O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 23/07/2021

Açude Araçagi

O Açude Araçagi, também conhecido como Aruá, tem capacidade máxima de 63.289.037 m³,  e foi construído em 2002, entre os municípios de Araçagi e Itapororoca, durante o projeto Canaã, do governo do estado da Paraíba.
Data de publicação: julho 23, 2021

Localização: entre os municípios de Araçagi e Itapororoca

Distância da capital: 180 km 

Araçagi é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Guarabira, estado da Paraíba. Sua população em 2016 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 17.061 habitantes, distribuídos em 228 km² de área. O acesso ao local pode ser feito por via rodoviária, através da PB-057 e BR-101. Araçagi faz limite com os seguintes municípios: ao norte – Duas Estradas, Curral de Cima e Sertãozinho; ao sul – Mulungu, Mari, Sapé e Capim; a leste – Cuité, Mamanguape e Itapororoca; a oeste – Guarabira e Pirpirituba.

O município está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do rio Mamanguape e tem como principais tributários os rios Mamanguape e Araçagi, além dos riachos: Pau d’Arco, Guandu, da Nascença, Grande, Bananeiras, Tananduba, Barreiro, da Barra, Salgado e Taumatá, a maioria de regime intermitente. 

O Açude Araçagi, também conhecido como Aruá, tem capacidade máxima de 63.289.037 m³,  e foi construído em 2002, entre os municípios de Araçagi e Itapororoca, durante o projeto Canaã, do governo do estado da Paraíba. No início e no decorrer da construção essa represa era utilizada de modo irregular, onde nesta eram depositados muitos componentes, como matéria orgânica e várias concentrações de agrotóxicos dos mais variados tipos – devido à intensa atividade agrícola da região – que são muito prejudiciais à saúde humana e dos demais seres vivos que habitam e utilizam o corpo d’água. No entanto, em análises realizadas pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) no ano de 2013, a qualidade da água foi classificada como “regular”.

Em outubro de 2012, o então governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e o então Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, assinaram a ordem de serviço para o início das obras do Canal Acauã-Araçagi das Vertentes Litorâneas, uma das maiores e mais importantes intervenções hídricas já realizadas no estado da Paraíba. Com investimento de R$1 bilhão e 42 milhões, recursos oriundos do tesouro estadual e do governo federal, a obra visa o aproveitamento de águas interiores e águas a serem transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF, através do Eixo Leste, em implantação pelo Governo Federal. O Trecho I terá 40,76 km e iniciará no açude Acauã se estendendo até o rio Gurinhém, abrangendo os municípios de Itatuba, Ingá, Mogeiro, Itabaiana e São José dos Ramos, envolvendo diretamente a região semiárida da bacia do rio Paraíba. O Trecho II possui 54,22 km, desde o rio Gurinhém até o açude Araçagi, beneficiando os municípios de Sobrado, Riachão do Poço, Sapé, Mari, Cuité de Mamanguape e Araçagi. O Trecho III partirá do açude Araçagi e seguirá até o rio Camaratuba, mais precisamente numa barragem que será construída para receber as águas que devem ser aportadas. Esse trecho terá 17,64 km de extensão, e os municípios de Itapororoca e Curral de Cima serão beneficiados.

Beatriz Barros

Fontes:

https://www.aracagi.pb.gov.br/portal/a-cidade/aspectos-gerais 

https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49612 

https://www.youtube.com/watch?v=05Q9J43sq1U&ab_channel=VistoPor%C3%9Altimo 

https://www.tratamentodeagua.com.br/wp-content/uploads/2017/05/abastecimento-regiao-semiarida-rio-paraiba.pdf

http://www.aesa.pb.gov.br/aesa-website/2021/01/27/chega-agua-na-maior-obra-de-infraestrutura-hidrica-da-paraiba-canal-acaua-aracagi/ 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *