O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/07/2020

Banda Aquariana

A Banda Aquariana é um grupo de música instrumental criado em 2018 na cidade de João Pessoa com o objetivo de produzir, valorizar e difundir a música instrumental da Paraíba.
Data de publicação: julho 29, 2020

Município: João Pessoa-PB

Surgimento: 2018

Instagram: https://www.instagram.com/bandaaquariana

Facebook: https://www.facebook.com/bandaaquariana

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCFcHpUuj4CxZK3954jOggdw/featured

A Banda Aquariana é um grupo de música instrumental criado em 2018 na cidade de João Pessoa com o objetivo de produzir, valorizar e difundir a música instrumental da Paraíba. O nome “Aquariana” homenageia a canção do mestre Sivuca.

A Banda Aquariana já passou por outras formações e atualmente é composta por Renan Rezende (flauta e sax), Arimatéia Veríssimo (clarinete e sax), Heleno Feitosa Costinha (sax e flauta), Marcelo Vilor (sax), Rodrigo Marques (sax), Emanoel Barros (trompete), Fernando Alves (trompete), Julián Sánchez (trompete), Sabiano Araújo (trombone), Marlon Barros (trombone), Anderson Mariano (guitarra), Xisto Medeiros (baixo) e Saulo Soares (bateria).

O grupo é vinculado à Universidade Federal da Paraíba e reúne em sua formação a experiência de músicos conceituados e renomados com o talento da nova geração de músicos paraibanos. Essa mistura é o que caracteriza a sonoridade da banda, apresentando um alto nível técnico e expressivo na interpretação de um repertório bastante diversificado, que contempla a vasta produção autoral e releituras de obras importantes da música instrumental nordestina e brasileira. 

Em junho de 2020 a Banda Aquariana produziu e lançou o seu primeiro disco, o “Alguidar Brasileiro”. O disco foi gravado em dezembro de 2018 no Estúdio PeixeBoi e está disponível em todas as plataformas digitais de música. O nome faz referência à panela de barro presente na cultura afro-brasileira onde vão oferendas e uma diversidade de coisas, nesse caso, de sons: um balaio sonoro que é o alguidar brasileiro, com seus brasis de forró, frevo, maracatu, etc.

Fonte: Renan Rezende em entrevista para Larissa Maia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *