O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 10/07/2016

Ramalho Leite

Escritor, político, advogado e jornalista. Obras publicadas: Em Prosa e Verso – Mais Histórias do Folclore Político da Paraíba, O Poder de Bom Humor, entre outras.
Data de publicação: julho 10, 2016

Naturalidade: Bananeiras – PB

Data de nascimento: 06 de outubro de 1943

Atividade artístico-cultural: Escritor.

Atividades exercício – profissional: Político, advogado e jornalista.

Severino Ramalho Leite destacou-se profissionalmente em todas as suas áreas de atuação. Na política seu currículo é extenso: Vereador, Borborema (PB), Período: 1965 a 1969; Deputado Estadual (PB), entre os períodos: 1975 a 1979 / 1979 a 1980 / 1983 a 1987 / 1987 a 1991, e Deputado Federal no período de 1991 a 1993.

Em suas atividades profissionais exerceu os seguintes cargos: Promotor de Justiça, João Pessoa (PB), 1970-1971; Secretário Municipal, João Pessoa (PB), 1970-1973; Procurador do Estado da Paraíba, 1972. Ramalho Leite sempre foi um dos mais perspicazes políticos paraibanos.

Nos tempos em que atuava no parlamento estadual, sempre mesclou suas bem-humoradas observações sobre a cena política com uma discreta crítica e, às vezes, dependendo de que lado estava o protagonista da história, com uma boa dose de palavras apimentadas, mas sem grosseria. Fazia a festa entre os repórteres que cobriam, por exemplo, a Assembleia Legislativa do Estado.

Entre suas obras publicadas, destacam-se os seguintes livros:

Em Prosa e Verso – Mais Histórias do Folclore Político da Paraíba: O palco, cujos atores ocuparam ou ocupam a vida pública e fazem ou fizeram rir seus companheiros de ribalta, denomina-se folclore político. O livro leva os leitores a um passeio pelos campos da política paraibana, com crônicas alegres. “E nesse ambiente tem personagens referidos, acoimados e acudidos, uns ainda estão vivos, outros mortos e alguns muito vivos”, alerta o autor. Segundo Ramalho, os acontecimentos narrados são verídicos, entretanto, alguns foram acrescidos, melhorados e adaptados, de forma a melhor refletir o personagem. E finaliza: “Eu acrescento, mas não invento”. Ilustra a obra farta documentação iconográfica que retrata os mais de 40 anos de vida pública do autor.

O Poder de Bom Humor: O livro reúne cem histórias do folclore político da Paraíba. O ambiente político sempre foi rico na produção de histórias envolvendo personagens no poder ou fora dele. Tanto os homens de poucas letras, como intelectuais, que ocuparam posição de mando e o gosto pela política, deixaram gravadas passagens com a marca da sua índole, irascível e intolerante, mas gerando mais riso que ódio. Outros, sempre bem humorados e de grande espírito crítico, cuidavam eles mesmos de produzir e divulgar suas façanhas ou escolhiam vítimas para suas chacotas. E esses fatos são narrados com muita graça e humorismo pelo autor.

Fontes:

http://culturapopular2.blogspot.com.br/2011/10/ramalho-leite.html

https://www.facebook.com/pages/Ramalho-LEITE/587811634626628?fref=ts

Inventário/Entrevista/Paraíba Criativa/RonildoFabrícioRicardoSantos/

Pesquisador: José Paulo Ribeiro, e-mail: zepaulocordel@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *