O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 01/08/2021

Dhiones do Congo

Dhiones do Congo, iniciou sua carreira como cineasta em 2005, com seu primeiro longa-metragem chamado “Palavras de um menino em busca de um sonho”.
Data de publicação: agosto 1, 2021

Naturalidade: Congo-PB 

Atividades artístico-culturais: Roteirista, diretor de cinema, fotográfo.

Atividade exercício-profissional: Professor 

Formação Acadêmica: Pedagogia pela UEPB, Pós-Graduação em Psicopedagogia e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes / RJ, Licenciatura em Ciências Sociais e Mestrando em Sociologia pela UFCG 

Facebook: https://www.facebook.com/josedhiones.nunes/ 

Instagram: https://www.instagram.com/dhionesdocongo/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCyQCnHOtFlyGS6R3S_tmnDg

José Diones Nunes dos Santos, o Dhiones do Congo, iniciou sua carreira como cineasta em 2005, com seu primeiro longa-metragem chamado “Palavras de um menino em busca de um sonho”. Ele reuniu cerca de 58 pessoas de sua comunidade para participarem das gravações do filme, a exibição ocorreu no dia 25 de dezembro de 2006 em Congo-PB. 

Ele já participou da oficina “Aprendendo a ler imagens em movimento” realizada no município paraibano do Congo (cidade natal de Dhiones), projeto este do renomado cineasta paraibano Torquato Joel, considerado um dos responsáveis pela expansão e interiorização do cinema contemporâneo na Paraíba. 

Dhiones do Congo obteve um grande avanço em sua trajetória no mundo cinematográfico após o lançamento de suas produções mais recentes como o filme “Ultravioleta” lançado em 2018 e que foi premiado nos festivais do Cine Paraíso e do Taquary, sendo visto pelo público e crítica como um filme bastante “impactante”.

Foi membro do grupo de pesquisa PPGEPAC (Políticas Públicas, Gestão Educacional e Participação Cidadã). Hoje, é membro do PEDCINE- Grupo de Pesquisa em Cinema e Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisa o cinema de curta-metragem nordestino para a educação básica, além de coordenar o projetoeDOCação” que oferta oficinas de produção audiovisual para crianças e adolescentes em ambientes educativos. Ele também atua como professor de Educação Básica no município de Camalaú-PB. É presidente da Associação Cultural do Congo e diretor do Festival de Cinema CineCongo

Jonas do Nascimento

Fontes: 

https://escholarship.org/uc/item/6f8261nk

https://www.escavador.com/sobre/5249635/jose-diones-nunes-dos-santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *