da Boca, Fazenda Maquiné e Cachoeira do Macapá.

Patrimônio arquitetônico / cultural material: Centro Histórico de Araruna e Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Equipamentos culturais / turísticos: Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Pedra da Boca.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Araruna_%28Para%C3%ADba%29

https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=cidade+Araruna+pb

http://ararunaagora.blogspot.com.br/

http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=250100&search=paraiba|araruna|infograficos:-historico

http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/ARAR013.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *