O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 23/07/2021

Ocupação Holandesa na Paraíba

Em 1635, a cidade de Filipeia de Nossa Senhora das Neves (atual João Pessoa) foi renomeada “Frederikstad“ pelos holandeses em homenagem ao príncipe de Orange Frederico Henrique.
Data de publicação: julho 23, 2021

Período: 1634-1654 

Núcleo de Povoamento: Frederikstad

Governadores: 

  • Servaes Carpentier 
  • IppoElyssens
  • Elias Herckmans
  • Sebastian Von Hogoveen
  • Daniel Aberti
  • Paulo de Lince 

História 

A companhia holandesa das Índias Ocidentais conquistou a capitania da Paraíba em 26 de dezembro de 1634, incorporando-a à colônia Nova Holanda. Em 1635, a cidade de Filipeia de Nossa Senhora das Neves (atual João Pessoa) foi renomeada “Frederikstad“ pelos holandeses em homenagem ao príncipe de Orange Frederico Henrique. Frederikstad possuía aproximadamente mil e quinhentos habitantes e dezoito engenhos de açúcar na época da ocupação holandesa que durou vinte anos. 

Durante o período entre 1637 a 1643, com a chegada do Conde Maurício de Nassau enviado para ser o governador-geral da colônia a relação entre a população local e os holandeses foi positiva já que ele promoveu uma série de reformas na administração que favoreceram o desenvolvimento econômico da região, mas após sua substituição por governadores que não agradaram a população, juntamente com o fracasso da administração da Companhia Holandesas das Índias Ocidentais a população local passou a apoiar a reconquista do território por Portugal, no processo que resultou na expulsão dos holandeses do litoral do Nordeste. 

Em 1 de fevereiro de 1654, os portugueses reconquistaram a capitania da Paraíba expulsando os holandeses com a reconquista portuguesa. A cidade de Frederikstad voltou a se chamar Filipeia de Nossa Senhora das Neves (pouco depois seria denominada Parahyba sendo posteriormente chamada de João Pessoa). 

Organização Política, Social e Econômica da Paraíba Holandesa 

Após a dominação, os holandeses estabeleceram com os moradores um acordo, Duarte Gomes da Silveira serviu de mediador nas negociações. 

O primeiro governador da província holandesa da Paraíba e no Rio Grande do Norte foi Servaes Carpentier que em nome do Príncipe de Orange, dos Estados Gerais e da Companhia fez aos paraibanos, em ata de 13 de janeiro de 1635, as seguintes promessas: Anistia, liberdade de culto, manutenção do regime de prosperidade, proteção aos negócios e observância das leis portuguesas nas pendências aos naturais da terra. Tais recomendações surtiram efeito daí porque não foram poucos os que aderiram aos invasores. 

No plano econômico-social, os holandeses mantiveram a escravidão,  ocuparam também a província portuguesa de Angola e introduziram novas técnicas de aperfeiçoamento para melhorar a produção da cana-de-açúcar. No plano administrativo, conservou-se parte da antiga administração, subordinada porém ao diretor geral, função inicialmente ocupada pelo conselheiro Servaes Carpentier. Funcionários denominados escabinos e escoltetos encarregaram-se de administrar a justiça e cobrar impostos. 

Governadores Holandeses 

Na época a população era dividida em dois grupos: os homens livres (holandeses, portugueses e brasileiros) e os escravos (de procedência brasileira ou africana) a mistura de raças não era bem vista pelo governo holandês. A capitania de Paraíba de 1635 e 1645 teve como administradores alguns governadores holandeses: 

  • Servaes Carpentier: também governou o Rio Grande do Norte, e sua residência oficial foi no convento São Francisco. Além de ser a sede do governo local, o convento também servia como abrigo de mercadores holandeses em ocasiões necessárias, servindo também de quartel, para os soldados da guarnição que serviam na cidade. 
  • Ippo Elyssens: foi um administrador violento e desonesto. Apoderou-se dos melhores engenhos da capitania. 
  • Elias Herckmans: governador holandês importante que governou por cinco anos. 
  • Sebastian Von Hogoveen: governador no lugar de Elias H., mas morreu assumir o cargo. 
  • Daniel Aberti: substituto do anterior 
  • Paulo de Lince: foi derrotado pelos “ libertadores da Insurreição “ e retirou-se para Cabedelo. 

Jonas do Nascimento

Fontes: 

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Frederikstad

http://historiadaparaiba.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *